Controle os seus pensamentos, afastando todo e qualquer pensamento negativo. Substitua-os por pensamentos otimistas de valor, de coragem, de determinação e de entusiasmo pela vida.

Como livrar-se das aflições, tonturas que surgem sem causa física – conforme comprovação de exames médicos e laboratoriais, sensação de vertigem, angústia, desânimo? O Racionalismo Cristão tem a explicação: esse desconforto certamente é um problema espiritual, talvez um caso de sensibilidade mediúnica com que a pessoa não saiba lidar.

Em resposta a leitora de A Razão atormentada com os problemas que vem enfrentando, a equipe de militantes encarregada do atendimento às solicitações de esclarecimentos encaminhadas à seção Fale Conosco aconselhou-a a abandonar todo e qualquer pensamento negativo, ater-se, apenas, aos positivos.

A equipe deu à leitora orientação que vale para qualquer pessoa: "A principal orientação é quanto à disciplina no seu pensamento. Saber pensar é de fundamental importância para qualquer pessoa",

Página 7 em PDF


Família, algo que vai além
da Biologia e do Direito


Não existe lar onde reine o egoísmo, a prepotência, a visão unilateral. A família, numa visão espiritualista, pode ser encontrada entre pessoas não nascidas de um mesmo pai ou mãe biológicos.

O Racionalismo Cristão apresenta um conceito de família que vai além das questões biológicas e jurídicas. Na perspectiva racionalista cristã, esses dois aspectos não são suficientes para definir o grupo, que terá que ter afinidade, bem-querer, respeito ao livre-arbítrio de cada semelhante e interesse pelo bem-estar do próximo.

A análise foi feita pelo representante regional da Casa-Chefe para a Região Nordeste do Brasil, Joaquim Alves Neto, na solenidade comemorativa do 75º aniversário de fundação e o 37º de nova sede da Filial Recife (Pernambuco).

Segundo o representante da Casa-Chefe, nesta linha de reflexão apareceria a definição de um componente mais sublime, o lar. "Não existe lar onde reine o egoísmo, a prepotência, a visão unilateral. O que há de mais sublime entre os humanos deixaria de existir: a família, numa visão espiritualista, que pode ser encontrada entre pessoas não nascidas de um mesmo pai ou mãe biológicos", afirmou.

Página 5 em PDF


O que é ser mãe à luz
do Racionalismo Cristão


Mães não devem permitir que outros ocupem o seu lugar, cumpram seu papel.

O primeiro contato dos espíritos que encarnam é com as mães. Assim que começa o processo da gestação, já se nota a transformação física e psíquica que ocorre com a mulher. Muda para melhor o seu humor, o seu comportamento.

Página 4 em PDF
 

Lute para realizar seus sonhos


Os sonhos conservam as pessoas vivas e com capacidade de lutar para chegar ao ponto desejado

Sonhos fazem os seres humanos sempre jovens, sem desejar "pendurar as chuteiras". É tendo sempre algo para realizar que as pessoas, mesmo vivendo cada dia por vez, conseguem realizar grandes coisas em qualquer idade em que estejam.

Página 9 em PDF


Ser humano moderado e
ponderado é um vencedor


Ponderação e moderação nas atitudes e palavras, devem constituir o objetivo do ser humano na Terra

Aconselhamos que as pessoas sejam ponderadas e moderadas, porque é através da ponderação e da moderação que podem sair vitoriosas na luta pela vida. Reflexão, prudência e comedimento nos pensamentos e nas ações apontam caminhos seguros e evitam erros desnecessários.

Página 2 em PDF


Livro essencial da Doutrina
mostra como viver melhor

Em busca do equilíbrio


Capa e contracapa da 44ª edição do livro Racionalismo Cristão. Clique na imagem acima para baixar esta obra

Devemos buscar a paz para estarmos cercados de boa assistência espiritual. Com o esclarecimento e a consciência de que somos constituídos por Força e Matéria, podemos vencer. A Síntese dos Princípios Racionalistas Cristãos da obra essencial Racionalismo Cristão traz as normas de conduta que os indivíduos devem seguir para alcançar uma vida relativamente tranquila.

Página 10 em PDF
 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

MAIO

Caderno normal

Olá, CARO leitor
O bom pensamento é decisivo na evolução
Vitorioso é o ser humano moderado e ponderado
A educação deve ir do berço à fase adulta
Reflexões
Bons exemplos, garantia de futuro
O que é ser mãe à luz do Racionalismo Cristão
A vida se define a longo prazo
Combatamos o medo nas crianças
Fale conosco
A língua portuguesa e o RC
Nunca deixe de sonhar e lute para realizar os sonhos
Em busca do equilíbrio
De profetas e pensadores

Caderno criança

Rapunzel e suas longas tranças
Os amiguinhos da Branca de Neve
Divirta-se


Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão
 


A Razão: maio de 2010

Clique nas imagens acima e abaixo para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO
de
maio de 2010
em formato PDF.


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi

Baixe o livro Racionalismo Cristão. Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão. Clique na imagem abaixo



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues