Supere o ciúme e seja feliz


A base da infelicidade está nos pensamentos negativos. Sentimentos inferiores como o ciúme devem ser controlados.

Se você já percebeu que a base de sua infelicidade está em seus pensamentos, já sentiu os benefícios que lhe advêm do autocontrole e quer saber o que deve fazer para corrigir-se o mais rapidamente possível, deve, em primeiro lugar, confiar em si mesma e, uma vez que se determinou a controlar os pensamentos negativos que tem alimentado, tenha certeza de que conseguirá vencer as dificuldades que vem enfren tando e ser feliz.

Para isto, terá a ajuda do Racionalismo Cristão, através da frequência a uma de suas Casas, da prática da limpeza psíquica e da leitura das obras editadas pela Doutrina.

Essa orientação é dada pela equipe de doutrinadores do Racionalismo Cristão, que atende os leitores de A Razão através da seção Fale Conosco, a uma senhora dominada pelo ciúme. Ela nutre esse mau sentimento pelo marido e ele se aproveita da situação para provocá-la, flertando com outras mulheres em presença dela.

Diz a equipe à leitora: "Lembre-se que todas as mudanças que deseja estão ao seu alcance".

Página 4 em PDF
 

A dor física e a dor do espírito


Um estímulo violento ou coativo manifesta-se em dor física quando o corpo colhe esse agravo, ou em dor moral quando a consciência colhe tal agravo ao nível fluídico e espiritual

O ser humano é composto de espírito (Força) e corpo (estrutura física, Matéria), ambas estruturas vocacionadas para o equilíbrio, ou normalidade, estado de harmonia do seu funcionamento. Quando, porém, atua um estímulo violento ou coativo, a estrutura ressente-se e manifesta automaticamente esse ressentimento através da dor: física, quando é o corpo que colhe esse agravo; trata-se de dor moral, quando a sensibilidade de consciência colhe tal agravo ao nível fluídico e espiritual.

O espírito é uma estrutura eterna que tem sensibilidade de consciência e vem do seu mundo de estágio ligado a um corpo fluídico, cujas partículas são mais influenciáveis que as partículas do corpo físico. Não se imagine, portanto, que o espírito não pode ter dores. Assim como a dor física há a dor moral, que não deve ser confundida com sofrimento moral. É o espírito que traduz uma dor, física ou moral, em sofrimento.

Página 9  em PDF


Lute contra os maus hábitos


Na nossa luta do dia a dia, deve estar contida também a luta para acabar com comportamentos prejudiciais. O que fazemos no dia de hoje de ruim deve ser modificado.

A limpeza psíquica é uma prática que pode ser entendida como um banho astral, uma conexão entre o espírito e as Forças Superiores, fórmula que facilita enfrentar o dia a dia terreno.

São duas as irradiações. Na mais extensa, chamada Irradiação A, há um trecho de extrema clareza que mostra a necessidade de eliminar ou corrigir os maus hábitos: "Sabemos que é (...) pelo estudo, raciocínio e crescimento derivado da luta contra os maus hábitos e as imperfeições que o espírito se esclarece e alcança maior evolução."

Página 4 em PDF
 

O hábito de sorrir


O sorriso deve ser cultivado em todas as idades


Sorrir na velhice ou na juventude é um tônico, uma vitamina que traz conforto, sensação de bem-estar, de relaxamento.

Não importa sua idade, a velhice não é uma fase triste da vida. Portanto, não tenha vergonha de sorrir, de dar uma boa gargalhada. O sorriso é um tônico que traz conforto, sensação de bem-estar.

Página 11 em PDF
 

Mulher, não desperdice a encarnação


Quantos espíritos perdem a encarnação por não saberem desempenhar seu papel de mulher ou de mãe

Mães e esposas que se voltam para interesses de ordem material arrastam consigo maridos e filhos pelos meandros tortuosos do materialismo e desperdiçam a encarnação.

Lições de Vida - Página 2 em PDF
 

Máxima atenção à educação dos filhos


É dever dos pais conscientes estar atentos a todos os atos dos filhos, pois é na infância e na juventude que os caminhos certos e errados do viver devem ser mostrados

AMaria Cottas, em doutrinação, faz uma exortação às mulheres: é primordial renunciar ao supérfluo e suportar com resignação as contingências da vida em favor da formação dos filhos.

Sábias Palavras - Página 2 em PDF
 

Dr. Humberto
Um homem de muitas vitórias


Neste 23 de maio, Dr. Humberto completa 82 anos. Nesses anos, assim como teve contratempos derivados das mais variadas lutas pela Doutrina, angariou e acumulou ao seu lado muitos amigos

Espírito superior, Humberto Machado Rodrigues, ou simplesmente Dr. Humberto, completa neste 23 de maio, 82 anos. Presidente internacional do Racionalismo Cristão desde 1983, enfrentou e venceu muitas questões, numa intensa luta em defesa da Doutrina e de sua expansão.

No exercício da nobre função, sempre dizia: "Posso me expor, lutar e morrer, mas a Doutrina nunca sofrerá um arranhão sequer".

Página 7 em PDF


Homenagem a Wilson Carnevalli


D. Helena e os filhos Wilson e Perseu, felizes com a homenagem ao marido e pai

A Filial São Paulo do Racionalismo Cristão prestou homenagem a Wilson Carnevalli, tornando-o patrono da sala de cinema que inaugurou em 26 de março, iniciativa de alguns militantes. Wilson serviu à Doutrina por mais de 60 anos, como militante e diretor da Casa. Faleceu em 2001 e hoje é presidente astral da Filial São Miguel Paulista. Na inauguração, a viúva, d. Helena Carnevalli, e os filhos do casal, Wilson e Perseu, descerraram placa comemorativa.

Página 6 em PDF
 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

MAIO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Despertem para a realidade
Mulher, não desperdice a encarnação
Máxima atenção à educação dos filhos
Reflexões
Lute contra os maus hábitos
Filial Recife festeja 76 anos
Mulheres racionalistas cristãs reúnem-se em Belo Horizonte
Filial São Paulo abre sala de cinema
Fale conosco
Wilson Carnevalli
Casa de Nova Iguaçu inaugura cine clube
A luta de um grande homem
Podemos acessar nosso planejamento espiritual
Sobre dor e sofrimento
Intuição e inspiração
Os outros negócios da China
O futuro espiritual do planeta
O hábito de sorrir

Caderno Criança

Pais, atenção ao bullying
A mulher com o balde de leite
O que é, o que é?
Piadas
Dia do automóvel



Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: maio 2011

Clique na imagem acima
e para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de
maio de 2011
em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi