Edição de fevereiro

Qual o sentido da vida?

Qual o sentido da vida? Quem sou? De onde vim? O que estou fazendo neste mundo? Para onde irei após abandonar a matéria? Por que sofremos? Essas são questões que intrigam e angustiam o ser humano há muitos séculos e que somente podem ser explicadas sob a ótica espiritualista. Você já se fez essas perguntas? Os ensinamentos explanados pela doutrina filosófico-espiritualista Racionalismo Cristão levam às respostas procuradas e ao entendimento de que tudo no Universo se reduz a Força e Matéria. Página 4 em PDF
 

Não dê chance ao astral inferior

Os espíritos obsessores existem, mas só avançam com o aval do espírito encarnado. Essa aproximação se dá quando é permitida, quando o ser tem culpa na atração do astral inferior. Os obsessores aproveitam-se dos maus hábitos que os seres humanos cultivam. Não são os espíritos obsessores, diretamente e sozinhos, que induzem o ser encarnado a cometer excessos, a se viciar de alguma forma. O espírito encarnado, em algum momento de sua vida, vacilou, agiu contra sua própria consciência e, assim, atraiu a assistência desses obsessores.
Página 2 em PDF

Equilíbrio mental traz saúde física

O ser humano é passível de comportamentos nem sempre os mais apropriados para a ocasião. São atitudes extremas, às vezes impensadas, resultado de desordens do espírito. Nessa confusão espiritual se destacam as perturbações emocionais, causa de grande parte dos desarranjos físicos, formando todo um quadro de anormalidades e doenças. Torna-se, então, aconselhável a constante busca ao equilíbrio, às atitudes ponderadas, que certamente apontarão a solução para os problemas e, principalmente, proporcionarão uma vida física mais saudável. Atentos ao princípio de que a saúde do corpo depende do bom estado da alma, agindo com equilíbrio estaremos promovendo nossa saúde física ou poderemos buscar a reconquista da saúde se alguma doença já se tiver manifestado. É bom ter em mente que entre os extremos sempre há o meio-termo.
Página 11 em PDF

Trabalho, alma e motor da evolução

Tudo o que existe é resultado do trabalho incansável das forças universais. O Racionalismo Cristão entende que o trabalho se processa como necessidade de evolução dos seres. Em toda parte se observa o resultado do trabalho do Universo, que começa com a ação contínua dos microorganismos para o equilíbrio da vida, quando decompõem restos de seres vivos, diluindo-os para que possam ser reintroduzidos em outros corpos, em outros seres vivos. Estão em toda parte, no ar, na terra, na água, enfim, em tudo que existe sobre e sob a terra.
Página 9 em PDF
 

Alma, cidadã do Universo

Desde que se desprende da Inteligência Universal até alcançar a mais elevada categora espiritual, quando já não necessita reencarnar para aprender, a partícula de Força cumpre longa jornada de trabalho e aperfeiçoamento constantes, com muitas idas e vindas entre seu mundo de estágio e a Terra. De início, essa partícula serve ao Universo e às mais evoluídas como matéria-prima na confecção de mundos, objetos e corpos físicos. Quando evolui o suficiente para coordenar suas decisões no caminho evolutivo, com domínio do livre-arbítrio, dá um grande salto em sua ininterrupta trajetória e assume-se totalmente responsável por seus atos ao vislumbrar-se na condição de espírito. Começa aí nova, mais abrangente e delicada fase evolucional.
Página 9  em PDF

Caminhemos rumo ao progresso

Não fique insensível às mudanças, porque elas fazem parte do progresso do mundo e da evolução espiritual do ser. Quem não evolui estaciona; quem voluntariamente não acompanha o progresso está sujeito a erros, a prejudicar consideravelmente a evolução. Espíritos não vêm a este mundo para passar o tempo, mas reencarnam para evoluir. O mundo sofre grandes transformações, e as pessoas às vezes nem percebem que são envolvidas por elas.
Página 2 em PDF
 

O exemplo do esclarecido

Quem se esclarece é capaz de transmitir sabedoria, através da palavra e do comportamento, e nas casas racionalistas cristãs procura-se esclarecer as pessoas, tornando-as espiritualmente preparadas para a vida. Quem se esclarece pelo Racionalismo Cristão e leva a sério tudo que é ensinado, torna-se capaz, alcança seus objetivos.
Página 2 em PDF

Idosos

A situação financeira pode desencadear no idoso um estado depressivo. Nesse caso, evitar a solidão, a falta de relacionamento social ajuda a recuperá-lo do desânimo, dá-lhe novo alento.
Página 4 em PDF

Caderno criança

Hora da volta às aulas
Os ossos sustentam o corpo
Piadas
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

FEVEREIRO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Caminhe para o progresso
Não dê chance ao astral inferior
O esclarecido serve de exemplo
Reflexões
Fale conosco
Idoso deve combater a solidão
Bazar da Hélvia: 13º ano de sucesso
Artesanato gera renda para cursos oferecidos em filiado
Mais um pingo de luz brilha no infinito Universo
Tarde de lazer
O Racionalismo Cristão em minha vida
O comportamento da juventude
Sentimentos e emoções: o que os distingue?
A fragilidade da matéria
O motor da evolução
Alma: cidadã do Universo
Homem e máquina: amigos ou inimigos?
A importância de buscar o equilíbrio


Espaço Infantil

Hora da volta às aulas
O corpo humano. São os ossos que nos sustentam
Piadas



Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: janeiro 2012

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de fevereiro de 2012 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi