Edição de maio

Idosos

Levar os pais idosos para casa pode até gerar conflitos entre os cônjuges. É aconselhavel que os idosos permaneçam em suas residências, com liberdade, e lá recebam assistência dos filhos.
Página 7 em PDF

Elogio

Em doutrinação, a escritora Maria Cottas elogiou as médiuns pelo calor humano e alegria que levam aos assistentes das reuniões realizadas nas casas racionalistas cristãs.
Página 2 em PDF

Ucrânia

A Ucrânia, entre o Ocidente (Estados Unidos, Otan e União Europeia) e a Rússia, forma um triângulo, sem caso amoroso, mas de equilíbrio geopolítico.
Página 11 em PDF

A rebeldia de seu filho pode ser por sua culpa

A apreensão diante do comportamento de um filho ou filha adolescente é natural. Nessa fase da vida a criança passa a manifestar reações que levem os pais a vê-la como indivíduo, quer ser adulta, e ocorrem aí alguns arranhões na relação, porém superáveis ou contorná­veis, voltando o entendimento. Se, porém, esse desacordo vai-se tornando mais intenso, gerando o afastamento entre eles, com rebeldia e desrespeito, não é porque falta alguma coisa. Na verdade, já faltou. Nem sempre o filho é o culpado; em muitos casos a culpa é dos país.

Esta é, em resumo, a resposta da equipe de militantes do Racionalismo Cristão que atende os lei­tores de A Razão que a procura em busca de ajuda para a solução de seus problemas espirituais a uma mulher que escreveu: "Minha filha de 15 anos está em incrível desarmonia comigo, me enfrenta, mente, e tem feito coisas absurdas. Não está dando para confiar nela. (...) Estou sem rumo, ela está me tirando o sossego, o sono, a tranquilidade e a serenidade que um racionalista cristão deve ter." Diz também que tem enfrentado uma vida corrida por causa de suas múltiplas atividades. A equipe explicou que uma pessoa não muda repentinamente o seu comportamento. As insatisfações vão-se avolumando, às vezes sem os pais perceberem, a falta de diálogo estende-se por muito tempo, e o jovem acaba por afastar-se dos pais e a confiança mútua acaba. E foi objetiva: "Você deve fazer autoanálise e verificar onde está deixando a desejar na educação da sua filha, deve identificar e corrigir os pontos falhos e criar no lar ambiente favorável para buscar entendimento com ela através do diálogo constante.
Página 4 em PDF

Homenagem ao Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Humberto Rodrigues, Presidente Astral do Racionalismo Cristão, comemoraria em 23 deste mês 85 anos de vida física. A saúde debilitada o afastou em 2004 da presidência física da Dou­trina, que exercia desde 14 de junho de 1983. Foi uma gestão marcada pela expansão da Dou­trina, com a abertura de Casas e adoção de medidas que facilitaram a divulgação dos princípios doutrinários. Estava licenciado do cargo quando faleceu, em 18 de abril de 2012.

Assim como Antonio Cottas, a quem sucedeu na presidência perpétua e, agora, na Presidência Astral, Humberto Rodrigues enfrentou situações difíceis, mas lutou intensamente em defesa da Doutrina, entregando-se de corpo e alma à solução dos problemas, à medida que surgiam. Em depoimento ao A Razão, publicado na edição de maio de 2013, a viúva Marluce Rodrigues conta episódios da vida do casal e reafirma seu orgulho pelo homem que foi marido e pai exemplar.

Veja na página 6 artigo da lavra de Humberto Rodrigues intitulado A questão social, que, embora publicado em 15 de janeiro de 1953, permanece atual.
Página 1 em PDF

As lições do convívio familiar

A construção de um relacionamento familiar benéfico e saudável passa obrigatoriamente pela responsabilidade do casal - pai e mãe - do qual se requer grande capacidade de observação e disposição para a autocrítica e aceitação de mudanças necessárias no perfil psicológico de cada um. Os pais se comportam como instrutores e os filhos, como alu­nos ou aprendizes. O maior aprendizado se faz através da convivência e dos diálogos oportunos. Nada de imposições! A formação do caráter e seus atributos se dá através de exemplos dignificantes dos pais.
Página 8 em PDF

Sempre praticar o bem

Uma das orientações mais valiosas do Racionalismo Cristão é que devemos praticar o bem. O que fazer, então, neste planeta Terra cheio de problemas e desafios? Praticar o bem. Fala-se muito em vida moderna, estresse, depressão, desânimo, doenças, correria do dia-a-dia, inflação, carestia, mercados competitivos, relacionamentos fracassados e muitas outras coisas pesadas. O que fazer nesses momentos? Praticar o bem. Toda vez que pensarmos "para que estar neste mundo de ilusões, guerras, intrigas e injustiças?", lembremo-nos: Para praticar o bem.
Página 6 em PDF

Jamais pense de forma negativa

Se todos soubessem pensar bem, a vida no pla­neta seria outra, ga­rante Luiz de Mattos, codificador do Racionlismo Cristão, em doutrinação dada na Casa-Chefe. Ele afirma que, quando o ser humano sabe pensar, serve-se do pensamento, vibração do espírito, para se defender das situações mais tristes ou críticas por que passa. Quando, porém, não sabe pensar, é fraco e vacila, falha, e, falhando, o pensamento falha também na busca de êxito. Há muita gente que não sabe pensar e nem dá valor a isso. Temos certeza absoluta de que é no pensamento bem irradiado que reside a segurança dos seres humanos na Terra, afirma. E recomenda: Não pensem mal; por pior que a vida lhes pareça, nunca pensem de forma negativa.
Página 2 em PDF


Caderno criança

• Reis e rainhas de verdade
• Por que ... crianças gostam de pombos?
• Tecnologia dosada
• O que é, o que é?
• Piadas
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

MAIO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Jamais pense de forma negativa
Não vivam iludidos
Às médiuns a palavra amiga
Reflexões
Fale conosco
Mentira, fator de atraso na vida das pessoas
Uma lição verdadeira
Eventos
Espiritualidade, um grito de alerta
A questão social
Virando o jogo, para ganhar infinitamente
Idosos devem viver e ser assistidos em sua própria casa
Relacionamento familiar
A renúncia libertadora
RC evolui em ritmo lento, mas constante
Falsos valores
O erro e o engano
Um triângulo nem tanto assim amoroso

Espaço infantil

Reis e rainhas de verdade
Por que ... crianças gostam de pombos?
Tecnologia dosada
O que é, o que é?
Piadas

Arquivo de edições anteriores


Envie esta página para um amigo:


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: maio 2014

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de maio de 2014 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi