Luiz de Mattos,
defensor das causas sociais


Luiz de Mattos

Figura singular

Sabemos que existem pessoas que simplesmente passam pela vida, enquanto outras se eternizam, com o correr dos anos, transcendendo até o período transitório da sua própria existência. Assim, Luiz de Mattos Chaves Lavrador, teve a sua existência física voltada para a espiritualização dos seres humanos.

Quando essa figura singular é citada, não se está procurando cultuar de forma fanática a sua imagem, isto jamais ocorrerá no Racionalismo Cristão.

Como fundador do Racionalismo Cristão, e também deste jornal, Luiz de Mattos lutou muito, foi considerado polêmico porque defendia causas sociais de extrema importância. Era abolicionista, republicano e espiritualista e foi combatido, criticado, mas nada temia, pois não combatia pessoas e, sim, defendia idéias.

O jornal A Razão, que era diário, tornou-se o seu instrumento hábil na divulgação dos seus ideais, com a preocupação constante de valorizar o ser humano esclarecido, honesto, lutador e voltado para o cumprimento dos seus deveres.

Igualdade.

Luiz de Mattos ensinou a todos que o espírito não tem cor, raça e nem sexo. Ao encarnar, têm a meta da evolução espiritual e direitos iguais para essa conquista. Por isso é necessário que haja igualdade de oportunidades para todos, e esse era o ideal e a razão da luta gigantesca de Luiz de Mattos. Entendia também que a evolução somente se daria pela prática do espiritualismo autêntico que ele codificou, após aprofundados estudos.

Nascido em 3 de janeiro de 1860 em Portugal e desencarnado em 15 de janeiro de 1926 no Brasil, fez do seu viver uma trajetória luminosa, legando a todos nós, militantes, amigos, admiradores do Racionalismo Cristão e de A Razão, um incalculável somatório de exemplos e realizações, acrescido da inconfundível sabedoria que caracterizou a sua personalidade ímpar de radiante espiritualidade.

Os racionalistas cristãos não adoram imagens nem alimentam fanatismos. O sentimento que alimentamos por Luiz de Mattos é de respeito e reconhecimento pelo seu árduo trabalho em benefício da humanidade.

Gilberto Silva
 

WORKSHOP
Leitores de A Razão reuniram-se na Casa-Chefe para discutir a publicação e propor melhorias




Em grupos, os participantes do workshop discutem dez temas que envolvem a elaboração de A Razão e apresentam relatório de seus debates e conclusões

Reunião de trabalho analisa
A Razão nos seus 90 anos

Ainda ecoam as manifestações de aprovação da edição especial comemorativa dos 90 anos de A Razão, em dezembro de 2006. De várias cidades onde o Racionalismo Cristão tem uma sede, Filial ou Correspondente, chegam mensagens de estímulo à direção do jornal e cumprimentos pelo caderno em formato tablóide com uma seleção de reportagens que A Razão publicou desde sua fundação por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz.

Dentro das comemorações dos 90 anos, foi realizada na Casa-Chefe uma reunião de trabalho, com a participação de vários segmentos entre leitores da A Razão, que, divididos em grupos, apresentaram sugestões. Essa contribuição será analisada no dia 21 deste mês, pelos representantes dos grupos, em nova reunião na Sala Luiz Thomaz, inaugurada em outubro na Casa-Chefe.

Na análise do diretor do jornal e vice-presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, os objetivos do workshop foram alcançados e a seqüência de trabalhos poderá levar a melhorias em A Razão, de modo a melhor atender seus leitores. Não está em discussão, porém, a principal finalidade de A Razão, que é intocável: a defesa e divulgação dos Princípios da doutrina racionalista cristã. O workshop teve a coordenação do diretor da Casa-Chefe e da Filial São Paulo Wilson Carnevalli Filho.

Memorável Comemoração - Página 10 (PDF)
 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...


JANEIRO DE 2007

Todos numa só direção
Aprendendo um pouco a cada dia
Luiz de Mattos, defensor das causas sociais
A hora da segunda chance
Ano Novo: mudanças no viver e força para a lutao
O mundo atento ao aquecimento global
Passado, presente, futuro
Eis o critério
O poder do cérebro
Jainismo, filosofia atomista na Antiguidade
O homem é vítima de seus pensamentos
A sessão pública de limpeza psíquica
Capitão aviador Felino Alves de Jesus
O valor das fibras na alimentação
Afasia: Então, o que fazer?
Pneumotórax pode levar à morte
Bons hábitos para conservar a saúde
A extraordinária força da mente
90 anos, memorável comemoração
A trajetória evolutiva da humanidade
A alegria de viver
Reflexões


Arquivo de edições anteriores

Primeiras Páginas

Assine o jornal A RAZÃO

Por favor preencha este formulário.



Clique na imagem  acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de janeiro de 2007 em formato PDF

Leia também os meses de março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2006


Fotos do 50º Aniversário da nova sede da Casa-Chefe

Rádio A RAZÃO


Programa de rádio do Racionalismo Cristão



Clique na imagem acima e participe na pesquisa sobre o jornal A RAZÃO do mês de janeiro.


O Racionalismo Cristão

é uma filosofia para o nosso tempo. Visite o nosso site principal neste endereço.


Rádio A RAZÃO - Fotos
Clique na imagem para ver fotos da inauguração da Rádio A RAZÃO no dia 20 de maio de 2006


IMPRENSA DE CABO VERDE

Leia o que a imprensa de Cabo Verde escreveu sobre a visita histórica do vice-presidente do Racionalismo Cristão àquele país africano.