Edição de agosto

Armem-se contra a violência

A todo momento as pessoas se deparam com a violência, que já não se limita às ruas, mas avança e invade residências, escolas e locais que as pessoas necessitam frequentar para suprir suas necessidades materiais e até para a própria evolução.

Já não é seguro andar livremente nas ruas, as casas estão sendo guarnecidas de grades, cercas elé­ricas e outros dispositivos de proteção.

Houve tempo em que a segurança pública era mantida para que os cidadãos honestos e honrados tivessem o seu direito de ir e vir respeitado. Já não é assim. Por isso, o chamamento a que se armem contra a violência, mas não se trata de se armarem com instrumentos que lesionem e possam levar à morte o agredido. Tratamos aqui da busca dos conhecimentos da espiritualidade, da elevação do pensamento às esferas superiores do bem, através do religamento pela limpeza psíquica nos momentos recomendados pelo Racionalismo Cristão.

Armem-se, portanto, pelo fortalecimento espiritual, pela força do pensamento bem direcionado, não se deixando ligar a esta onda avassaladora em que se encontram tantos seres que estão pro­pensos a desmantelar a sociedade.
Página 9 em PDF

Lar é a primeira escola do espírito

O lar, lugar de espiritualização, é a primeira escola dos espíritos encarnados, porque ali está a família, estão as pessoas de quem esperam receber compreensão e boa educação, para que possam levar uma vida saudável, buscando cumprir o que pla­nejaram em seus mundos de estágio, e ca­minhar em suas trajetórias evolutivas.

Hoje, porém, entre pa­rentes há discussões, ga­nância, desrespeito, libertinagem, falta de compreensão e desarmonia; são lares desmoronados pelos desejos egoístas e total ausência de espiritualidade de seus integrantes. Nesses lares, os seres não estão dispostos a prestar solidariedade e a olhar o outro, quadro inadmissível, intolerável e absurdo para quem tem o mínimo de esclarecimento sobre o que é a vida.
Página 8 em PDF

Tenha coragem e vença o medo

Coragem é a palavra-chave para que os seres humanos possam vencer o sentimento do medo e superar os obstáculos que se apresentam no caminho de cada um. Coragem é vibração poderosa do espírito, e precisa ser desenvolvida continuadamente. Caso contrário, muitos ficam acuados ao menor sinal de perigo, ou impotentes ante as dificuldades que apareçam.

A recomendação é de Antonio Cottas, o consolidador do Racionalismo Cristão, em doutrinação dada na Casa-Chefe da Doutrina. Antonio Cottas diz ainda que é importante que as pessoas se tornem espiritualmente esclarecidas, e nada melhor para elas que as casas racionalistas cristãs, que se propõem a ensinar o que é espiritualidade.
Página 2 em PDF

A Razão homenageia Luiz Thomaz

Todos os anos, em agosto, A Razão homenageia Luiz Thomaz, um de seus fundadores, em parceria com Luiz de Mattos. Tanto um quanto o outro queriam um jornal para divulgar os princípios e as atividades do Racionalismo Cristão, filosofia espiritualista que, com a ajuda de Luiz Thomaz, Luiz de Mattos havia codificado. Luiz Thomaz nasceu em Portugal, em 4 de agosto de 1871, e aos 14 anos veio para o Brasil. Desembarcou em Santos (SP), onde, ao longo da sua vida física, lutou incessantemente pelos seus nobres ideais.

Com honradez, simplicidade de caráter e destacado amor ao trabalho, que são atributos do espírito, Luiz Thomaz acumulou grande patrimônio material e contribuiu com inúmeras instituições beneméritas, inclusive o Racionalismo Cristão, permitindo que desde seu nascimento fosse financeiramente independente.

Na freguesia de Moita, concelho de Castanheira de Pêra, distrito de Leiria, onde nasceu, Luiz Tho­maz é lembrado também por haver sido responsável pela construção, ali, de escolas e estradas. Conta-se que ele próprio trabalhou na construção da estrada local.

