Edição de abril

Mundo novo

O Racionalismo Cristão abre novos horizontes para quem estuda com atenção os princípios doutrinários. Tudo depende do empenho da pessoa em se esclarecer espiritualmente.
Página 2 em PDF
 

Física Quântica

Se algo nos parece resultado do acaso é porque há alguma lei natural que ainda desconhecemos. Talvez aquele ingrediente oculto que falta adicionar à Mecânica Quântica, alicerce da Física Quântica.
Página 9 em PDF

Que é o valor?

"O valor das coisas não está no tempo que duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Pessoa.
Página 2 em PDF

Bebês precisam de proteção espiritual

Assim como é necessário cercar os bebês de todos os cuidados para sua segurança física, é imprescindível também protegê-los espiritualmente. Se necessitam de ambiente físico tratado com todos os requintes de higiene, precisam, também, de clima espiritualmente limpo.

Como proporcionar aos recém-nascidos essa proteção? O Racionalismo Cristão recomenda a limpeza psíquica, que deve ser feita duas vezes ao dia, às 7h e às 20h. A limpeza psíquica limpa psiquicamente o ambiente em que nos encontramos, daí o estabelecimento de um clima espiritualmente higienizado em torno dos bebês. Um folheto explicativo da limpeza psíquica está disponível no site da Doutrina www.racionalismocristao.org
Página 5 em PDF
 

Pensamento positivo atrai só coisas boas

À medida que o ser humano alimenta pensamentos negativos e pessimistas, atrai influências negativas que só lhe trazem malefícios e sofrimentos. É preciso, então, nutrir pensamentos positivos para atrair coisas positivas.

Pensar é atrair, ensina o Racionalismo Cristão; essa é a Lei da Atração, uma das leis naturais e imutáveis do Universo. Portanto, cabe a nós mesmos decidir em que tipo de sintonia desejamos entrar.

Está ao alcance de cada criatura direcionar sua sensibilidade para campos positivos e receber os benefícios advindos dessa escolha.

Sofrer não é inerente às pessoas sensíveis. Cada qual pode escolher o rumo que quer dar ao seu viver, pois ninguém nasce com a "sina" de sofrer.

Essas informações são da equipe de militantes encarregada de atender leitores de A?Razão que tenham dúvidas sobre o espiritualismo ou estejam enfrentando situações desagradáveis e as julguem ligadas a sua vida espiritual.

No caso, essas orientações estão inseridas em respostas a dois leitores que procuraram A?Razão, um para lamentar sua tristeza sem motivo; outro tentando encontrar explicação para seu crônico desânimo.
Página 4  em PDF

Sempre há chance de ser humilde

No exercício da humildade e do bom senso, devemos evitar três coisas que podem destruir uma amizade ou matrimônio: a ira, o orgulho e o não saber perdoar. Crescer espiritualmente e conquistar o amor real se resume num constante exercício de humildade, que é dar e receber, com conta, peso e medida, sem jamais tentar cobrança na volta.

Pensar, refletir antes de falar, agir e combater os erros na atividade das nossas ações são exercícios de humildade na conquista de melhores níveis de sabedoria e de glória.

A amizade é um exercício de humildade, de amor sem preço nem prazo de validade.

Os defeitos dos nossos amigos não nos devem afetar, mas servir simplesmente como alertas para os nossos. Assim, aprendemos a perdoar fraquezas, ausências e silêncios, não relevando deslizes e esquecimentos. Não devemos exigir dos amigos mais do que aquilo que nos podem dar. Sempre há chance de exercer a humildade.
Página 4 em PDF
 

Como o RC entende fenômenos naturais

Planeta jovem, se comparado a muitos outros corpos celestes, a Terra está ainda em transformação, e por isso acontecem ou estão para acontecer muitos fenômenos da natureza, em processos encadeados, planejados e coordenados pela Força Criadora.

Há fenômenos tidos como trágicos, mas são fatos da natureza, normais e necessários à transformação do próprio planeta. Esses fenômenos acontecem em cumprimento a leis maiores que regem o Universo, portanto, leis necessárias à evolução.

São fenômenos trágicos e calamidades todos os que ocorrem quando os humanos infringem as leis naturais, desrespeitam a natureza. Procedendo assim, ficam sujeitos às reações impostas pela lei de causa e efeito. As supremas leis naturais que regem a todos nós, são justas, puras e benéficas.
Página 7 em PDF

Respeito traz felicidade

É necessário respeitar o semelhante, pois sem respeito ninguém se compreende. Havendo compreensão vive-se com tranquilidade, mas se cada um quer que prevaleça a própria vontade não pode haver sossego, não pode haver felicidade.

Ainda que neste mundo ninguém deva julgar o semelhante, pois todos são imperfeitos, há indivíduos que só fazem mau juízo dos outros, que só levam em consideração as aparências, muitas vezes difamando sem justificativa. É difícil ser justo, porque a propensão é julgar o semelhante de acordo com seu modo de ser e sentir, e, muitas vezes, esse modo de ser e sentir não é correto.
Página 2 em PDF

Autoritarismo desnecessário

Nas relações entre adultos, o autoritarismo deve ser evitado a todo custo. Nas relações de trabalho, mesmo nas empresas em que a organização é bastante hierarquizada, através de organogramas de trabalho muito sofisticados, devem os chefes evitar o autoritarismo, porque este priva as criaturas de sua liberdade criadora, submete-as à humilhação, e desagrega a sua autoestima. Na família é possível ser imperativo, determinado e firme, sem ser autoritário. É dever dos pais educar os filhos sem esmorecimento, e disso devem fazer o principal empenho de suas vidas. Pág. 8
Página 8 em PDF

Caderno criança

O encanto do teatro de bonecos
Bons motivos para se entregar à leitura
O corpo humano. A bexiga
Piadas
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

ABRIL

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Respeito traz felicidade
Conheça um mundo novo
Doutrina da família
Reflexões
Fale conosco
Exercite a humildade
Bebês precisam de ambiente limpo espiritualmente
Casa inaugura sede própria em aniversário
Responsabilidade
Fenômenos da natureza na visão racionalista cristã
Inteligência Universal penetra em tudo que existe
Autoritarismo desnecessário
O valor do trabalho
Física Quântica – origem
Elevar o pensamento
E agora, Irã?
Revisão permanente
Educar é sublime, mas impõe responsabilidade


Espaço Infantil

O encanto do teatro de bonecos
A gelatina que você prepara é mais gostosa
Gelinho e gelão
O que é, o que é?
Ler é conhecer um mundo novo
O corpo humano. A bexiga
Piadas



Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: abril 2012

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de abril de 2012 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi