Viagem à Europa e Cabo Verde

Amigos Racionalistas Cristãos,

Neste momento em que estamos atravessando o oceano Atlântico (27 de março às 15h30min do Brasil), de volta para o Brasil, cabe-nos fazer um balanço da nossa viagem à Europa e Cabo Verde.

Temos certeza de que essa avaliação é extremamente positiva, por vários aspectos. O maior deles, acreditamos, foi levar aos Racionalistas Cristãos por onde passamos, a mensagem de união e o reconhecimento da Casa-Chefe àqueles que trabalham para a divulgação desses excelsos Princípios.

Em 21 dias visitamos 23 Casas Racionalistas Cristãs, em 5 países - Holanda, Bélgica, França, Portugal e Cabo Verde - ao todo foram 8 cidades da Europa e 4 Ilhas em Cabo Verde. Falamos à milhares de pessoas através das 22 Sessões Públicas, Particulares, Reuniões de Presidentes e Militantes e também pelas várias entrevistas a emissoras de rádio e televisão. Tivemos audiências com autoridades, Embaixadores e com o Presidente da República de Cabo Verde, sua Exma. O Sr. Pedro Pires que nos revelou ser leitor do nosso Jornal A Razão.

Foram oportunidades em que sempre ressaltamos os elevados propósitos da nossa querida Doutrina no sentido de unir os povos através do Espiritualismo autêntico. Aos militantes sempre destacamos a importância do cumprimento da nossa Disciplina, que é a base da nossa segurança.

Por onde passamos fizemos questão de destacar o trabalho profícuo dos cabo-verdianos, no mundo todo, na divulgação do Racionalismo Cristão e que também estávamos, modestamente, realizando a vontade do nosso Mestre Antonio Cottas, que sempre manifestou a intenção de visitar Cabo Verde e também do nosso Presidente Internacional, Dr. Humberto Machado Rodrigues que havia nos declarado esse objetivo.

Em Portugal e Cabo Verde pudemos entender melhor a frase de Luiz de Mattos quando afirma que o mundo é dos fortes, mas dos fortes de espírito. Quanta espiritualidade! Mas, também, quantas lutas esses povos magníficos já empreenderam! Da mesma forma, dissemos, em várias oportunidades, que os caboverdianos emigravam em busca da dignidade e liberdade, no entanto, na realidade, estavam levando a real liberdade aos povos, através do Racionalismo Cristão. Não temos dúvida disso!

Amigos, pudemos também nessa visita, colher muitos subsídios para a prática e o desenvolvimento da nossa Doutrina. Isso, não só pelos contatos com Presidentes, Diretores e Militantes da Doutrina, como também com assistentes que nos abordavam nas ruas, devido ao elevado conhecimento da Doutrina em Cabo Verde. Várias idéias surgiram e iremos colocá-las em prática. A nossa unicidade é um fato incontestável, não obstante, necessitar de aparos perfeitamente possíveis.

Nos próximos dias, nos próximos encontros, nas próximas reuniões e também através do nosso programa de rádio, iremos dando mais informações, mais detalhes.

O nosso agradecimento a todos que colaboraram de alguma forma para o êxito dessa nossa viagem. Um grande abraço a todos!

Gilberto Silva

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos

NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.

Por que apparecemos?

Porque é preciso reagir.

Um ideal superior, uma vontade forte decidida nos assistem e nos conduzem. A crise que atravessa a sociedade brasileira, demasiado séria para ser tratada e resolvida com palliativos e contemporizações, está a exigir remedios heróicos e enérgicos.  Continuação do artigo aqui...



ABRIL DE 2006

Há muitos modos de agir
Não há tempo para lástimas nem choro
A ciência não duvida: o homem surgiu por mecanismo evolutivo
Vidas sucessivas e leis espirituais
Arrependimento, pensamento positivo
Consciência das vidas material e espiritual
Crianças assimilam o que vêem nos pais e nos amigos
Tempo, apenas medida humana
Para não terminar como mendigo
Decadência institucional
Família, célula da sociedade. O respeito e o amor ajudam a solucionar todos os problemas
Água, elemento essencial à saúde. Idosos, às vezes, não ingerem líquidos por esquecimento
Reflexões
Hemorróidas podem causar dor
A Educação
O translado de um espírito
Somos a soma das vidas sucessivas
A dor física e a dor moral


Arquivo de edições anteriores

Primeiras Páginas

Assine o jornal A RAZÃO

Por favor preencha este formulário.



Clique na imagem  em cima para baixar ou lêr "online" o jornal A RAZÃO de abril 2006 em formato PDF

Leia também o mês de: março 2006


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


O Racionalismo Cristão

é uma filosofia para o nosso tempo. Visite o nosso site principal neste endereço.



IMPRENSA DE CABO VERDE


Leia o que a imprensa de Cabo Verde esceveu sobre a visita histórica do vice-presidente do Racionalismo Cristão àquele país africano.