Previna-se contra a depressão


É sempre melhor evitar um mal do que deixar que se apresente para depois ser curado

Procure em você mesmo as armas para não se entregar ao desânimo. Faça o que deseja, desde que seja algo bom para a saúde. É sempre melhor evitar um mal do que deixar que se apresente para depois ser curado. Práticas terapêuticas ensinadas pelo Racionalismo Cristão são o melhor remédio para prevenir o problema.

Página 9 em PDF


A harmonia no lar é possível


O diálogo no lar deve desenvolver-se em clima de harmonia, todos se esforçando para falar com tranquilidade.

Após 14 anos de vida em comum, em paz e entendimento, surgiram desacordos. O marido pediu e recebeu orientação de A Razão, através de Fale Conosco, seção em que o jornal conversa com seus leitores.

Página 7 em PDF


Elimine o binômio
erro-culpa e viva melhor


Romper com o passado e viver o presente de olho no futuro pode eliminar o binônio erro-culpa

Só há um caminho para afastar o sentimento de culpa: afastar o erro, assumi-lo, tomá-lo como lição e não o repetir; aceitar que quando erramos devemos ser mais cuidadosos e responsáveis pelos nossos atos, num processo de conscientização que nos leva a mudar a nossa conduta, para não fazermos errado o que antes fazíamos, isto é, precisamos deixar de causar problemas ao nosso semelhante.

O ser humano comete erros vo luntários, involuntários ou inconscientes, que podem ou não gerar culpa. Não há definição absoluta para o sentimento de culpa, devendo esta ser avaliada conforme a consciência de cada um e as suas circunstâncias. Conclui-se que a culpa vem do fato de que sentimos como sendo errado ou vergonhoso errar, não do erro que devemos sempre reparar. Para pessoas educadas e evoluídas, um pedido sincero de des culpa e mútua compreensão das circunstâncias pode bastar.

Um grande passo na eliminação do binômio erro-culpa é aprendermos a romper com o passado, sabermos viver o presente com os olhos voltados para o futuro, já que não é possível mudar o passado. E se não é possível mudar, deve-se, portanto, dele tirar lições e aplicá-las no presente para que se construa um futuro de paz e tranqüilidade em que os sentimentos de culpa não nos venham inquietar.

Página 8 em PDF
 

Irradiações indicadas
pelo RC têm significado


As irradiações constituem preparo mental o que torna seu significado essencial.

As irradiações não são um agrupamento de palavras para serem repetidas automaticamente, mas encerram um elevado sentido espiritual e concentram, na sua essência, um resumo doutrinário do Racionalismo Cristão. Não seria possível dizer mais em tão poucas palavras, para que possam ser conservadas na memória. Esta explicação do RC é detalhada na página 4. Cada sentença das irradiações A e B é dissecada, dando ao leitor seu significado. Essas irradiações constituem preparo mental o que torna seu significado essencial.
 

Racionalismo Cristão em dois momentos


Almoço comemorativo do 30º aniversário da Filial Lisboa

Em abril deste ano, dirigentes e militantes da Filial Ilha de São Vicente (Cabo Verde) comemoraram com reunião cívico-espiritualista o 46º aniversário de fundação da Casa e o 15º da inauguração da nova sede. Em junho último, a Filial Lisboa (Portugal) do Racionalismo Cristão chegou aos 30 anos. A data foi come morada em almoço-convívio de que participaram dirigentes e militantes da Filial aniversariante e muitos convidados de casas racionalistas cristãs de Portugal.

Na foto acima, da esquerda para a direita, Maria do Céu Sousa, presidente da Filial Lisboa; José Rabaça
Carmezim, presidente da Filial Porto: Ana Paula Oliveira, militante da Filial Porto; Antonio Lino Pinto dos Santos, presidente da Filial Aveiro; José Carlos Castro, da Filial Porto; sra. Filomena, militante da Filial Seixal; Antão da Luz, presidente da Filial Seixal; Edmundo Mota, presidente do Correspondente Setúbal; André Carrajola, militante do Correspondente Setúbal, e Jorge Sousa, marido de Maria do Céu. Abaixo, aspecto do salão da sede da Filial Ilha de São Vicente. Na época ainda havia separação entre homens e mulheres na ocupação dos assentos.


Aspecto do salão da sede da Filial Ilha de São Vicente. Na época ainda havia separação entre homens e mulheres na ocupação dos assentos.


Página 12  em PDF
 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...

AGOSTO 2009

Caderno normal

Olá, CARO leitor
O trabalho distrai e fortalece o espírito
Esteja atento e afaste os espíritos inferiores
Mulher, seja feminina, mas evite a vulgaridade
As distâncias que o tempo registra
Reflexões
Irradiações têm significado
Fale conosco
A arte de doutrinar
Penso, logo existo
Contratempos
Como um ser vencedor
O homem no mundo
Erro, culpa e remorso
Previna-se contra a depressão
Heráclito: "Tudo flui"
África de múltiplas feições

Caderno criança

Dificuldade de aprendizagem
O menino que quase virou cachorro
Temos 5 sentidos, mais a intuição
Vamos brincar de ABC


Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão


Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristao. Clique na imagem abaixo

A Razão: agosto 2009

Clique nas imagens acima e abaixo para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO
de
agosto de 2009
em formato PDF.
 

A Razão: dezembro 1916

Clique na imagem acima, para ver a primeira página do primeiro número do jornal A Razão, lançado em 19 de dezembro de 1916


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Rádio A RAZÃO - Fotos

Clique na imagem para ver fotos da inauguração do estúdio Felino Alves de Jesus e da Rádio A RAZÃO no dia 20 de maio de 2006