Você atrai o que pensa


Pensar bem é atrair o bem, pensar mal é atrair o mal

O Racionalismo Cristão ensina aos seres humanos que devem cultivar bons pensamentos, para prosseguirem na vida sempre acertando, alcançando o que pretendem e que seja possível, vencendo no final. A luta pela vida é constante. O bem-fazer traz alegria e felicidade. Nada é impossível para quem tem força de vontade e está voltado para o cumprimento do dever. Pensar bem é atrair o bem, pensar mal é atrair o mal.

Há muitos seres desanimados, pessoas que pensam que não encontrarão remédio para seus males. Isso é sinal de obsessão. É necessário que se esclareçam, para sentirem que não há dificuldades invencíveis. A vibração espiritual dirigida ao Astral Superior vence a obsessão.

Página 2  em formato PDF


Cobiça e inveja andam lado a lado


O cobiçoso, através da ambição, tudo quer, nunca está contente com o que tem, e tenta obter por qualquer meio o que não consegue.

A inveja busca obter os bens e as virtudes que os outros já possuem; a cobiça impulsiona o ser para a ação, é mais ativa e até atrevida e desmedida por bens materiais, mas ambas andam sempre juntas e até se confundem.

Os dicionários registram que a cobiça é o desejo sôfrego, veemente, de possuir bens materiais, tendo como sinônimos avidez e cupidez. É uma ambição desmedida por riquezas exclusivamente materiais. A inveja, segundo os mesmos dicionaristas, é o desejo violento de possuir o bem ou a felicidade alheia.

O cobiçoso, através da ambição que lhe é própria, tudo quer, nunca está contente com o que tem, e obviamente vai sempre tentar obter o que não consegue, ainda que seja usando meios ilícitos. Nós, racionalistas cristãos, condenamos a ambição desenfreada e a cobiça desmedida.

Página 5  em PDF
 

Racionalista entre líderes na internet


Lista RC, um dos grupos de maior sucesso do mundo

O Yahoo! classificou como um dos grupos de maior sucesso do mundo, entre os que trocam mensagens na internet, a Lista do Racionalismo Cristão, ou a raciona-lista como é chamada. A Lista RC integra os 2% mais bem sucedidos entre os cerca de 9 milhões de grupos e mais de 100 milhões de membros, que trocam idéias pela rede. Para inscrever-se nesse grupo, basta enviar um e-mail para
Racionalismo-subscribe@yahoogrupos.com.br
O objetivo da raciona-lista é a troca de idéias sobre a nossa Doutrina. É também um veículo de divulgação de eventos e realizações do Racionalismo Cristão.

Página 6  em PDF

Luiz Thomaz


Em 1910, Luiz Thomaz uniu-se a Luiz de Mattos. A partir daí, a luz intensa e benéfica do Racionalismo Cristão começou a iluminar os recantos da Terra

Grandes vultos da humanidade partiram do Racionalismo Cristão, saíram da sua terra natal, Portugal, com tenra idade. Assim foi com Luiz de Mattos, Luiz Thomaz e Antonio Cottas.

Luiz Thomaz, que nasceu em Moita, Castanheira da Pera, do Distrito de Leiria, em 4 de agosto de 1871, aos 14 anos, despediu-se dos pais e embarcou para o Brasil, com destino a Santos, onde, ao longo da sua existência física, lutou bravamente pelos seus nobres ideais.

Tinha grandes desafios, mas nada temia, pois trazia na bagagem o amor ao trabalho, a honradez, a simplicidade de caráter, que são os mais valorosos patrimônios que os pais podem legar aos filhos.
Luiz Thomaz foi um homem simples, de hábitos saudáveis e sabia, como ninguém, ser econômico e comedido em seus gastos.

Muitas foram as entidades beneficiadas pela sua fortuna, adquirida do trabalho exaustivo e constante ao longo da sua vida física que, devido ao desgaste, foi de 60 anos, muito curta pelo muito que tinha ainda por realizar.

Página 9  em PDF


A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...

AGOSTO DE 2008

Edição normal

Olá, caro leitor
Lembre-se: você atrai o que pensa
O espírito precisa ser bem orientado
Mulher, saiba ser esposa e orientadora
Reflexões
80 anos do Racionalismo Cristão em Pelotas
Harmonia dos reinos naturais
Da heteronomia à autonomia
Exercício para qualquer idade
Cobiça, irmã siamesa da inveja
O nascimento da filosofia
Pena que ainda haja tantos erros
Durabilidade do corpo humano
Luiz Thomaz
Fale conosco
A vontade e o pensamento vencem
Será prejudicial sentir ciúmes?
Faringo-amigdalite
Percepção para a guerra


A Razão Criança

A imagem de uma criança
Grande Magda
O centenário da morte de Machado de Assis
Está na internet


Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão

A Razão: agosto 2008

Clique na imagem  acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de julho de 2008 em formato PDF
 

A Razão: dezembro 1916

Clique na imagem acima, para ver a primeira página do primeiro número do jornal A Razão, lançado em 19 de dezembro de 1916


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Rádio A RAZÃO - Fotos

Clique na imagem para ver fotos da inauguração do estúdio Felino Alves de Jesus e da Rádio A RAZÃO no dia 20 de maio de 2006