Admirável jubileu do homem que dinamizou o Racionalismo Cristão


Dr. Humberto Machado Rodrigues,.o homem que dinamizou o Racionalismo Cristão

Os racionalistas cristãos estão exultantes com a chegada de uma data de grande significado para a Doutrina: 25 anos do comando do dr. Humberto Machado Rodrigues que, em 1983, sucedeu o consolidador Antonio Cottas.

São inúmeras as acertadas providências administrativas que Humberto Machado Rodrigues tomou em benefício da Doutrina, numa gestão serena, mas firme, reflexo de sua personalidade, além das medidas com vistas à perenização doutrinária.

Além da serenidade e firmeza nas atitudes, o perfil de Humberto inclui incontáveis qualidades, conseqüência de seu espírito de alto grau de evolução, entre as quais a erudição, que prende a atenção de quantos o ouvem em pronunciamentos solenes ou em simples conversas, e a mansidão, que extravasa na maneira como encara seus interlocutores.

É também extremamente sensível às diferenças do gênero humano, o que lhe permite compreendê-lo e lhe moldou o temperamento conciliador.

Na condução do Racionalismo Cristão, Humberto dedicou-se a expansão. Seu propósito era levar a Doutrina a todo o mundo. Nesses 25 anos, foram inauguradas 71 casas racionalistas cristãs. Nas inaugurações, atribuía o mérito aos dirigentes e militantes.

Sobrinho de Antonio Cottas, Humberto nasceu em 23 de maio de 1929, casou-se com sra. Marluce Oliveira Rodrigues. O casal tem um filho, o médico Humberto Cottas Rodrigues.

Juntando-se à alegria dos racionalistas cristãos pelo admirável jubilleu, A Razão , órgão de divulgação do Racionalismo Cristão, dedica a presente edição a Humberto Machado Rodrigues.

Na página 2 estão as doutrinações de Luiz de Mattos e Antonio Cottas logo em seguida à posse de Humberto na presidência internacional do Racionalismo Cristão; na página 7, a reprodução da notícia da posse publicada na edição de junho de 1983 de A Razão. Mais noticiário na página 5 e Página 12 e homenagem na coluna Olá, caro leitor, na página 3.
(Todas as páginas acima ligam a arquivos em formato PDF)

 


Humberto Machado Rodrigues, em seu gabinete de trabalho, na Casa-Chefe


O presidente Humberto Machado Rodrigues discursa na Filial Porto, na solenidade comemorativa dos 60 anos da implantação do Racionalismo Cristão em Portugal

Olá, Caro Leitor


Ao lado da esposa Marluce Rodrigues, na solenidade comemorativa do aniversário da nova sede da Filial São Paulo

Seus 79 anos de existência mostram a brilhante trajetória de vida de uma pessoa extremamente sensível às diferenças do gênero humano, sabendo compreendê-lo em suas idiossincrasias. Daí resulta o admirável temperamento conciliador, marca indelével de sua atuação na presidência da Doutrina em todo o planeta.

Poucos se deram conta do legado que este bravo homem recebeu: o de suceder um dos três grandes mestres, o consolidador Antonio Cottas, que permaneceu à frente do Racionalismo Cristão por 57 anos. Página 3 (formato PDF)

Gilberto Silva
Presidente em exercício do Racionalismo Cristão
 

Calúnia, sentimento negativo


A calúnia queima como fogo e acaba encontrando quem a propague, fincando raízes, não em terreno fértil, mas no lodaçal das desgraças humanas

A calúnia é um sentimento pesadamente negativo, impregnado de cruéis pensamentos de maldade, porque atinge diretamente ou tenta atingir a reputação de pessoas de ilibada conduta moral e social. Página 5 (formato PDF)

Artigo de Caruso Samel


A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...

JUNHO DE 2008

Edição normal

Olá, caro leitor, Gilberto Silva
Falar todos falam
Sofrimento, fruto do desconhecimento da vida espiritual
Jubileu de prata de Humberto Machado Rodrigues
Pai e mestre imortal, Humberto Machado Rodrigues
A posse do dr. Humberto
O homem que dinamizou o Racionalismo Cristão
Evolucionista e conservador
O espírito mostra o caráter nos atos
Reflexões
Prelúdios da filosofia grega (5)
Ares de inocência
Dia dos namorados
Calúnia
Fale conosco
Não cura e traz prejuízo
Como chega o envelhecimento
Check-up
Linguagem de paz na família
Homenagem ao professor Henrique Carlos Sequeira
Amazônia, inferno e paraíso


A Razão Criança

O rei e o soldado estrangeiro
Meus lápis de cor são só meus
Que coisa!
Espertinha
O presente
Medo de avião
Escolha uma letra



Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão

A Razão: junho 2008

Clique na imagem  acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de junho de 2008 em formato PDF
 

A Razão: dezembro 1916

Clique na imagem acima, para ver a primeira página do primeiro número do jornal A Razão, lançado em 19 de dezembro de 1916


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Rádio A RAZÃO - Fotos

Clique na imagem para ver fotos da inauguração do estúdio Felino Alves de Jesus e da Rádio A RAZÃO no dia 20 de maio de 2006