Sexualidade e homossexualismo


O que você faria se seu filho ou filha dissesse que é homossexual?

Que fazer se um filho, filha, qualquer parente, um amigo se declara homossexual? Desesperar-se, perder a compostura? Não são as melhores opções para lidar com um fato consumado, geralmente irreversível. Portanto, esteja preparado para encarar uma situação que poderá ser nova para você e, de certo modo, chocante, mas não se inclui no rol das circunstâncias impossíveis ou improváveis.

Presente entre os humanos desde os primeiros tempos, o homossexualismo ainda não teve as causas apontadas pela ciência; as religiões o recriminam de forma dogmática e a sociedade como um todo, se
não o defende, o tolera como o direito do ser humano de exercer seu livre-arbítrio.

O homossexualismo ganha notoriedade de uns 50 anos para cá, desde que seus defensores vêm convencendo setores mais conservadores da sociedade ocidental, pregando a eliminação de todo e qualquer tipo de preconceito e estabelecendo meios para que as pessoas tenham cada vez mais liberdade.

Para o Racionalismo Cristão, importante é que todos disponham de sabedoria para orientar o filho (a) ou amigo(a) para exercer de fato seu livre-arbítrio.

Página 9 em PDF
 

Racionalismo Cristão
comemora 101 anos


Todas as casas racionalistas cristãs comemoraram com muita alegria e também com muita espiritualidade, em 26 de janeiro de 2011, a passagem do 101º aniversário do Racionalismo Cristão

O 26 de janeiro, proclamado Dia do Racionalismo Cristão, ou Dia da Espiritualidade, foi comemorado em todas as casas racionalistas cristãs do mundo, com reunião cívico-espiritualista que festejou, também, o 101º aniversário da Doutrina.

O presidente em exercício do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, explicou na reunião realizada na Casa-Chefe que a data da fundação da Doutrina foi escolhida como Dia do Racionalismo Cristão depois que o consolidador Antonio Cottas anunciou, em 15 de janeiro de 1941, que não se realizariam mais solenidades em homenagem a Luiz de Mattos. Dizia Antonio Cottas que a Doutrina não devia prestar culto de personalidades.

Deixava, porém, Antonio Cottas liberadas as homensagens a todos que contribuíram e contribuirão com o Racionalismo Cristão. Na mesma reunião, o professor Lazaro Moreira Cezar, coordenador da Diretoria de Ação Doutrinária, destacou que um dos aspectos marcantes do Racionalismo Cristão é o estudo e, por isso, "todos aqui nestes momentos são estudantes", explicando que o próprio Luiz de Mattos enfatizou a necessidade de as pessoas estudarem, pesquisarem para se libertarem da crença cega, do estigma das mitologias.

Página 5 em PDF
 

Moral e moralidade
à luz do espiritualismo


A moral espiritual acha-se representada no caráter do espírito. Tanto a moralidade quanto a ética têm no homem o seu foco central.

O que importa para que nossa prática moral, isto é, para que a moralidade nos sirva de ponto de apoio para nossa evolução verdadeira, é harmonizá-la sempre com os ditames da nossa consciência. Esta é a única forma de não nos corrompermos face à verdadeira moralidade, por que estaremos praticando a liberdade com responsabilidade pelos nossos atos.

Não se deixar corromper é não pactuar com a mentira sob qualquer pretexto, isto é, deixarmos de lado a hipocrisia, tão camuflada direta ou indiretamente por certos preceitos até mesmo considerados éticos em nossa sociedade atual.

Esta orientação se inclui no estudo da moral e moralidade à luz do espiritualismo.

Página 8 em PDF
 

Ameaça ao mundo-escola


A História registra o desaparecimento de culturas antigas devido a devastações ambientais que culminaram em desastres ecológicos

Com os maus tratos impingidos à natureza, o homem está destruindo a base de sustentação da evolução espiritual no planeta Terra, um dos mundos-escola existentes no Universo, segundo a doutrina racionalista cristã. Na Terra, a Força, valendo-se da Matéria, evolui do reino mineral até a condição de espírito.

Página 10 em PDF
 

As novas gerações


Murilo será criado pelos pais, Cíntia e Marcelo, conforme os ensinamentos da doutrina racionalista cristã

 Entre os anos de 1910 e 2010, muita coisa se passou, tanto do ponto de vista material quanto do espiritual. As novidades, mudanças e progressos são inúmeros, incontáveis. Após as comemorações do centenário, o Racionalismo Cristão partiu rumo a mais cem anos de história, com nova geração de integrantes da Doutrina. E quem são eles? O que podem esperar deste novo mundo que se descortina?

Página 7 em PDF


Homenagem às mulheres


O Racionalismo Cristão valoriza a mulher e lhe dá consciência das responsabilidades que contraiu ao escolher o sexo para encarnar.

A propósito do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, Maria Cottas homenageou todas elas, em doutrinação dada na Casa-Chefe. Ela se referiu à participação destacada das mulheres esclarecidas espiritualmente no cumprimento de seu objetivo maior e o que melhor sabem fazer, que é amar e educar o ser humano.

Página 2 em PDF
 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

MARÇO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Trace seu caminho e evolua
Reavalie o rumo que você escolheu
A mulher no Racionalismo Cristão
Reflexões
Os apelos da consciência
Casas festejam 101 anos do Racionalismo Cristão
Sucesso na 12ª edição do Bazar da Hélvia
As novas gerações do RC
Fale conosco
Moral e moralidade à luz do espiritualismo
Planeta Terra, escola de vida
Como lidar com o homossexualismo
Realidade
De um modelo a outro
Descaso ameaça o mundo-escola
Seria muito bom os idosos levarem vida independente
Questões sobre mimar criança

Caderno Criança

É carnaval, brinque com responsabilidade
A cigarra e a formiga coroca
Falta de atenção
O que é, o que é?



Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: março 2011

Clique na imagem acima
e para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de
março de 2011
em formato PDF.

Alguns links ainda levam à edição de fevereiro. Serão atualizados brevemente.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi