Livre-se dos pesadelos


Por vezes a diferença entre uma noite bem ou mal dormida com pesadelos, é o controle do pensamento e a prática da Limpeza Psíquica de manhã e à noite.

É possível evitar os pesadelos e acordar com boa disposição para mais um dia de trabalho, estudo ou lazer saudável. Para isto, basta que ao se deitar a pessoa deixe de lado preocupações com os problemas que enfrenta no dia-a-dia.

Não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. A possibilidade desse sono tranquilo passa pelo conhecimento sobre a vida espiritual. À medida que se fortalece esse conhecimento, mais fácil se torna a vida.

O corpo físico descansa, mas o espírito não dorme, é vibração contínua. Durante o sono, o espírito afasta-se do corpo físico, ao qual permanece ligado por cordões fluídicos. liberta-se da atmosfera da Terra, e vai a seu mundo de origem, onde se retempera, recupera energia. Se, porém, durante o sono o corpo físico se mantém preso à vida material, o espírito entra em sintonia com questões afins que compõem campos magnéticos que percorrem a atmosfera da Terra e aí fica retido. É nessa situação que ocorrem os pesadelos, e pela manhã o corpo físico está cansado. O corpo físico recebe o impacto do que ocorre com o espírito.

O Racionalismo Cristão oferece, em suas Casas e em sua literatura, o necessário conhecimento sobre a vida espiritual.

Página 7 em PDF
 

Espiritualização a passos lentos


Enquanto no campo material o progresso tecnológico se processa em um crescimento vertiginoso, a evolução espiritual ainda se processa a passos lentos.

Registra-se, principalmente nos últimos cem anos, crescimento vertiginoso no campo material, o progresso tecnológico se processa em ritmo acelerado, proporcionando ao ser humano maior conforto e qualidade de vida em termos materiais, mas este segue a passos lentos rumo ao aprimoramento das qualidades espirituais a serem desenvolvidas.

No Universo, somos uma cadeia de energia, vibrando e se entrelaçando. Tudo o que uma pessoa faz ou sente reflete-se em outra. Portanto, emitindo bons pensamentos, estaremos contribuindo para a harmonia do Universo, e qualquer discrepância se fará sentir em quem a gerou, arcando este com as consequências, que podem não ser boas.

Página 6 em PDF


Temos que desenvolver
a nossa intelectualidade


Espiritualidade é base segura, única, para o desenvolvimento da intelectualidade

Intelectualidade é o conjunto das faculdades intelectuais, cognitivas, pelas quais as impressões tangíveis ou intangíveis, recebidas pelos sentidos, se tornam inteligíveis. Essas faculdades desenvolvidas nos qualificam ou capacitam a perceber, interpretar, analisar, compreender, aprender e penetrar com mais agudeza e perspicácia em nossas investigações.

O Racionalismo Cristão nos ensina que a intelectualidade e a espiritualidade são duas faculdades ou atributos distintos que correm em paralelo durante todo o processo da evolução espiritual.

Podemos, numa encarnação, desenvolver bem ambas as faculdades, ou uma delas mais do que a outra, ou até mesmo um pouco as duas, mas ambas, indispensáveis, se complementam e convergem para a evolução total do espírito.

Página 9 em PDF
 

FIM DO MUNDO
2012 vem aí, mas não tenha medo


Quem estuda e pratica o Racionalismo Cristão, não está preocupado com "fim do mundo" em 2012, pois essa predição é apenas  falso alarmismo.

Místicos espalham o terror com falsas previsões de que o mundo vai acabar em 2012, mas o Racionalismo Cristão garante que se a Terra tivesse que ser destruída já o teria sido. Nosso planeta se inclui na harmonia do Universo e é certo que assim vai permanecer.

Página 8 em PDF
 

Há muito a fazer pelas
crianças e pelos jovens


Os pais devem dar aos filhos exemplos de dignidade e valor, para que sirvam de guia e estímulo nessa fase tão importante da vida

Um velho adágio diz que falar à criança é gravar em mármore. Trata-se de uma grande verdade, porque a criança guarda na mente o que ouve e vê. Mais tarde, lembra-se perfeitamente de tudo que observou na infância.

Página 2 em PDF
 

Luiz Thomaz


Luiz Thomaz tinha grande amor ao trabalho, era honrado e simples de caráter. Fez bom uso do patrimônio material e contribuiu com inúmeras instituições beneméritas, inclusive o Racionalismo Cristão.

Nascido em Moita, Castanheira da Pêra, Leiria, Portugal, em 4 de agosto de 1871, Luiz Thomaz veio para o Brasil aos 14 anos e desembarcou em Santos. Com destacado amor ao trabalho, honradez e simplicidade de caráter, fez bom uso do patrimônio material obtido de sua luta e contribuiu com inúmeras instituições beneméritas, inclusive o Racionalismo Cristão.

Neste ano do centenário da Doutrina que ele ajudou a fundar, Luiz Thomaz será homenageado com visita ao local onde nasceu e onde ainda é lembrado como responsável pela construção de escolas e estradas.

Página 3 em PDF
 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

AGOSTO

Caderno normal

Olá, CARO leitor
Somos exatamente o que queremos ser
RC oferece às pessoas nova leitura da vida
Há muito que fazer pelas crianças e jovens
Reflexões
Teimosia arraigada
A ética em nosso dia-a-dia
Espiritualização a passos lentos
Sucessão à vista
Fale conosco
2012, ano que aterroriza
Desenvolva a intelectualidade
Aprenda a se conhecer
Arroz e feijão - mistura saborosa e saudável
Eterna, a arte provoca reflexão

Espaço Jovem

Os ruídos na comunicação
Cinema, boa pedida
Veja que lindos estes poemas infantis
Divirta-se



Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão
 


A Razão: agosto de 2010

Clique nas imagens acima e abaixo para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO
de
agosto de 2010
em formato PDF.


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi

Baixe o livro Racionalismo Cristão. Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão. Clique na imagem abaixo



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues