Edição de janeiro

Será Deus concepção humana?

Despojemo-nos dos preconceitos e dogmas enraizados, que bloqueiam o raciocínio e, consequentemente, nosso desenvolvimento espiritual, e analisemos: será Deus concepção humana? Tem aumentado o número de indivíduos que se dedicam à pesquisa da origem da noção de Deus. Verifica-se, desta forma, que os deuses criadores e salvadores existentes nas mais diversas religiões e seitas foram inventados pelos próprios segmentos religiosos ao sabor dos seus interesses. Das invenções, as mais prejudiciais à humanidade e ao seu progresso são as palavras Deus, Divin­dade... cujo significado é desconhecido.
A falta de esclarecimento espiritual dos povos não sustenta somente as ilusões fantasiosas e místicas acerca de um Deus antropomórfico, ora complacente, ora tirânico. Ela também fundamenta e legitima guerras, o terror e a subjugação das individualidades nas suas mais autênticas expressões.
O Racionalismo Cristão, através dos seus ensinamentos espiritualistas, fornece subsídios aos seus estudiosos para que rompam com ultrapassadas ideias forjadas em períodos obscurantistas da história da humanidade.
Esses estudos nos levam à conclusão de quanto importante se torna a divulgação dos princípios racionalistas cristãos, que esclarecem sobre as dificuldades advindas do fanatismo supersticioso, base do separatismo e dos conflitos entre povos e culturas.
Página 3 em PDF

Rumo ao 3º congresso mundial do Racionalismo Cristão
Missão cumprida! No Rio de Janeiro ou em qualquer ponto do mundo, racionalistas cristãos acompanharam as atividades desenvolvidas no 2º Congresso Mundial do Racionalismo Cristão, realizado de 25 a 28 de novembro de 2015 na Casa-Chefe, já se mobilizam na expectativa do 3º congresso, em 2020.

Foi um encontro fecundo em que surgiram e foram discutidos temas de grande importância para a divulgação, crescimento e fortalecimento da Doutrina, além de prestação das realizações da Casa-Chefe, no Brasil e no exterior, durante os cinco anos que se seguiram à realização do 1º congresso. Para o próximo quinquênio, até a realização do 3º congresso, há uma longa pauta a cumprir-se, definida nas reuniões, palestras, questionamentos e discussões ocorridos no 2º congresso.
Página 5 em PDF
Página 6 em PDF
Página 7 em PDF
Página 8 em PDF

Vaidade

O vaidoso, é certo, colhe frutos ruins de árvore mal plantada. A vaidade é uma ilusão que faz com que os seres humanos pratiquem atos censuráveis, que mostram desorientação espiritual. Nota
Página 2 em PDF

Trabalho

Se todos tiverem a mente ocupada com trabalho, não haverá tempo para pensar mal, pois a indolência é má conselheira. O trabalho proporciona vigor físico e engrandece o espírito. Sábias palavras
Página 2 em PDF

Temperança

Tudo deve ser considerado na justa medida da satisfação dos sentidos e das necessidades e sob o controle da vontade, mas não dos desejos insanos ou dos instintos escabrosos.
Página 9 em PDF

Pensar é viver

Arrastar a vida é próprio daqueles que não movimentam seus pensamentos, que não sabem colocá-los perto da força do bem, longe do mal, que são sempre fracos, porque ao lado de nossa vontade determinada, junto dos pensamentos que se centralizam, sucumbem fragorosamente, desaparecem como por encanto.
Os fortes de pensamento, os que determinam suas glórias, vivem a sorrir, vitoriosos; só os fracos se queixam de que a vida é amarga, dura e trabalhosa. Não podemos hesitar diante da grandeza da frase: ‘Pensar é viver!”.
Página 10 em PDF

É fácil livrar-se da timidez

A timidez é uma disposição do espírito que deve ser combatida, pois inibe muitas das ações do ser humano. Uma pessoa tímida demonstra que dá muita importância ao que as outras pensam dela. Por isso, não gosta de expor-se.
O Racionalismo Cristão ensina-nos um código de conduta que deve satisfazer nossa consciência e é com ela que nos devemos preocupar. Não podemos controlar os pensamentos das outras pessoas, mas podemos controlar nossa forma de pensar e agir. Essa explicação foi dada a um leitor de A Razão que lamentava haver perdido boas oportunidades na vida por causa da timidez. Dizia também que, nervoso, não consegue manter um diálogo construtivo e útil.
Página 4 em PDF

Espiritualizar-se é viver construtivamente

São felizes os seres que conseguem despertar cedo para o sentido espiritual do viver. Adquirem conhecimentos com os quais podem escolher o bem e desprezar o mal. Quem souber usar o pensamento voltado para o bem, para a criatividade, para o amor fraternal ao próximo, e compreender a vida no seu aspecto amplo, vai atrair correntes de pensamentos elevados e se beneficiar dessa atração. Lições de vida
Página 2 em PDF


Espaço Infantil

• Lá vem o Ano Novo
• 9 segredos fundamentais para estabelecer a harmonia familiar
• Dicas para aproveitar bem suas férias
• Adivinhas
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

JANEIRO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Nota: A vaidade desmerece o caráter
Lições de vida: Espiritualizar-se é viver construtivamente
Sábias palavras: A indolência é má conselheira
Reflexões
Fale conosco
Experiências de 5 anos levadas ao 2º congresso
Nada mais que reconhecimento
A virtude da temperança
A importância do RC em sua vida
Pensar é viver
Uma arapuca de fanáticos
Eventos

Espaço infantil

Lá vem o Ano Novo
9 segredos fundamentais para estabelecer a harmonia familiar
Dicas para aproveitar bem suas férias
Adivinhas


Arquivo de edições anteriores


Envie esta página para um amigo:


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: janeiro 2016

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de janeiro de 2016 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi