Cuidado com as mistificações


Uma das mais perigosas formas de mistificação é que tenta fazer o indivíduo acreditar em influência genética sobre a índole do ser humano

Mistificações são perigosas e o ser humano deve estar atento a elas, saber identificá-las para não ser enganado.

Há a mistificação que médiuns de incorporação mal treinados, de índole fraca ou tendenciosa podem apresentar, mas também a que mesmo os não médiuns que estudam o espiritualismo com base científica podem introduzir em suas linhas de raciocínio.

Uma das mais perigosas formas de mistificação é que tenta fazer o indivíduo acreditar em influência genética sobre a índole do ser humano. Ninguém é mais ou menos impulsivo, agressivo, tímido, recatado, extrovertido etc., por causa da influência da sua constituição genética.

Quando um espírito encarnado apresenta determinado comportamento, seja de altivez, seja de submissão, de independência ou aprisionamento em relação a vícios, gentileza ou rudeza, amabilidade ou rispidez, é o seu eu espiritual, e não a sua carga genética, o responsável por isso. Virou modismo até entre divulgadores do espiritualismo falar de influência genética. Devem, porém, lembrar do quanto nossa informação genética é parecida com a de outros animais.

Página 8  em formato PDF


Humberto, 25 anos na direção do RC


Descerramento da foto de Antonio Cottas, seu tio e antecessor na direção do Racionalismo Cristão.


Abraço de Gilberto Silva, seu discípulo e amigo, que o vem substituindo à frente da Doutrina como presidente em exercício

Os racionalistas cristãos prestaram, na Casa-Chefe, merecida homenagem ao dr. Humberto Machado Rodrigues pela passagem do 250 aniversário de sua elevação à presidência internacional da Doutrina, em substituição a Antonio Cottas, seu tio e mestre, que ascendeu a seu mundo de luz.

A homenagem, em solenidade simples e rápida, marcou o reconhecimento dos racionalistas cristãos ao empenho do homem que, após a consolidação da Doutrina, empreendida por Antonio Cottas, dedicou-se a expandi-la, abrindo Casas nos quatro cantos do mundo.

Foi o reconhecimento, também, de seu amor pela Causa. Em agradecimento à homenagem, a esposa de Humberto, sra. Marluce Rodrigues, contou que ele costumava dizer que tinha três grandes amores na vida, de igual intensidade, e por qualquer deles morreria: ela, o filho, também Humberto, e o Racionalismo Cristão.

Página 12  e  Página 3  em PDF
 

Idéias são intuições do Astral Superior


Espiritualistas sabem que idéias são intuições do Astral Superior

Idéia é algo que parece vir como um lampejo, uma luz para a solução de nossos problemas, muitas vezes, no momento em que estamos calmos e serenos, não em meio a turbulências. Para os espiritualistas, trata-se de intuição do Astral Superior.

 Página 6  em PDF


A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...

JULHO DE 2008

Edição normal

Olá, caro leitor, Gilberto Silva
Respeito e compreensão
Troquem o lazer inútil por uma boa leitura
O grande problema da gravidez precoce
Reflexões
A negligência pode retardar a evolução
Água, a fonte da vida
Grande racionalista cristão
Policiemos nossos pensamentos
Inveja, culpa da competição?
Os sete sábios da Grécia
O valor das idéias
A degradação moral
Cuidado! Cuidado com quê?
Fale conosco
Damiana Francisca da Costa
Só com luta se evolui
Hérnia, caso de cirurgia
Partido Democrata moderno
Injustas privações


A Razão Criança

A galinha dos ovos de ouro
O que é, o que é?
Infância
Bichos também têm nomes complicados
Polêmicas de Luiz de Mattos
Férias, tempo de curtir



Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão

A Razão: julho 2008

Clique na imagem  acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de julho de 2008 em formato PDF
 

A Razão: dezembro 1916

Clique na imagem acima, para ver a primeira página do primeiro número do jornal A Razão, lançado em 19 de dezembro de 1916


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Rádio A RAZÃO - Fotos

Clique na imagem para ver fotos da inauguração do estúdio Felino Alves de Jesus e da Rádio A RAZÃO no dia 20 de maio de 2006