Edição de fevereiro

Saiba como se livrar da depressão

A depressão traduz abatimento de nossa energia, de nossas forças espirituais. Para compreendermos problemas espirituais, devemos ampliar nossos conhecimentos nesse campo.
Precisamos entender que nosso pensamento e nossas ações são forças poderosas, e podemos usá-las a nosso favor e a favor de nossos semelhantes, que também são Força em evolução neste mundo-escola.
Esclarecimentos sobre a vida espiritual permitem compreender que são nossos pensamentos e nossa forma de agir que propiciam as condições para que surja a depressão. Sabendo disso, podemos combater esse estado de espírito que causa a depressão e afastar de nós, com bons pensamentos, todas as suas decorrências negativas.
A medicina muito tem-se empenhado em descobrir os modos de tratar a depressão, mas, por estar ainda muito materializada e procurar as soluções meramente no campo físico, deixa para segundo plano o principal foco do problema, que é espiritual.
Página 4 em PDF

O espírito é seu próprio julgador

Se a justiça terrena é falha porque foi criada pelo homem, que também o é, há uma justiça maior, da qual ninguém deve duvidar. Não se trata de um tribunal celestial em cuja existência alguns podem até acreditar, mas da própria consciência, percepção e análise que cada espírito faz de seus feitos após a desencarnação, quando chega ao seu mundo de estágio espiritual. Essa atitude tem o objetivo de preparar uma reencarnação futura na qual, além de procurar aprimorar-se, resgatará faltas cometidas, fazendo-se, enfim, a Justiça, mesmo que a dos homens tenha falhado. Essa análise vai considerar as dívidas a resgatar em outra encarnação.
Página 8 em PDF

RC recebe de braços abertos os religiosos

Ninguém precisa desfazer-se da religião que professa nem negar suas convicções para frequentar as casas racionalistas cristãs.
O Racionalismo Cristão ensina que qualquer pessoa que se aproxime ou se interesse pela Doutrina deve ser respeitada, como devem ser respeitados seus costumes e práticas, espiritualistas ou não.
Os racionalistas cristãos estão convencidos de que a frequência continuada às reuniões públicas da Doutrina levará o religioso a compreender os princípios doutrinários e a ampliar seu entendimento sobre a vida material e espiritual. A explicação, dada por um militante da Doutrina, foi feita a propósito da abordagem de um católico que quis saber se o Racionalismo Cristão é religião.
Já havia assistido a duas reuniões e disse que ia à missa todo domingo. Ficou sabendo que o RC é uma doutrina filosófico-espiritualista, recebeu esclarecimentos sobre os princípios doutrinários e foi aconselhado a ler os livros essenciais da Doutrina.
O militante diz ter amigos católicos fervorosos, pessoas a quem respeita, que gostam de ler livros de natureza espírita, aceitam a existência da vida espiritual, a Lei de Causa e Efeito e a reencarnação.
Página 9 em PDF

Afastemos os jovens dos vícios

É natural que crianças e jovens investiguem o que a vida pode oferecer para consumir a energia trazida em sua bagagem espiritual, levando-se em conta que cada um tem seu livre-arbítrio para fazer do seu viver o que bem entender.
O desejo e a curiosidade pelas descobertas do que a vida apresenta despontam na infância e adolescência, fase em que a criatura está em formação estrutural física e psicológica.
Por isso, crianças e jovens necessitam de mais intenso acompanhamento dos pais, para que não enveredem por caminhos que os levem a vícios, principalmente porque constituirão a sociedade de amanhã.
Numa queda de braço estão, de um lado, pais que se ausentam no empenho de conseguir o sustento e bem-estar para a família; de outro, esses pequenos, em qualquer lugar, expostos ao perigo de envolvimento com más companhias e, consequentemente, com os vícios.
Página 9 em PDF

Cuidados na educação

Os pais precisam saber que não é com agressões físicas e emocionais que vão endireitar seus filhos, colocá-los no caminho correto. Educar sob o jugo do medo e da humilhação conduz o indivíduo ao fracasso. Quantos adultos que por aí estão tiveram na infância pais que se valeram de castigos físicos e de assombrações e bichos medonhos para os intimidar!
Página 2 em PDF


Caderno criança

Expósição de brinquedos
Por que o Sol não aparece à noite?
Adulto pega carona em festa de criança
Cresce a incidência de diabetes tipo 1
Piadas
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

FEVEREIRO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Seja realmente esclarecido
Ocupe-se dos seus problemas
Boa educação ensina a viver
Reflexões
Fale conosco
Abasteça-se para escolher
Bazar da Hélvia
Filial Butantã festeja 24 anos de sua sede
RC comemora os 83 anos da Filial Pelotas
Correspondente inicia obra de sua sede
Obituário: Morre tesoureiro da Filial Nova Iguaçu
O homem face à sociedade
A elegância do comportamento
Fontes filosóficas do humanismo
O espírito é seu próprio juiz no mundo de estágio
Religiosos podem frequentar o RC
Afastemos os jovens dos vícios
Forças e matérias
A alegria da volta
A revolução Bolivariana em ritmo próprio


Espaço Infantil

O imaginário infantil através dos brinquedos
Por que o Sol não aparece à noite?
Carona de adulto em festa de criança
Cresce a incidência do diabetes tipo 1
Brincadeira da serpente
Piadas

Arquivo de edições anteriores


Envie esta página para um amigo:


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: fevereiro 2013

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de fevereiro de 2013 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi