Proveitosa viagem de trabalho
à Europa e Cabo Verde

O vice-presidente da Casa- Chefe, sr. Gilberto Silva, empreendeu à Europa e Cabo Verde uma viagem de trabalho que se transformou em verdadeira maratona. Em 21 dias, visitou 23 Casas Racionalistas Cristãs, em cinco países: Holanda, Bélgica, França, Portugal e Cabo Verde. Foram oito cidades da Europa e quatro ilhas em Cabo Verde. Ao final, considerou muito positiva e proveitosa a viagem, principalmente porque pôde colher muitos subsídios para a prática e o desenvolvimento do Racionalismo Cristão. Esses subsídios foram conseguidos não só nos contatos com presidentes, diretores e militantes, mas também com assistentes que, conforme explicou, o abordavam nas ruas, devido ao elevado conhecimento da Doutrina em Cabo Verde. "Várias idéias surgiram e vamos pô-las em prática. Nossa unicidade é um fato incontestável, embora necessite de aparos perfeitamente possíveis", disse Gilberto Silva. O vice-presidente explicou que foi levar aos racionalistas cristãos, por onde passou, a mensagem de união e o reconhecimento da Casa-Chefe aos que trabalham para a divulgação dos Princípios da Doutrina. Em cada Casa Racionalista Cristã, em sessões públicas ou particulares, reuniões com presidentes e militantes, era sempre alvo de manifestações carinhosas. Gilberto Silva foi recebido em audiência pelo presidente da República de Cabo Verde, sr. Pedro Pires, e ofereceu-lhe o livro Racionalismo Cristão e um exemplar de A Razão. O presidente disse que já era leitor do jornal. A imprensa, na Europa e em Cabo Verde, deu ampla cobertura à viagem de Gilberto Silva, entrevistando-o com freqüência, o que lhe permitiu levar a mensagem racionalista cristã a um número ainda maior de pessoas através de jornais, rádio e televisão.

Ao avaliar os resultados alcançados, Gilberto Silva disse ter certeza de que a viagem foi extremamente proveitosa, por vários aspectos. O maior deles, afirmou, foi levar aos racionalistas cristãos, por onde passou, a mensagem de união e o reconhecimento da Casa-Chefe àqueles que trabalham para a divulgação dos Princípios da Doutrina. Disse Gilberto Silva: "Foram oportunidades em que sempre ressaltamos os elevados propósitos da nossa querida Doutrina, no sentido de unir os povos através do espiritualismo autêntico. Aos militantes sempre destacamos a importância do cumprimento da nossa Disciplina, que é a base da nossa segurança. Dissemos, em várias oportunidades, que os cabo-verdianos emigravam em busca da dignidade e liberdade, mas na realidade estavam levando a real liberdade aos povos, através do Racionalismo Cristão. Não temos dúvida disso!"

 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos

NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.

Por que apparecemos?

Porque é preciso reagir.

Um ideal superior, uma vontade forte decidida nos assistem e nos conduzem. A crise que atravessa a sociedade brasileira, demasiado séria para ser tratada e resolvida com palliativos e contemporizações, está a exigir remedios heróicos e enérgicos.  Continuação do artigo aqui...



MAIO DE 2006

Sensação de bem-estar, de sossego e de paz
O sofrimento depura defeitos
Proveitosa viagem de trabalho
O Correspondente Ilha de São Miguel, breve histórico
Visita à Filial Porto
Exemplos estão dentro de casa
A impressionante atividade mental do homem primitivo
Um alerta sobre as drogas
Alberto Dias, 50 anos na Doutrina
Relevantes aspectos da encarnação e reencarnação - 3
Antonio Cottas na intimidade
Cachorro, au, au! Gato, miau
Reflexões
Limitações do envelhecimento
Dietas mágicas, milagrosas, da moda
Se a evolução é lenta, é preciso caminhar sempre
O casamento
Nossa Doutrina: Criada pelo Astral Superior para a espiritualização do homem
O espírito comanda o corpo
Momentos de fúria


Arquivo de edições anteriores

Primeiras Páginas

Assine o jornal A RAZÃO

Por favor preencha este formulário.



Clique na imagem  em cima para baixar ou lêr "online" o jornal A RAZÃO de maio 2006 e em formato PDF

Leia também os meses de: março e abril 2006


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


O Racionalismo Cristão

é uma filosofia para o nosso tempo. Visite o nosso site principal neste endereço.



IMPRENSA DE CABO VERDE


Leia o que a imprensa de Cabo Verde esceveu sobre a visita histórica do vice-presidente do Racionalismo Cristão àquele país africano.