Após emigrar para o Brasil desenvolveu trajetória vibrante no campo da verdadeira e pura espiritualidade, incluindo-se no rol dos grandes homens que se destacaram por feitos extraordinários, seres que encarnaram para o desempenho de missões em benefício da humanidade.

Luiz Thomaz trabalhou muito, tornou-se comerciante e chegou a ter cinco fazendas de café em São Paulo. Casou-se com Amélia Maria, sobrinha de Luiz de Mattos. O casal não teve filhos.
Página 1 em PDF

Casas racionalistas cristãs festejam seus aniversários

São 34 anos de luta, esforço e até sofrimento dos dirigentes e militantes da Filial Lisboa do Racionalismo Cristão, afirmou sua presidente, Maria do Céu Sousa, na solenidade comemorativa do aniversário da Casa.

Os 29 anos do Racionalismo Cristão na cidade de Haia e o 7° ani­versário de ascensão do Correspondente a Filial foram comemorados em 26 de junho de 2013.
Página 5 em PDF

Não tema experiência em sua vida espiritual

A equipe de militantes que tira dúvidas de leitores de A Razão tranquilizou uma jovem que, por não entender um fenômeno que ocorreu com ela, ficou muito confusa. Tinha sido apenas uma experiência espiritual, de fácil explicação.

A jovem havia visto uma moça que se apresentava com músicos no ambiente em que ela se divertia com o namorado. Na verdade, só ela via a cantora. Ao constatar o fato, passou mal, sentiu arrepios e vontade de chorar enquanto tremia muito.

A jovem pediu ajuda e a equipe de militantes a atendeu, explicando que ela nada precisa temer nem ficar desassossegada com essa experiência. Deve, sim, evitar locais em que sinta mal-estar e, se perceber presenças perturbadoras, fazer as irradiações. Precisa procurar controlar-se para não se entregar às emoções que tanto a afetaram, e manter sempre a confiança em si mesma.

Os leitores de A Razão dispõem, agora, de um e-mail exclusivo para a apresentação de suas dúvidas: faleconosco@racionalismocristao.org. As solicitações serão atendidas por uma equipe de militantes da Doutrina.
Página 4 em PDF

Homenagem ao jornal A Razão

A Câmara de Vereadores de Bebedouro (São Paulo) aprovou Moção de Congratulações pela 2.600ª edição de A Razão, junho de 2013. A proposta foi do vereador José Baptista de Carvalho Neto.
Página 6 em PDF

Mentira

A mania de mentir começa geralmente na infância, está associada ao medo de que determinadas atitudes gerem castigos e pode ser tão severa que se transforma em doença.
Página 4 em PDF

A mulher

O progresso crescente do mundo tirou muitas mulheres do aconchego do lar para colocá-las no torvelinho do mercado de trabalho, em busca de melhores condições financeiras.
Página 2 em PDF


Caderno criança

Por que sentimos cócegas?
Sabe o que é limerique?
Historinha de Monteiro Lobato
Piadas e adivinhas
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

AGOSTO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Coragem, a palavra-chave
O verdadeiro sentido da resignação
O papel da mulher no lar e na sociedade
Reflexões
Fale conosco
Olhos que mentem
Eventos
Lançada biografia de Getúlio de Aguiar
Vereadores homenageiam A Razão pelas 2.600 edições
Terra, planeta-escola de múltiplas escolhas
Lar, a primeira escola do espírito
Felino Alves de Jesus: breve vida e longa história
Armem-se contra a violência
Aceitemo-nos sem queixas
A lei da prosperidade familiar
Democracia participativa

Espaço infantil

Sabe o que é limerique?
Na Flipinha, livro nascia em árvore
Por que...sentimos cócegas?
Piadas
O cavalo e o burro
Adivinhas

Arquivo de edições anteriores


Envie esta página para um amigo:


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: julho 2013

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de julho de 2013 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi