Os espíritos se distribuem em classes. Nosso planeta oferece condições para que espíritos até a 17ª classe possam evoluir encarnando.

As classes espirituais são uma espécie de medida para aferição do grau de evolução. Espíritos menos evoluídos são classificados nas classes mais baixas.

Essas classses são referidas no livro básico da Doutrina, Racionalismo Cristão, com a explicação de que até a 17ª o espírito encarna para evoluir e que a partir da 17ª ele passa a desenvolver atividades no Espaço ou Astral Superior.

Em resposta a um estudioso da Doutrina, a seção Fale Conosco explica que as classes espirituais podem ser comparadas ao modelo progressivo de ensino em nossa sociedade. A partir do pós-doutorado o estudante não precisa mais ir à escola. Avança intelectualmente em outros meios.

Página 7  em formato PDF


Luxúria, o pior dos vícios morais


Derivado de nossas fraquezas espirituais, esse mal causa a maior parte dos sofrimentos

Finalizando a série Os sete Vícios Morais Essenciais da Humanidade, vamos tratar aqui da Luxúria. E eu o farei com o cuidado necessário, usando uma linguagem cuidadosamente filtrada e adequada ao nosso jornal e seus leitores, respeitando o decoro, contudo sem omitir o essencial.

A luxúria é o pior vício moral que podemos alimentar e carregar, estando diretamente ligada ao nosso "eu material". Sem sombra de dúvidas, a maior parte dos sofrimentos pelos quais passamos tem como causa a luxúria. Esta, por sua vez, deriva diretamente de nossas fraquezas espirituais e vem respaldada com um alto conteúdo egoístico. Daí, a grande dificuldade em eliminar esse vício terrível.

Página 5  em PDF

 


O espírito encarnado, estimulado pela limpeza psíquica, está em condições de reavaliar sua conduta.

O bom humor do espírito e a limpeza psíquica do Racionalismo Cristão exercem efeito benéfico sobre o corpo físico. Isso ocorre principalmente, mas não apenas, de forma indireta, alterando para melhor a qualidade das ondas de pensamento do espírito encarnado.

Quando o ser humano (espírito encarnado) é submetido à limpeza psíquica nas reuniões públicas do Racionalismo Cristão, as ondas de pensamento do Astral Superior, ondas de otimismo, calma, vigor, paz, fraternidade, interpenetram as ondas de pensamento do encarnado e remodulam-nas. Remoduladas para melhor, as ondas de pensamento do espírito encarnado estimulam o cérebro, o sistema nervoso como um todo, a enviar mensagens para o funcionamento adequado do corpo humano.

Página 4  em PDF
 

Antonio Vieira


Um dos grandes vultos da humanidade,
considerado o maior homem do século XVII

Espírito estóico, renunciante e contestador, que atraiu para si a ira de poderosos dirigentes da Ordem Religiosa a que estava ligado, foi encarcerado, chegou a ser condenado pelo Tribunal do Santo Ofício e esteve prestes a ser queimado vivo – este foi Antonio Vieira, que nasceu em 1608, desencarnou em 1697 e, ao retornar ao Espaço Superior, trabalhou intensamente no campo da espiritualidade.

De sua atividade, na preparação do local e de pessoas para o restabelecimento do verdadeiro cristianismo na Terra, resultou a implantação do Racionalismo Cristão.

Página 4  em PDF


A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...


Mês de setembro em HTML para breve

SETEMBRO DE 2008

Edição normal

Olá, caro leitor
Pensamento positivo trará dias melhores
Basta esclarecer-se para ver que é fácil viver
Há muitos livros que ajudam a educar a prole
Durabilidade do corpo humano - 2
Educação espiritual
Alegria de viver
Terapêutica das reuniões
Antonio Vieira
Luxúria, o pior vício moral
Manoel Lavrador
Um espírito que evolui
Fale conosco
Saibamos usar os bens materiais
O jogo da vida
Perigos da tuberculose
Convivência com os descendentes
De sonhos vive a cidade
A verdade dentro de um poço


A Razão Criança

A formiga boa
O que é, o que é?
A bola
Xô, preguiça
Métodos antigos de fazer continhas
A amada língua portuguesa


Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão

A Razão: setembro 2008

Clique na imagem  acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de setembro de 2008 em formato PDF
 

A Razão: dezembro 1916

Clique na imagem acima, para ver a primeira página do primeiro número do jornal A Razão, lançado em 19 de dezembro de 1916


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Rádio A RAZÃO - Fotos

Clique na imagem para ver fotos da inauguração do estúdio Felino Alves de Jesus e da Rádio A RAZÃO no dia 20 de maio de 2006