Especulações sobre
o fim do mundo
Ignore os boatos e viva melhor


É comum ocorrerem especulações sobre o fim do mundo. Já houve tantas! O prejudicial nesse tipo de especulação é que pode gerar medo. Isso sim, é muito negativo.

Existe muita especulação sobre um possível e próximo fim do mundo, o que causa preocupação em pessoas pouco esclarecidas e pânico nas mais temerosas, mas o Racionalismo Cristão explica, com muita propriedade: o mal maior não está nesses boatos, mas no medo que eles podem gerar.

A doutrina racionalista cristã ensina que, se alimentarmos sentimentos negativos – e o medo é um deles – atrairemos influências negativas, isto, sim, o grande mal, daí a necessidade de procurarmos nos defender dos pensamenrtos negativos.

Esta explicação surge a propósito da carta enviada à redação de A Razão por um leitor angustiado com os boatos que circulam anunciando a aproximação de um planeta, fenômeno que poderia causar danos à Terra, inviabilizando a vida aqui.

O atendimento às dúvidas do leitor está na página 7, seção Fale Conosco. A equipe de militantes da Doutrina responsável pelo atendimento dos leitores explica, também, por que é impossível o ser humano saber como foi e o que fez em sua vida anterior e dá orientação sobre a mediunidade de incorporação, igualmente respondendo a dois leitores que apresentaram suas dúvidas.

Página 7 em PDF


Saiba ordenar seus pensamentos


Os pensamentos ordenados, voltados para o bem, são forças saturadas de poder

Primeiro a concepção das ideias; depois, o delineamento dessas ideias; por fim, a realização delas – esta a forma de ordenar os pensamentos para uma arrancada precisa e segura rumo ao sucesso.

Na primeira fase, a pessoa deve selecionar entre as inúmeras ideias que povoam sua memória as que julgar essenciais, para mantê-las vivas. É nesta fase fase que se criam as ideias ou elas surgem em forma de intuição de espíritos do Astral Superior, ou do astral inferior, ou mesmo de encarnados. Com esclarecimento da vida espiritual torna-se mais fácil discernir a origem das intuições.

Na segunda fase, as ideias são classificadas, agrupadas e postas em ordem, como pré-requisito, para se organizar com precisão o modelo mental, que é a imagem abstrata daquilo que se pretende realizar.

Página 4 em PDF
 

Fonte de soluções


A fonte das soluções para nossos males, está no poder dos bons pensamentos.

É através do pensamento que são resolvidos os problemas da humanidade. Muitas pessoas esperam que alguém as socorra nos momentos difíceis. Não lutam, apenas esperam. Contam com a força do outro e se esquecem que também são fortes.

É necessário que reestruturem sua vida e tenham mais confiança em si mesmas e vejam o quanto deixaram de fazer por se considerarem fracas.

O Racionalismo Cristão ensina que o poder do bom pensamento mostra que fazer o bem engrandece a pessoa.

Página 9 em PDF
 

O Racionalismo Cristão
aponta o caminho a seguir


A bandeira do Racionalismo Cristão, é a bandeira de todos. Ninguém será excluído do esclarecimento espiritual. Teremos a satisfação de ver a humanidade esclarecida no futuro.

Em doutrinação em reunião pública na Casa-Chefe, o codificador do Racionalismo Cristão, Luiz de Mattos, entre muitos ensinamentos, destacou que a Doutrina, “ao explanar princípios espiritualistas, indica e sinaliza a estrada em que (as pessoas) podem caminhar sem tropeços e perda de tempo, levando de forma segura a bom termo uma existência proveitosa”.

"Há caminhos certos, seguros e largos, como há os estreitos, tortuosos e incertos. Os seres que enveredam ladeira abaixo por estes últimos têm dificuldades para chegar ao fim da jornada evolutiva na Terra", afirmou Luiz de Mattos na doutrinação.

Destacou também que “boa parte da humanidade permanece insensível à espiritualidade. De tal forma ligada aos assuntos e interesses de ordem material, nada quer saber sobre as coisas do espírito, que ainda desconhece. Por isso, chega ao estado de perturbação psíquica sem se dar conta, pois exercita a vontade egoísta voltada para o mau procedimento.

Página 2 em PDF


Festa do Centenário faz a
alegria do Astral Superior


Capa e contracapa da 44ª edição do livro Racionalismo Cristão. Clique na imagem acima para baixar esta obra

Os espíritos do Astral Superior aqui presentes transbordam de alegria neste grande momento do centenário da doutrina racionalista cristã, bem como se sentem felizes os militantes esclarecidos que, em harmonia com os Espíritos Superiores, compareceram a esta Casa vindos de toda parte.

Página 2 em PDF
 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

ABRIL

Caderno normal

Olá, CARO leitor
RC oferece o caminho certo e seguro a seguir
Festa do centenário alegra o Astral Superior
Educar a prole, maior preocupação dos pais
Reflexões
Para uma vida melhor
Ordene seus pensamentos
Livre-arbítrio
Planeta Terra, escola da vida
Fale conosco
Ação
Reunião de grande beleza
O pensamento nos faz fortes
Em busca da felicidade
Qualidade de vida
As várias faces da corrupção

Caderno criança

Vergonha de quê? Do carro?
Dia Nacional do Livro Infantil
Veja como é fácil plantar hortelã em casa
Divirta-se



Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão
 


A Razão: abril de 2010

Clique nas imagens acima e abaixo para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO
de
abril de 2010
em formato PDF.


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi

Baixe o livro Racionalismo Cristão. Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão. Clique na imagem abaixo



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues