Edição de junho

Clássicos

O terceiro volume da coleção Clássicos do Raciona­lismo Cristão, que reúne crônicas e doutrinações da escritora Maria Cottas, está sendo lançado pela Casa-Chefe, agora em CD.
Página 7 em PDF

Diálogo

Diálogo não é discussão; através dele as pessoas se entendem, as arestas são aparadas, as divergências são sanadas. O diálogo nasce da vontade dos antagonistas de se entenderem.
Página 8 em PDF

Senilidade

O indivíduo que, pela sua vida mal vivida, desregrada e imoral, chega à decrepitude, à demência senil, à caducidade é indigno do convívio familiar e social. Saber envelhecer é uma arte.
Página 10 em PDF

Respeito e compromisso do casal

Como o casal vai administrar a sua relação íntima fica a critério do homem e da mulher, porém usando sempre de muita sinceridade e honestidade. Esta a posição do Racionalismo Cristão frente ao questionamento formulado por um leitor de A Razão. Ele indaga: "Se vocês não têm batismos, casamentos ou outros rituais, tem relevância (a relação sexual) ser antes ou depois do casamento? O que interessa é a consciência sobre o ato e o sentimento pela pessoa, independente de ser antes ou após, ou tem algo que impeça?"
Explica a equipe de militantes que atende os leitores em suas dúvidas espirituais: o Racionalismo Cristão nos ensina que cada espírito encarnado tem a faculdade do livre-arbítrio, isto quer dizer plena liberdade de ação. Quanto maior for o poder de raciocinar, tanto mais fácil se tornará o governo do livre-arbítrio. Daí a Doutrina não influir nas decisões do ser humano.
Pergunta, ainda o leitor: Para vocês existe Deus? Por que usam o termo Cristão?
Responde a equipe: Para o Racionalismo Cristão, Deus – que a Doutrina prefere chamar de Força Criadora, Grande Foco, Inteligência Universal – é a Força que movimenta e transforma toda a matéria existente no Universo. O termo cristão completa o sentido revelador da Doutrina: um código de conduta que reúne princípios espiritualistas e preceitos do cristianismo.
Página 4 em PDF

Sepultamento ou cremação?

Ao deixar a matéria, o espírito continua a sua trajetória evolutiva em outras dimensões, cumprindo as leis naturais e imutáveis que regem o Universo. A matéria inerte, que serviu ao espírito, entra em decomposição, sofrendo as transformações químicas inerentes àquele corpo.
Como sabemos, no Universo, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Diante dessa afirmativa, enunciada por Lavoisier, podemos concluir que é indiferente, sob a ótica da obediência às leis naturais, o sepultamento ou a cremação. A cremação não destrói a matéria; também nela a matéria se transforma, só que de maneira mais rápida e diferente.
Esse esclarecimento foi feito a um leitor que, após ler o livro essencial da Doutrina Racionalismo Cristão, 44ª edição, página 87, quis saber se Racionalismo Cristão é a favor ou é contra a cremação.
O leitor entendeu, pela leitura, que, se houver a cremação, ainda que mais higiênica, não existirão outras formas de vida.
Página 4 em PDF

Preito a um líder espiritual

O presidente da Filial Avenida de Holanda, Ilha de São Vicente (Cabo Verde), João Baptista Ferreira Lima, recebeu placa e diploma de Membro Honorário do Racionalismo Cristão, em reconhecimento da Casa-Chefe da sua dedicação e serviços prestados à Doutrina ao longo de 72 anos. João Lima está com 87 anos. Na foto, Antero Filipe dos Santos exibe o diploma conferido a João Lima (à direita).
Página 6 em PDF

Festas espiritualistas em cidades do sul do Brasil

Reunião cívico-espiritualista conduzida pelo presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, marcou o 45º aniversário da nova sede da Filial Pelotas e, no dia seguinte, em cerimônia igualmente presidida por Gilberto Silva, foi inaugurada a nova sede do Correspondente Capão do Leão, ambas as Casas no Rio Grande do Sul e presididas por Clair Maiche.
O fim de semana especial para os racionalistas cristãos gaúchos teve ainda um breve curso ministrado por Gilberto Silva. No curso o presidente passou instruções de como atender o público e observações voltadas para que os doutrinadores tenham postura e expressões corretas, a fim de que os ensinamentos do Racionalismo Cristão sejam bem interpretados pelos presentes às reuniões, e tratou de assuntos referentes ao trabalho dos médiuns.
Clair Maiche afirmou, na inauguração do prédio onde funciona, agora, o Correspondente, que é uma grande conquista "obtermos uma Casa que abre as portas, proporcionando espaço para esclarecer as pessoas sobre a essência da vida, e, assim, torná-las capazes de, por si só, encontrar o caminho que as levará ao êxito em seus empreendimentos. é uma grande conquista". "Hoje é um dia histórico para Capão do Leão, afirmou.
Página 5 em PDF

Antonio Cottas, um espírito incansável

Antonio Cottas , que faleceu em 12 de junho de 1983 e desde então, na amplidão do plano Astral Superior, não deixou de se preocupar com as pessoas em seus deveres materiais e espirituais, o que revelava em suas oportunas doutrinações, algumas delas fortes alertas para aqueles que, aos poucos, vão-se descuidando dos deveres espirituais e também para aqueles que ainda não têm noção ou conhecimento da espiritualidade. É um espírito que não se permitiu descanso. Na reunião pública de 13 de junho de 1983, a manifestação do espírito de Antonio Cottas, num depoimento emocionante, afirmou: Confiamos em ti, Humberto Rodrigues, tu és o meu sucessor! Deixei-te exemplos de amor e respeito, exemplos para dares continuidade ao que já está consolidado, auxiliado pelos racionalistas cristãos amigos verdadeiros e leais." Antonio Cottas havia assumido, então, a Presidência Astral do Racionalismo Cristão. As atitudes de Antonio Cottas eram severas, retas e decisivas, porém havia muita sensibilidade e simplicidade nos seus atos. Via o ser humano com falhas, fraquezas, inerentes ao mundo físico, mas vislumbrava um potencial a ser trabalhado espiritualmente através da orientação voltada para o entendimento da razão exata das encarnações sucessivas, buscando o aperfeiçoamento, ou seja, a preciosa evolução espiritual.
Página 1 em PDF


Caderno criança

Em busca do hexa

Começa no dia 12 deste mês a 20ª edição da Copa do Mundo da Fifa, com a participação das seleções de 32 países. A seleção brasileira é candidata ao sexto título mundial. Na página 12 você encontrará informação sobre onde se realizarão os jogos, orientação para principiantes em futebol, tarefas abordando países e bandeiras nacionais dos participantes da Copa, gravura para colorir e piadas.
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

JUNHO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Guardem as lições do RC
Abandonem os misticismos
Mulher, saiba educar os filhos
Reflexões
Fale conosco
Lançamentos
Relacionamento interpessoal
Eventos
O valor do diálogo
A renúncia libertadora - 2
Perda de tempo
A senilidade
Obituário
2014 em seus meados

Espaço infantil

Começa a corrida pelo hexa
Piadas

Arquivo de edições anteriores


Envie esta página para um amigo:


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: junho 2014

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de maio de 2014 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi