Edição de junho

Sucesso versus fama

O sucesso é construído por meio de processos decentes e dignos, com esforço; a fama é construída em terreno arenoso, eleva-se por um tempo e depois cai e não se levanta mais.
Página 6 em PDF

Homenagem

Ao comemorar 96 anos de idade, José Honorato Gonçalves recebeu diploma de Membro Honorário da Filial Belo Horizonte e medalha de Honra ao Mérito pelos 71 anos de militância na Doutrina.
Página 7 em PDF

Progresso

O interesse econômico, que levou europeus a escravizarem negros e exterminarem índios, agora, em nome do progresso, ameaça índios e ribei­rinhos com a construção de hidrelétricas.
Página 9 em PDF

Espere o amanhã com otimismo

Esqueçam as desilusões, porque remoer os sofri­mentos é aumentar amarguras. Há muitos indivíduos que vivem do passado. Que recordem outras épocas, mas só devem lembrar coisas boas, que trouxeram felicidade. Lembrar coisas ruins é perda de tempo - afirma Antonio Cottas em doutrinação.

Diz, ainda, o consolidador do Racionalismo Cristão: Procurem pensar num venturoso dia de amanhã, ainda que o dia de hoje não tenha sido bom. Tudo que acontece de melhor é consequência de bons pensamentos e de boas ações, e é o que todos devem fazer.

E recomenda: Não deixem que maus sentimentos tomem conta de suas almas. Procurem irradiar às Forças Superiores, nada pedindo, mas elevando o pensamento. O pensamento bem irradiado atrai boas intuições.
Página 2 em PDF

Saiba entender o semelhante

O presidente astral do Racionalismo Cristão, Humberto Rodrigues, recomendou em doutrinação paciência com pessoas que pensam de forma diferente, ainda que vivendo os mesmos problemas, como é comum no meio familiar. Pais que desconhecem essa realidade espiritualista quase sempre são intolerantes com os filhos. Página 2 em PDF

Filial promove II Encontro de Mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Filial Belo Horizonte do Racionalismo Cristão promoveu o II Encontro da Mulher Racionalista Cristã, com o objetivo de levar às racionalistas cristãs conhecimentos em várias áreas.

As palestras abordaram temas que discutiam o posicionamento da mulher no mundo moderno, na família, no trabalho e na Doutrina, a saúde e atividades físicas.
Página 8 em PDF

Mais uma Casa do RC é inaugurada em Cabo Verde

Cabo Verde tem mais uma casa racionalista cristã: foi inaugurado um Correspondente em Bela Vista, bairro na cidade de Mindelo, Ilha de São Vicente.

Ao discursar na solenidade de inauguração, o presidente do Correspondente, Manuel Nascimento Lopes Pinheiro, destacou que estatísticas mostram que milhares de pessoas, de todas as idades, de todas as profissões e categorias sociais, acorrem diariamente às casas racionalistas cristãs em todo o mundo à procura de saúde, paz, soluções e verdades. Disse ainda que os que lá vão pela primeira vez chegam doentes, debilitados, vencidos ou confusos.

Segundo o representante da Casa-Chefe na região, Antero Filipe dos Santos, o espaço está bem arrumado, com todas as condições para servir como casa racionalista cristã autêntica.
Página 5 em PDF

Filial empossa 13 novos militantes

A Filial Prainha (Cabo Verde) do Racionalismo Cristão empossou 13 novos militantes, em cerimônia após reunião pública. O evento fez parte das comemorações do 13º aniversário da Casa, que constaram também de reunião cívico-espiritualistas e jantar para 200 talheres.

O presidente da Filial, Mateus José Rodrigues, advertiu: "Eles passaram a ter maiores responsabilidades nesta encarnação, porque assumiram mais um compromisso, desta vez com o Astral Superior (...), compromisso que, mais do que provavelmente, deve constar do plano reencarnatório de cada um deles desde antes de virem a reencarnar. Nada como realizar todos os compromissos assumidos no plano astral!"
Página 6 em PDF

Como manter a harmonia no lar

Mulheres sentimentais devem ser menos sensíveis, porque se apaixonam facilmente, e a paixão cega. Quando caem na realidade, são as que mais sofrem, por não encontrarem reciprocidade à fragilidade afetiva que exteriorizam.

No casamento, o homem precisa de carinho e compreensão, e, para compreendê-lo, a esposa deve ter tino e observação. Todavia, conservar a personalidade deve ser o primeiro cuidado da mulher, jamais prescindir dela.

É importante, então, que no casamento a mulher procure conhecer-se a si mesma, avalie seus sentimentos, reflita sobre sua maneira de pensar e agir. Assim fazendo, viverá em paz e harmonia com o marido.
Página 2 em PDF

Antonio Cottas

Após a desencarnação do Luiz de Mattos, em 15 de janeiro de 1926, Antonio Cottas, que é visto na história do Racionalismo Cristão como seu consolidador, assumiu a presidência da Doutrina, dando início à extraordinária etapa de consolidação, com o aumento do número os filiados e correspondentes, alcançando mais de uma centena, no Brasil e no exterior, e, com a colaboração da sua diretoria e amigos dedicados de outros Filiados, construiu a nova Casa-Chefe, mais ampla e confortável, para melhor acolher o grande número de pessoas que afluiam à sede antiga e eram obrigados a permanecer do lado de fora durante as reuniões, por falta de acomodações. Mais tarde reformou a sede antiga e nela instalou o Solar Luiz de Mattos, recanto de assistência a idosos.

Nascido em 19 de novembro de 1892, o espírito de Antonio Cottas desprendeu-se da matéria, após 90 anos de vida física profícua, rica em realizações, sempre com austeridade, serenidade, honestidade e verdadeiro amor ao seu semelhante, assumindo, de imediato, o elevadíssimo Plano Espiritual, conduzido pelos Espíritos Superiores da Plêiade do Astral Superior.

Na memorável reunião pública de 13 de junho de 1983, manifestou-se o espírito do fundador e codificador do Racionalismo Cristão, Luiz de Mattos, até então Presidente Astral da Doutrina, e comunicou que, daquele momento em diante, essa função passava a ser exercida pelo espírito de Antonio Cottas. Na reunião seguinte, em 15 de junho de 1983, na primeira manifestação como Presidente Astral, o espírito de Antonio Cottas encorajou seu sobrinho, Humberto Rodrigues, na presidência física da Doutrina.
Página 9 em PDF

Fingir não cura angústia

De que adianta parecer alegre e comunicativa, se no seu interior residem a angústia, a ansiedade, a tristeza e a depressão; se você se sente sozinha, apesar de ter o seu círculo de amizades; se você assim se sente porque não confia nas pessoas, talvez pelas desilusões por que já passou, principalmente amorosas?

Está na hora de mudar o seu modo de pensar, empenhando toda sua força de vontade e compreensão para agir de maneira diferente da que vem agindo, sendo realmente alegre e comunicativa, e não apenas na aparência. Valorize suas amizades verdadeiras e afaste-se das que não têm envergadura moral. Tenha entusiasmo e disposição para lutar no seu dia a dia por tudo o que almeja, com coragem e confiança em você mesma, pensando de forma positiva.

Esta mensagem de otimismo é parte do aconselhamento dado a uma leitora de A Razão que escreveu à redação dizendo sentir constante angústia e falta de interesse pela vida, e afirmando que, apesar de divertir-se e ser considerada uma pessoa alegre e comunicativa, é triste e depressiva, com sensação de solidão e falta de fé nas pessoas.

Este não é um caso isolado, muitas pessoas sofrem de mal semelhante e devem meditar nas palavras da equipe de militantes que atende os leitores.
Página 4 em PDF


Caderno criança

Os direitos das crianças
Por que devemos tomar vacina?
Mônica dentuça faz 50 anos
É tempo de festinhas com fogueira, bombinha e rojão
E mais...
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

JUNHO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Veja o amanhã com otimismo
Saiba entender seu semelhante
Como manter a harmonia no lar
Reflexões
Fale conosco
Gula acelera o envelhecimento
Eventos
Sucesso versus fama
Homenagem a militante de 96 anos
Felicidade e coletividade
O espírito, as dimensões e o tempo
II Encontro da Mulher Racionalista Cristã
Quantos transtornos em nome do progresso!
Antonio Cottas, amigo autêntico e incondicional
O problema nordestino
Reflexão em torno do mesmo tema
Mais uma Casa do RC é inaugurada em Cabo Verde


Espaço Infantil

Por que ... devemos tomar vacina?
Mônica faz 50 anos e seus fãs comemoram
Brincadeiras (Ciranda, cirandinha)
Piadas

Arquivo de edições anteriores


Envie esta página para um amigo:


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: junho 2013

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de junho de 2013 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi