Sesquicentenário do nascimento
de Luiz de Mattos


À esquerda, reprodução da primeira página de A Razão de 15 de janeiro de 1960; à direita, Luiz de Mattos em óleo de Salvador Caruso.

A propósito dos 150 anos do nascimento de Luiz de Mattos, codificador do Racionalismo Cristão, A Razão reproduz nas páginas 6 e 7 a solenidade realizada na Casa-Chefe em 3 de Janeiro de 1960, em homenagem ao centenário do grande humanista, e trechos dos discursos proferidos. O material foi colhido na edição de 15 de janeiro de 1960, totalmente dedicada à cerimônia e que serviu de base para o livro Uma data magna, editado pela Casa-Chefe. Leia também Olá, caro leitor,
 
Página 3 em PDF
 

Mantenha a esperança


É muito importante no viver terreno a esperança de um
resultado feliz

As pessoas precisam ter esperança de dias melhores, para que os aborrecimentos desapareçam, as alegrias surjam e a vida se torne mais agradável. Ter esperança em um futuro promissor faz bem. Os partidários do pessimismo acham que tudo que os rodeia é desagradável. Com pensamentos negativos, com ideias conturbadas, deixam de formar à sua volta ambiente de saúde e prosperidade.

Página 2 em PDF


A base do ciúme é o medo


Se passamos por uma traição, não significa que estamos condenados a ser traídos por todas as pessoas.

O ciúme é um sentimento muito negativo que nos faz sofrer e corrói a confiança que podemos depositar em outras pessoas. Uma das molas propulsoras desse sentimento é o medo de perder alguém, mas se pensarmos com serenidade, entenderemos que jamais podemos ter posse de alguém. Ninguém pertence a outra pessoa. Pensar o pior atrai o pior, essa é uma lei natural, não podemos escapar dela.

Procure ampliar seus conhecimentos sobre a vida espiritual e se tornará mais fácil compreender a importância do completo domínio sobre seus pensamentos, pois deles resultará um futuro melhor ou mais sofrimentos.

Base importante para um relacionamento positivo é a confiança mútua. Se não nos dedicarmos a construir essa base, estaremos sempre sofrendo.

Esta, em síntese, a resposta de A Razão, por meio de uma equipe de doutrinadores do Racionalismo Cristão, a uma leitora aflita que, por haver sido traída por um namorado, não consegue tranquilidade em outro relacionamento por causa de seu ciúme doentio. O tema é universal e o aconselhamento pode alcançar muitas outras pessoas que dele necessitem, ainda que não se deem conta. Leia em Fale Conosco.

Página 8 em PDF
 

A mentira começa na infância


A mentira causa muitos sofrimentos e quem mente fica preso em um emaranhado da mentira.

Na maioria das vezes, a mentira começa na infância, daí a importância de estarmos atentos às nossas próprias atitudes diante das crianças, porque elas são observadoras e percebem em nós a mentira em pequenos detalhes, desde falsos elogios às que são ditas por receio das consequências.

Mentiras dos pais e responsáveis incitam a criança a mentir também, porque elas percebem o alcance desse ato. Por volta dos sete anos as crianças já têm capacidade para distinguir claramente o verdadeiro do falso, e os adolescentes conseguem discernir com relativa facilidade quem está mentindo ou sendo sincero.

Até mesmo quando contamos historinhas devemos fazer prevalecer a verdade. Às vezes as crianças descobrem que a mentira pode ser aceita em certas ocasiões e até isentá-los de responsabilidade e ajudar a sua aceitação pelos colegas ou por seus próprios pais. Eis aí um dos danos da mentira, já nos primeiros anos.

Página 5 em PDF
 

As novidades estão no
modo de sentir as coisas


O mundo pode ficar da "cor" que quisermos, desde que mudemos a maneira de vê-lo. As coisas são como nós a sentimos.

"A única maneira de teres sensações novas é construíres-te uma alma nova. Baldado esforço o teu se queres sentir outras coisas sem sentires de outra maneira, e sentires-te de outra maneira sem mudares de alma. Porque as coisas são como nós a sentimos – há quanto tempo sabes tu isto sem o saberes? E o único modo de haver coisas novas, de sentir coisas novas é haver novidade no senti-las". (Fernando Pessoa)

Página 9 em PDF

 


É na força do pensamento que está o caminho para a conquista da maturidade espiritual.

O pensamento é pura vibração do espírito, manifestação da inteligência, poder espiritual, e como tal se propaga pelo espaço por meio de formas ou ondas de frequência espiritual, apresentando modulações próprias que correspondem à natureza e ao teor dos pensamentos emitidos.

Página 4 em PDF
 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

SETEMBRO

Caderno normal

Olá, CARO leitor
Conhecimento espiritual facilita a evolução
Deixem de lado os fatos lamentáveis do dia-a-dia
Tenha esperança, tenha pensamentos positivos
Reflexões
Os problemas desta vida
Pensamento, linguagem universal
A mentira começa na infância
Uma data magna
Fale conosco
Ação construtiva
A novidade está no sentir
Espiritualismo e perfeição
Exemplos de dedicação e bondade: Valentim Magonaro e Eurico de Terra Scali
África de muitos contornos

Espaço Jovem

Quando a criança não gosta de estudar
Abelhas zangadas
Comer bem pode virar brincadeira
Brincando de detetive
Responda, se souber



Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão
 


A Razão: setembro 2010

Clique nas imagens acima e abaixo para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO
de
setembro de 2010
em formato PDF.


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi

Baixe o livro Racionalismo Cristão. Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão. Clique na imagem abaixo



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues