Edição de março
A versão em PDF será disponibilizada brevemente

Humberto Rodrigues assume a Presidência Astral do RC

Humberto Rodrigues, que exerceu a presidência internacional do Racionalismo Cristão de 13 de junho de 1983 a 18 de abril de 2012, assumiu, em 1º de fevereiro de 2013, a Presidência Astral da Doutrina. As responsabilidade do novo encargo foram passadas a Humberto Rodrigues, sem solenidade, na reunião de dirigentes e militantes da Casa-Chefe, em 31 de janeiro, numa doutrinação de Antonio Cottas.

Ao anunciar sua decisão, Antonio Cottas informou: "Seguirei para o mundo que me é próprio." E acrescentou: "Despeço-me de todos os militantes. Estejam certos de que trabalharei ainda mais para a ampliação do Racionalismo Cristão na Terra, em apoio a Humberto Rodrigues, que seguirá na sua presidência astral."

Ao afastar-se do exercício da presidência do Racionalismo Cristão, por problemas de saúde, em 2007, designou para substituí-lo no cargo Gilberto Silva. No dia seguinte ao anúncio de Antonio Cot­tas, a Casa-Chefe enviou comunicado a todas as casas racionalistas cristãs no mundo, orientando seus presidentes e os representantes regionais sobre a mudança e fazendo novas recomendações. Com a substituição do Presidente Astral da Doutrina, nos Correspondentes, a Irradiação B passa a ser dirigida a Humberto Rodrigues, não mais a Antonio Cottas, que não dará mais doutrinação.

A médium que transmitiu a mensagem de Antonio Cottas na reunião de doutrinações afirmou que seu trabalho no Racionalismo Cristão é difícil, mas honroso, emocionante e reconfortador.

"Transmitir uma doutrinação do Astral Superior é uma experiência única, um banho de Luz, que nos possibilita sentir a força desses espíritos valorosos, os sentimentos elevadíssimos que nutrem pela humanidade e o quanto estamos distantes deles na escala evolutiva, o quanto ainda devemos progredir."
Página 5 em PDF

Casas racionalistas cristãs festejam os 103 da Doutrina

"Todo mal que aflige o ser humano tem origem no plano espiritual, e somente o esclarecimento poderá levá-lo ao entendimento e à superação dos reveses que permeiam o viver terreno."

A afirmação é do pre­sidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, feita na Casa-Chefe, na solenidade comemorativa dos 103 anos da Doutrina na Terra, em 26 de janeiro de 2013. O aniversário da implantação da Doutrina é festejado com reuniões cívico-espiritualistas em todas as casas racionalistas cristãs do planeta.

O reconhecimento do 26 de janeiro de 1910 como a data de fundação do Racionalismo Cristão ocorreu por unanimidade por conselheiros e diretores da Casa-Chefe, em reunião histórica realizada em 5 de novembro de 2005. Eles se basearam em documentos enviados pela Filial Santos.

Ao referir-se a Luiz de Mattos, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues como exemplos de vida e dedicação ao semelhante, Gilberto Silva enalteceu suas queridas esposas, "que estiveram ao lado desses idealistas - Maria Thomazia, esposa de Luiz de Mattos; Maria Cottas, esposa de Antonio Cottas; e Marluce Rodrigues, esposa de Humberto Rodrigues."

Marluce Rodrigues, conselheira da Casa-Chefe, disse que, por haver sido citada, não poderia deixar de proferir algums palavras, e agradeceu os esforços que todos vêm fazendo no sentido de fortalecer e dar prosseguimento à Doutrina, com destaque para Gilberto Silva e a esposa Iraci, e João Gomes, vice-presidente da Doutrina e que muito ajudou Humberto Rodrigues.
Página 6 em PDF

Veja como dominar a ansiedade

O domínio sobre a ansiedade, esse sentimento negativo, está no conhecimento a respeito da dinâmica da vida espiritual. Conhecendo e seguindo os princípios explanados pelo Racionalismo Cristão, você saberá como se defender das más intuições que o estado de ansiedade atrai. A limpeza psíquica lhe permitirá conquistar o equilíbrio necessário para tomar as decisões certas que os desafios da vida exigem.

Esta explicação foi dada pela equipe de militantes que atende leitores de A Razão para esclarecer dúvidas no campo espiritual que eles apresentem. Ele queria saber como combater a ansiedade e tomar decisões certas.
Página 4 em PDF

Esteja atento aos detalhes

Os pequenos fatos, geralmente considerados insignificantes, podem encerrar oportunas lições. Numa conversa aparentemente banal ou na leitura de pequena frase há, por vezes, ensinamentos que precisam ser acrescentados ao aprendizado individual. Às vezes nas entrelinhas de um comentário está a resposta para uma dúvida antiga. A orientação é de Antonio Cottas em doutrinação.
Página 2 em PDF

Progresso apenas material

Doutrinação de Luiz de Mattos critica o progresso dos seres humanos apenas em termos materiais, enquanto espiritualmente ainda deixam a desejar. E adverte: "É preciso que todos se convençam da necessidade de um esclarecimento espiritual sólido, para que possam viver melhor." O codificador do Racionalismo Cristão lembra que o que é material não tem grande valor, é conseguido naturalmente, às vezes sem grande esforço.
Página 2 em PDF

Jovens infratores, apesar de educados

Os jovens recebem dos pais educação cada vez mais esmerada, alimentação, assistência médica e psicológica. Lazer e esporte complementam a educação, tudo na medida certa.

Além de toda essa assistência, são dadas a fundamental formação intelectual, moral e ética, e a demonstração de amor, tolerância, amparo, respeito, admiração e afeto, desde os primeiros anos de vida.

Apesar de todo esse suporte, expressivo número de jovens mostra distúrbios de comportamento e desvio de conduta, levando os pais a ficarem assustados, sem saber o que fazer, e, num ato de desespero, inconformismo e sentimento de culpa, a se perguntarem, por alguns momentos ou pelo resto de suas vidas: 'onde foi que erramos?'

O número de jovens infratores, de diversos níveis sociais, é muito grande, e as causas que os levam a cometer infrações podem estar na atual encarnação e/ou em encarnações anteriores. Pág. 9
Página 9 em PDF

Acidentes

Desencarnações prematuras geram interrupção na escalada evolutiva de um espírito, e a forma para reparar esse acidente é uma nova encarnação. O comentário é a propósito do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, RS.
Página 8 em PDF


Caderno criança

Tudo tem explicação
Por que braços e pernas 'adormecem'?
O que é, o que é?
Coelhinho sai da toca
Piadas
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

MARÇO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Falta crescimento espiritual
Detalhes podem significar muito
Nível espiritual faz a diferença
Reflexões
Fale conosco
A luta pelo que se deseja
Humberto Rodrigues assume a Presidência Astral do RC
RC comemora 103 anos
O homem é o que pensa
O meteoro e o impacto da notícia
Arrogância, franqueza e modéstia
Acidentes do planeta
'Onde foi que nós erramos?'
Um ano sem Mozart Camacho
Viagem ao Japão
Obituário
Casamento para todos; filhos também


Espaço Infantil

Nada é por acaso; tudo tem explicação
Por que braços e pernas 'adormecem'
Que cada um tenha consciência e faça a sua parte
Coelhinho sai da toca
O que é, o que é?
Piadas
Brincando de estudar matemática

Arquivo de edições anteriores


Envie esta página para um amigo:


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: março 2013

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de março de 2013 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi