Edição de maio

Buracos negros

Os chamados buracos negros nem são buracos nem são negros. São regiões do espaço com um campo gravitacional extraordinariamente, forte que atrai qualquer objeto que se aproximem delas.
Página 9 em PDF

Reencarnação

A ciência tem duas linhas de investigação da reencarnação: uma atra­vés da regressão hipnótica e outra através do estudo de relatos feitos por pessoas que afirmam ter memória de vidas passadas.
Página 8 em PDF

Compromisso

O racionalista cristão tem o dever de dar continuidade à expansão da Doutrina para poder passar, com segurança, o bastão aos mais novos para que deem sequência a esse trabalho.
Página 9 em PDF

Companheiro, amigo e conselheiro

Se vivo fosse, Humberto Rodrigues, presidente astral do Racionalismo Cristão, completaria 84 anos no dia 23 deste mês. Ele faleceu em 18 de abril de 2012, quanto estava licenciado da presidência internacional da Doutrina.

Em sua memória, a viúva Marluce Rodrigues conta passagens da vida do casal e reafirma o orgulho que sente "por esse Homem. Foi um marido e pai exemplar, sensível ao extremo.
Página 5 em PDF

Planeje e mude para melhor

Mudanças ocorrem a todo tempo. As que sabem planejar suas vidas, pôr disciplina no viver, conseguem tudo que almejam. Muitas pessoas consideram as mudanças um enorme desconforto, porque estão acomodadas, não planejam, não elaboram um modo de mudar, para tudo estar sempre a seu favor.

As pessoas que usam o raciocínio sempre fazem mudanças para melhor, porque, com os pés firmes no chão, calculam com exatidão o que de fato vai trazer benefícios para suas vidas.
Página 2 em PDF

Separações de casais e suas vítimas

A maioria dos jovens sente-se frustrada quando os pais se separam, pois são as grandes vítimas da dissolução de um casamento. Fazem bobagens, adquirem vícios, alguns se tornam visualmente extravagantes. É o que se observa com frequência. Mas, no fundo, são bons, muitos deles bem inteligentes, tão inteligentes que logo aparece alguém que se aproveita da fragilidade emocional por que passam para induzi-los à prática de desatinos.

Estão em falta compreensão e tolerância aos casais e diálogo entre pais e filhos. Comunicação entre as partes é essencial, tanto para os genitores quanto para a prole. Os filhos se abrem com os pais quando encontram neles compreensão.
Página 2 em PDF

A incessante busca da vida eterna

O homem vive em busca da vida eterna e desconhece que seu espírito é eterno; busca, na ciência, algo que possa curar todos os males da matéria e impedir a morte do corpo físico. Se isso fosse possível, como ficariam as leis naturais e imutáveis e a evolução espiritual?
Página 6 em PDF

Pensamentos positivos e pensamentos negativos

Tudo passa pelo pensamento antes de se transformar em palavras ou se concretizar em realizações. Devemos ter sempre em mente, então, que os pensamentos positivos atraem pensamentos positivos e os negativos atraem pensamentos negativos.

É por isto que, nas reuniões públicas de limpeza psíquica do Racionalismo Cristão, o presidente, à cabeceira da mesa, chame a atenção para o valor do pensamento na vida das pessoas.

O que vêm a ser esses pensamentos positivos ou negativos capazes de atrair pensamentos afins e, em consequência, beneficiar ou prejudicar a vida material e espiritual das pessosas?

Exemplos deles podem ser encontrados nos livros A felicidade existe, de Luiz de Souza, e Prática do Racionalismo Cristão.
Página 8 em PDF

30 anos da implantação do RC na Nova Inglaterra

De 24 a 26 deste mês será comemorado nos Estados Unidos o 30º aniversário da chegada do Racionalismo Cristão à Nova Inglaterra, e os preparativos estão mobilizando presidentes e militantes das Filiais e Correspondentes da região. As casas racionalistas cristãs da região vão receber a visita de delegações do Brasil, chefiada pelo presidente internacional da Doutrina, Gilberto Silva, e de outros países para uma programação que prevê solene reunião cívico-espiritualista, reunião de presidentes e militantes, seminários e palestras.

A entrada do Racionalismo Cristão nos Estados Unidos deve-se, principalmente, ao empenho de imigrantes cabo-verdianos que, ao saírem de seu país, levam na bagagem os livros essenciais, folhetos da limpeza psíquica e muita disposição para divulgar a Doutrina.
Página 7 em PDF

Cuidados com o corpo e o espírito

Faça uma caminhada na praia, num parque, numa praça, na sua rua. Qualquer que seja o local escolhido, os benefícios serão os mesmos, e se os pensamentos forem positivos, você estará cuidando da saúde física e da saúde espiritual de forma agradável e eficaz, conforme sugerem os Princípios racionalistas cristãos contidos no livro Racionalismo Cristão, 44ª edição.

Para benefício de nossa saúde espiritual temos que estar atentos aos pensamentos, é necessário discipliná-los.
Página 4 em PDF

Astral inferior atua sobre matéria terrena

Intrigado e preocupado com fenômenos em que se via envolvido, leitor escreveu para A Razão, solicitando esclarecimentos que o levassem a entender o que se passava. Ele contou que, ao manusear aparelhos elétricos, ou quando apenas se aproximava deles, aconteciam com frequência episódios de curto circuito, faíscas, descargas elétricas, danificando esses aparelhos, com ocorrência de fogo e cheiro de queimado.

A equipe de militantes que atende os leitores explicou que se tratava de uma forma de manifestação do astral inferior sobre a matéria terrena.
Página 4 em PDF

A verdade sem dogmas nem teorias

O Racionalismo Cristão trata da evolução espiritual do gênero humano na Terra, sem imposição de dogmas nem formulação de teorias, mas revelando com precisão princípios espiritualistas baseados nas leis evolutivas, que são imutáveis e eternas, e alcançam todas as pessoas.

Tanto os dogmas, pontos fundamentais de ordenamentos religiosos, considerados indiscutíveis por seus responsáveis, quanto as teorias científicas, que surgem da capacidade intelectual dos seres humanos e são por eles alteradas ou desenvolvidas através dos tempos, são criações da mente humana e estão sujeitos a erros em suas formulações.

Com esse diferencial, a verdade do Racionalismo Cristão está acessível a todos. Nas casas racionalistas cristãs não há preconceito de qualquer natureza.
Página 2 em PDF


Caderno criança

O que é ser criança
Ensino obrigatório a partir dos 4 anos
Piadas, adivinhas e sugestão de leitura
E mais...
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

MAIO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Seja receptivo às mudanças
Verdade sem dogmas ou teorias
Pais separados, jovens frustrados
Reflexões
Fale conosco
Cuidados com o corpo e o espírito
Eventos
Participação de cabo-verdianos
Um ano sem Humberto Rodrigues
Como o Racionalismo Cristão chegou ao Pará
Vida eterna
A passagem para a vida espiritual
Pensamentos positivos e pensamentos negativos
Reencarnação
Nossos compromissos com o Racionalismo Cristão
Afinal, o que são buracos negros?
Domínio pelo medo
Os desafios do envelhecimento
No rescaldo de uma guerra nem tão fria assim


Espaço Infantil

O que é ser criança
Por que...a lua anda ao mesmo tempo que nós?
Ensino obrigatório a partir dos 4 anos
Brincadeiras
Dicas de leitura
Piadas
O que é, o que é?

Arquivo de edições anteriores


Envie esta página para um amigo:


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: maio 2013

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de maio de 2013 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi