Edição de junho

Afaste-se das pessoas negativas

Se alguém ou algo lhe parece negativo, causando-lhe aborrecimento, mal-estar, desconforto espiritual, afaste-se e procure manter-se fora desse ambiente “pesado” e desagradável.
A melhor resposta a essa situação é pôr em prática os ensinamentos do Racionalismo Cristão, procurando manter suas ações e pensamentos em sintonia com vibrações positivas, que há na atmosfera terrestre. Não existem apenas o mal, a inveja, a intolerância, o preconceito. Há, também, muitas pessoas desejosas de praticar o bem, de encarar o outro como seu semelhante, desejando fazer por ele tudo que puder.
Se agir assim, mesmo que o ambiente seja "pesado", prejudicado pela forma de agir e de pensar de outras pessoas, não entrará em sintonia com essa corrente negativa e conti-nuará a agir de forma correta, sem se deixar envolver por nada que seja negativo.
A orientação tranquilizadora foi dada a uma jovem pela equipe encarregada de atender solicitações de leitores de A Razão. A leitora queria saber como lidar com a “situação conflitante e desgastante” que se estabeleceu em seu local de traba-lho desde a chegada de um novo responsável, que ela aponta como o motivo do mal-estar.
Em outro atendimento, a equipe explica que epilepsia é uma doença de fundo nervoso, apresentando-se com manifestações periódicas, súbitas, com convulsões, períodos de inconsciência, não sendo, portanto, efeito da interferência de outras pessoas, como ela acreditava.
Página 4 em PDF


Paraíso e inferno, apenas sensações

O Racionalismo Cristão ensina que não há paraíso nem inferno, que essas lendas foram criadas para escravizar os seres humanos a dogmas e, através do medo, condicionar suas mentes.
A mitologia nos diz que o paraíso é um lugar de delícias, onde o mal não existe, onde todos os desejos podem ser realizados, enquanto o inferno é um lugar subterrâneo, onde estão os espíritos dos mortos, destinado ao suplício eterno das almas dos condenados. O que não é falado, porém, é que entre o céu e o inferno o caminho é muito curto, porque não são locais, mas sensações.
Página 4 em PDF

O RC torna fortes e felizes os fracos

O Racionalismo Cristão torna fortes os fracos, le-vanta o ânimo dos que comparecem às suas Casas. Ninguém em sã consciência se deixa abater, porque possui força interior, cuja vibração pode sentir. Essa vibração vem do espírito e faz a pessoa reagir, movimentar-se, atirar-se à luta pela vida. Tem responsabi-lidades sobre os ombros e, de uma forma ou de outra, busca dias melhores.
Há pessoas com pouca visão, outras que não têm visão alguma. É necessário pôr o pensamento em ação, porque a vibração espiritual faz da fraqueza força, faz do nada muito. É preciso raciocinar sobre os fatos que acontecem na vida a todo o momento. Então, procurem viver em paz consigo mesmos, estejam onde estiverem.
Página 2 em PDF

Medo da solidão pode ser vencido

Viver sozinho não significa viver em solidão. Trata-se de de uma opção que, em caso de casamentos desfeitos, atende ao ve-lho ditado "antes só do que mal acompanhado".
Abstraídas as vantagens ou prejuízos de uma separação conjugal, resultado de situações insuportáveis ou insustentáveis na vida a dois, surge a dúvida sobre viver só, muitas vezes seguida do medo.
É a visão da mudança de hábitos que influi na decisão, causando o medo da solidão, o pavor de ter de começar de novo, o medo de que a solução não seja fácil ou venha tornar-se pior do que era, dando sustentação ao conhecido ditado: "ruim com ele (ela), pior sem ele (ela)". Daí, a razão de a solução ser protelada, de a radicalização ser evitada e as pessoas preferirem manter os vínculos, ainda que insatisfatórios. As raízes do medo da solidão estão associadas às idéias da vida em família, onde encontramos proteção e segurança.
Muitas criaturas, porém, aprenderam a dominar o medo da solidão. O raciocínio sempre vence o medo, e, por ser mais forte que ele, é capaz de dominá-lo, embora seja difícil para muitos eliminá-lo. É certo que o medo se cura ao enfrentá-lo, como acontece toda vez que nos deparamos com situações novas.
Página 8 em PDF

A vida continua sem Humberto

Centenas de mensagens de pesar pela morte de Humberto Machado Rodrigues, enviadas de várias partes do mundo, estão servindo de conforto à família do homem que dinamizou o Racionalismo Cristão, com as mudanças que introduziu. Passado o período de maior consternação, o dia-a-dia da família vai voltando ao normal.
Página 7 em PDF

Evolução

No trajeto evolutivo, cada espírito encarnado tem um ritmo em sua caminhada, e esse ritmo deve ser respeitado, para que chegue aonde pretende ir.
Página 2 em PDF

Caderno criança

A primeira sala das crianças
O corpo humano - a vesícula
Piadas, adivinhações e poesia
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

JUNHO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Fracos se tornam fortes
Quem procura acha
Cada qual evolui em ritmo próprio
Reflexões
Fale conosco
Problemas no paraíso
Filial Santos pronta para o centenário
Entre balões e supersônicos
Filial em Cabo Verde festeja 26º aniversário de fundação
Sr. Cottas, meu chefe e grande orientador
Aperfeiçoamento moral
A vida continua. Sem Humberto
Dedicação exclusiva à expansão do RC
Medo da solidão
Conduta, maior legado aos filhos
Meio ambiente, missa cantada
Consolidação da física quântica
O que é turismo?

Espaço Infantil

A primeira Sala das Crianças
O corpo humano. A vesícula
Ou isto ou aquilo
O que é, o que é?
Piadas



Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: junho 2012

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de junho de 2012 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi