Pensamento negativo
gera males psíquicos


São os próprios pensamentos negativos que trazem pertubação

O Racionalismo Cristão ensina que pensar é atrair. É preciso refletir a respeito deste ensinamento simples, mas que encerra muita sabedoria. Quem assim fizer perceberá que seus pensamentos negativos podem trazer perturbação, sempre nociva à saúde psíquica.

Este o resumo do aconselhamento a uma leitora aflita, dado por militantes da Doutrina encarregados de atender as solicitações de esclarecimento de dúvi-das encaminhadas ao jornal A Razão.

A leitora dizia estar sofrendo de distúrbios de ordem psíquica, como medo de morrer e pânico. Dizia ainda que do nada começava a sentir mal-estar físico. E pedia: "Como posso me livrar disso? A cada dia que passa fico mais apavorada."

Um dos caminhos que o Racionalismo Cristão nos indica para nos livrarmos de pensamentos negativos é a prática da limpeza psíquica, e esta prática foi recomenda à leitora com os esclarecimentos sobre a disciplina a ser obedecida nesses momentos que a limpeza psíquica limpa psiquicamente o ambiente em que nos encontramos.

A íntegra da resposta está na Página 4, na seção Fale Conosco. Na mesma seção está resposta a uma leitora procupada com a relação entre sensibilidade e mediunidade.

Página 4 em PDF
 

Racionalismo Cristão reverencia
os 100 anos de João Cottas



João Cottas discursa na inauguração do Solar Luiz de Mattos

João Cottas, português de Trás-os-Montes que, como o irmão Antonio Cottas, o consolidador do Racionalismo Cristão, veio para o Brasil ainda bem novo, completaria neste mês 100 anos de vida física, mas faleceu em 1994.

Foram 83 anos de uma vida voltada ao altruísmo, principalmente no exercício da medicina.

João Cottas era um homem amável, extremamente emotivo, organizado, metódico, culto, bem informado, temperamental, com uma personalidade ímpar, atributos bem peculiares nos Cottas, como afirma seu sobrinho-neto Humberto Cottas Rodrigues, na homenagem que lhe presta na página 5.

O articulista reviveu a infância em Vila Isabel (Rio de Janeiro), para não deixar escapar qualquer detalhe da sua relação com o tio-avô e conta que se inspirou na casa em que o homenageado residiu. "E lá estava a velha casa, que tanto frequentei quando criança. E assim, um filme passou em minha mente", conta.

Recordou também a "Tia Erica, companheira de Tio João por sua vida inteira e que hoje dá nome ao bazar do Racionalismo Cristão".

"Fecho os olhos e vejo Tio João, agora, em minha frente. Com seus cabelos brancos, sorrindo, abrindo os braços para um abraço fraterno, com olhos brilhantes sob seus óculos de aro escuro, como sempre bem perfumado, elegante e vestindo sua roupa de médico toda branca, com um linho impecavelmente bem passado", conta o sobrinho-neto.

Trabalhou a vida inteira como chefe da equipe médica do Maracanã, atendia nos seus consultórios em Jacarepaguá e posteriormente em Vila Isabel, e encontrava tempo para atender aos chamados do irmão Antônio, sempre preocupado em aliviar o sofrimento físico das pessoas, e os internos do Solar Luiz de Mattos. Foi um racionalista cristão de grandes méritos, hoje presidente astral da Filial Providence, nos Estados Unidos.

Página 3  e  Página 5 em PDF


Novos conhecimentos virão


Novos conhecimentos serão trazidos ao mundo Terra e a espiritualidade avançará cada vez mais

Em doutrinação dada na reunião em que se comemorou a passagem do 101º aniversário do Racionalismo Cristão, Antonio Cottas anunciou que novos conhecimentos chegarão através da Doutrina, explicando a vida, o mundo. Disse também que a espiritualidade avançará. Os seres terão sede de conhecimento, fome de sabedoria, para que possam fazer sua evolução espiritual com mais tranquilidade, com paz.

Lições de Vida -  Página 2 em PDF
 

Remédio para os grandes males


Dores e sofrimentos impingidos aos outros acabam por
cair sobre nós

É tempo de reação espiritual, para que haja mais fraternidade entre os povos. Alijar a maldade e o egoísmo, procurando dar ao próximo o que desejam para si mesmos de melhor, é o caminho do bem a ser desbravado pelos seres humanos. Estarão construindo um novo mundo ao buscar na paz restauradora o que foi destruído pela maneira errada de pensar e agir. A exortação é de Maria Cottas, em doutrinação em que recomenda que as pessoas busquem esclarecimento espiritual.

Sábias palavras - Página 2 em PDF
 

Viver é agir e superar-se


De nada adianta pensar soluções, projetos ou coisas novas se a cada ideia não corresponder uma ação. É agindo que o ser humano consegue sair do "atoleiro"

Viver é agir e superar-se "A vida, como fenômeno, é ação que exige superação." Este ensinamento, contido no livro A vida fora da matéria , 23ª edição, contém a essência do que viemos fazer no planeta Terra, e por isso nos faz refletir e, mais do que isso, nos faz agir.

Costuma-se repetir que não estamos no mundo a passeio, mas nem sempre as pessoas sabem o que isso significa realmente. É por saber a importância de agir que os doutrinadores das casas racionalistas cristãs estão sempre orientando para nos mantermos ocupados no trabalho honesto e em atividades elevadas.

Página 8 em PDF
 

O papel da ética na vida das pessoas


Ética é tudo aquilo que é moralmente correto. É representada por um conjunto de princípios, normas, regras e disposições

A Ética é o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Ignorar o seu papel seria partir para a selvageria e a barbárie, períodos da história superados..

Página 8 em PDF
 

Memória faltando?
Hora de ir ao médico


Quando está havendo declínio progressivo da memória é bom procurar um médico.

A maioria dos que envelhecem se preocupa com o declínio da memória, mas, no início, quando esquece coisas pequenas que não irão prejudicar suas atividades cotidianas, não deve preocupar-se. Deve, porém, procurar um médico quando se afasta de casa e não sabe voltar ou deixa o fogo aceso e sempre se esquece de apagá-lo.

São coisas que podem acontecer casualmente, mas, se persistirem, tornando-se um hábito, é porque realmente está havendo declínio progressivo da memória. É um mal que, se descoberto no início, pode ser corrigido, ou melhorado. Nesse caso, não espere para ir ou para levar os seus idosos ao médico quando já estiverem com uma síndrome demencial.

Página 11 em PDF
 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

ABRIL

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Aconselhar sem interferir
Novos conhecimentos virão
Remédio para os grandes males
Reflexões
Causas e consequências das irritações
Tio João, obrigado por tudo
Comemorações na Filial Belém
Excursão cultural a São Paulo
Fale conosco
O papel da ética na vida das pessoas
Viver é agir e superar-se
A música que difunde a anticultura
Questões educacionais
A eterna corrida do homem ... para onde?
A memória está falhando? Hora de procurar o médico
As inconvenientes espinhas

Caderno Criança

Pedala, Lelê!
Sobre andar de bicicleta
Primeiro de abril, o Dia da Mentira
Piadas



Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: abril 2011

Clique na imagem acima
e para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de
abril de 2011
em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi