Livre-se dos medos e fobias

A limpeza psíquica é capaz de dar ao ser humano tal força espiritual que o torna imune a medos e fobias

A limpeza psíquica, recomendação básica do Racionalismo Cristão para a purificação do ambiente com o afastamento dos espíritos do astral inferior, é um dos principais instrumentos para o fortalecimento da espiritualidade e, como consequência, da saúde mental. Conclui-se, daí, que a limpeza psíquica é capaz de dar ao ser humano tal força espiritual que o torna imune a medos, fobias e à síndrome do pânico, entre outras vantagens.

Essa explicação trazida a público é o resumo da resposta dada a um verdadeiro pedido de socorro feito por uma leitora à seção Fale Conosco. É a partir de relatos de dramas individuais que A Razão tem oportunidade de orientar os leitores sobre a disciplina e os princípios racionalistas cristãos. A análise de cada caso é feita por uma equipe de militantantes selecionados por seus conhecimentos pela Casa-Chefe.


Facilite, deixe que o orgulho
ceda lugar à humildade

Abandone o orgulho e abrace a humildade

O orgulho e a vaidade são pedras encontradas no caminho da evolução e devem ser transpostas com humildade. Não há motivo para alimentarem orgulho, a não ser quando se sintam úteis, quando a consciência lhes disser que são prestativos, quando somente praticarem o bem. Esse tipo de orgu lho é benéfico, por refletir a alegria interior proveniente das boas ações produzidas. Assim como é danoso o orgulho por se achar superior ao semelhante; a vaidade, por seu turno, também prejudica o ser.

Esta exortação é de Luiz de Mattos em uma de suas doutrinações. Luiz de Mattos é o codificador do Racionalismo Cristão, doutrina que objetiva esclarecer o ser humano e coscientizá-lo de que, na Terra, tudo se constitui de Força e Matéria.

Nessa mesma manifestação, o doutrinador afirma: "Todas as pessoas têm obrigações a cumprir, sem qualquer exceção. São consideradas parasitas as que pensam não ter deveres, por achá-los inúteis. As honradas dão muita importância aos compromissos que assumem."

Nota, na página 2 em PDF
 

Entenda a relação entre
remorso e pesar


Há pessoas que superam o sentimento de tristeza e pesar; outras são presas fáceis.

O remorso, reação ao arrependimento espontâneo e sincero, é um sentimento muito negativo, que corrói a alma de forma tormentosa e aflitiva, sendo responsável pelo aparecimento de muitas e profundas angústias. Por isso, resiste e trava a consciência, no sentido de que ela possa vir a alcançar o alívio que resultaria do arrependimento.

É sempre possível encontrar relações de causa e efeito entre os sentimentos de pesar, tristeza e remorso, todos muito abrangentes e de certa forma relacionados entre si.

O pesar é um sentimento natural que ocorre sempre que tivermos que enfrentar grandes perdas de ordem sentimental e emocional. Não raro, esses sentimentos representam emoções que servem para nos motivarmos e mudarmos os nossos comportamentos e atitudes.

Há, contudo, que se ter muito cuidado para não vermos a depressão tomar o lugar do pesar e da tristeza, principalmente quando prolongados.

Página 8 em PDF
 

Procure desenvolver nos
filhos o hábito da leitura


É importante que os filhos leiam histórias adequadas à idade, pois esse hábito salutar ajudará no desenvolvimento dos valores espirituais adquiridos em família.

Muitas histórias infantis têm como pano de fundo o reino do faz-de-conta. As crianças ficam encantadas ao ouvirem as narrativas de um mundo de sonhos, pedem que sejam repetidas, num sem-fim de fantasia. É ouvindo esses contos que elas começam a desenvolver o raciocínio, a engendrar imagens na mente pura, inocente. É do mundo da fantasia que passarão ao mundo real ...

Página 2 em PDF
 

Não deixe enfraquecer
a energia anímica


Se temos problema sério, o pensamento intenso e contínuo enfraquece a energia anímica

Sempre estamos buscando formas simples de explicar as crises que o ser humano atravessa, as perturbações que vão pouco a pouco deixando o indivíduo cada vez mais fora da realidade. ...

Página 4 em PDF
 

Um domingo no parque

Piquenique, bate-papo, diversão, caminhada, futebol, passeio de bicicleta...

Jovens da Casa-Chefe passaram em julho último um domingo que, certamente, jamais esquecerão: fizeram piquenique na Quinta da Boa Vista, um dos mais belos e aprazíveis parques do Rio de Janeiro (foto), após visita ao Museu Nacional. O grupo A Força da Juventude, da Filial Santa Efigênia (Belo Horizonte), se reuniu, também em julho, para discutir a preservação ambiental. Esses encontros mostram o crescimento da participação dos jovens em atividades promovidas pelos grupos que se formam nas casas racionalistas cristãs, supervisionados por militantes experientes. Essas atividades, que fortalecem a amizade entre os participantes e estão ligadas a questões de conhecimento e comportamento, não descuidam do aspecto doutrinário.

Página 6 em PDF
 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...

SETEMBRO 2009

Caderno normal

Olá, CARO leitor
Abandone o orgulho e abrace a humildade
Raciocínio claro ajuda a resolver problemas
Procure desenvolver nos filhos o hábito da leitura
Felicidade é fazer o espírito brilhar
Reflexões
Obsessão é como chuva fina
Fale conosco
O nascimento de uma filial
Apelo contra o crack
Progredir
Remorso e pesar
A verdadeira liberdade
Todos gostam de ser bem tratados
Physis e a razão
Ondas gravitacionais
Causas materialistas afastam o bom humor
O homem e sua natureza

Caderno criança

Primavera está de volta
A lenda da vitória-régia
Independência do Brasil

Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão


Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristao. Clique na imagem abaixo

A Razão: setembro 2009


Clique nas imagens acima e abaixo para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO
de
 setembro de 2009
em formato PDF.
 

A Razão: dezembro 1916

Clique na imagem acima, para ver a primeira página do primeiro número do jornal A Razão, lançado em 19 de dezembro de 1916


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Rádio A RAZÃO - Fotos

Clique na imagem para ver fotos da inauguração do estúdio Felino Alves de Jesus e da Rádio A RAZÃO no dia 20 de maio de 2006