Através do Racionalismo Cristão, o ser humano está abandonando o modelo materialista em que vive para adotar um espiritualista.

A odisséia de Luiz de Mattos e Luiz Thomaz nos leva à convicção de que estamos vivendo, desde 1910, quando foi implantado na Terra o Racionalismo Cristão, uma séria revolução, a mudança de paradigma em que o ser humano está abandonando o modelo materialista em que vive para adotar um espiritualista. É o materialismo x o espiritualismo.

A afirmação é do professor Lazaro Moreira Cezar em discurso na Casa-Chefe, durante solenidade comemorativa dos 98 anos da  Doutrina racionalista cristã.

Militante da Casa-Chefe, Lazaro afirmou que entre tantas correntes espiritualistas que existem, nós consideramos o Racionalismo Cristão como o marco inicial dessa revolução porque, “para sustentar um empreendimento dessa envergadura, seria necessário preencher alguns pré-requisitos, como, por exemplo: não poderia ser uma doutrina intelectualista, porque ficaria muito restrita; não poderia descambar para práticas menores que aviltam o ser humano em vez de elevá-lo; não poderia fundamentar os seus princípios na ilusão e na fantasia decorrentes da nossa ignorância de uma realidade maior, e deveria estar aberta a todos.”

Segundo o orador, “quando estruturou o Racionalismo Cristão, Luiz de Mattos teve esses cuidados, e o Racionalismo Cristão preenche esses requisitos. Ele codificou princípios”.

“Um escritor espiritualista certa ocasião afirmou: quem emite um pensamento bom enriquece o mundo. E o Racionalismo Cristão é uma doutrina que enfatiza a utilização do bom pensamento. Portanto, pensem bem, cumpram os seus deveres de acordo com o que forem assimilando da Doutrina, porque dessa forma estarão dando um passo decisivo no sentido do crescimento espiritual”, concluiu.

Os 98 anos da implantação do Racionalismo Cristão, transcorrido em janeiro último, foi comemorado nas casas racionalistas cristãs de todo o mundo.

Continuação deste artigo  - formato PDF


Como chega o envelhecimento


O envelhecimento não é o mesmo para todas as pessoas, variando de uma para outra o sistema ou aparelho mais comprometido.

O envelhecimento não é o mesmo para todas as pessoas; de uma para outra varia o sistema ou aparelho mais comprometido. Como ainda não se descobriu o elixir da juventude, convém controlar nossa saúde, procurando atendimento médico, aprendendo o que deve ser feito à medida que se envelhece e, descobrindo a área mais afetada, procurar evitar problemas mais sérios para o futuro.

Continuação do artigo "Como chega
o envelhecimento - formato PDF

 

Antonio Pinheiro Guedes


Ciência Espírita alcançou grande
repercussão junto a médicos e
espiritualistas

Quem era Antonio Pinheiro Guedes, médico, militar de patente e senador da República, a cuja obra Ciência Espírita Luiz de Mattos, dedicou 19 páginas na obra básica da Doutrina, Racionalismo Cristão?

Era sobrinho de um herói da Guerra do Paraguai, na qual também lutou, e nasceu em Cuiabá (Mato Grosso). Em meados do século XIX, se transferiu para o Rio de Janeiro, numa viagem de 3 mil quilômetros em barcos lentos e desconfortáveis, as dificuldades da época.

No Rio, formou-se em Medicina, tornou-se cirurgião do Exército e alcançou a patente de tenente-coronel. O livro Ciência Espírita, que alcançou grande repercussão junto à classe médica e no meio espiritualista.   Pág. 4

Continuação do artigo  "Antonio Pinheiro Guedes" - formato PDF
 

A ira e suas atitudes


Devemos ser mais compreensivos e tolerantes com nossos semelhantes

Muitos sentimentos enraizados no psiquismo humano relacionam-se intimamente com a ira, ora como causa, ora como efeito, num ciclo de negatividades.                                  

Continuação do artigo "Ira e suas atitudes" - formato PDF


A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...


ABRIL DE 2008

Edição normal

Firmeza de caráter é saber respeitar
Progresso de uma Doutrina
Não deixemos o mundo educar a nossa prole
Conhecer para selecionar
Reflexões
Olá, Caro Leitor
Rumo à excelência
Antonio Pinheiro Guedes
A beleza do Universo
Desencarna Luizão
O que é o Racionalismo Cristão?
Outro ciclo conturbado
Coincidências não existem
Prelúdios da filosofia grega - 3
A ira e suas atitudes
O bambu e o carvalho
Fale conosco
A nossa RAZÃO de ser: A Eterna luta
Como chega o envelhecimento
Esquistossomose
Tomografia por emissão de pósitrons
Criança, capital humano (4)
Racionalismo Cristão, 98 anos
Algumas informações sobre Luiz de Mattos



A Razão Criança

O poder do exemplo
Boas lições do Cirque du Soleil
O (péssimo) hábito de mentir
Hoje é dia de...
Tiradentes, mártir da Incofidência.
Rio Sena


Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão


Inaugurada a TV A Razão

Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão


A Razão: abril 2008

Clique na imagem  acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de abril de 2007 em formato PDF
 

A Razão: dezembro 1916

Clique na imagem acima, para ver a primeira página do primeiro número do jornal A Razão, lançado em 19 de dezembro de 1916



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Rádio A RAZÃO - Fotos

Clique na imagem para ver fotos da inauguração do estúdio Felino Alves de Jesus e da Rádio A RAZÃO no dia 20 de maio de 2006