O que caracteriza e até mesmo determina a existência de um determinado mundo espiritual são as ondas de pensamento dos espíritos que, reunidos, constituem esse mundo.

Para atingir um plano espiritual mais elevado, o espírito precisa emitir ondas de pensamento que estejam em sintonia com as ondas de pensamento desse mundo mais elevado. O que caracteriza e até mesmo determina a existência de um mundo espiritual são as ondas de pensamento dos espíritos que, reunidos, constituem esse mundo.

Esta explicação é dada a propósito de pessoas (espíritos encarnados) preocupadas em não conseguir “pagar” duas dívidas espirituais, tantos são seus maus procedimentos.

O conceito de mau está intimamente relacionado a atividades que são desenvolvidas apenas no planeta Terra, tais como ostentação, vaidade, vingança etc.

Página 4  em formato PDF


A crise que o mundo atravessa
não é financeira; é moral


Essa crise, antes de ser financeira, é moral, e para saná-la é preciso chacoalhar esses espíritos encarnados que teimam, encarnação após encarnação, em não acordar para a realidade da vida...

O mundo viveu, nesse último mês, um verdadeiro setembro negro, acossado principalmente pela desvalorização das bolsas de valores. Alguns ativos, literalmente, viraram pó. Grandes bancos de investimentos americanos, tidos como verdadeiras potências financeiras, simplesmente faliram ou foram vendidos por valores aviltados. A situação só não está pior com essa crise de confiança porque o governo americano decidiu "gastar centenas de bilhões de dólares" para "desintoxicar" os bancos com dívi- das podres em seus balanços, como disse Henry Paulson, secretário do Tesouro americano.

Página 3  em PDF

 


Um marco histórico para a Doutrina! Primeira transmissão de um evento ao vivo pela webTV A Razão.

A reunião cívico espiritualista comemorativa do 73º aniversário da Filial São Paulo do Racionalismo Cristão, realizada em 5 de setembro último, marcou a inauguração das transmissões em tempo real da webTV A Razão.

A solenidade, a que se seguiu a inauguração da Sala dos Adolescentes Antonio Flôr Neto, foi dirigida pelo presidente em exercício do Racionalismo Cristão, sr. Gilberto Silva.
No dia seguinte à festividade, realizou-se na Filial o 60 Encontro de Presidentes e Militantes do Estado de São Paulo.

A Filial Ribeirão Preto (São Paulo) também festejou aniversário de fundação – 70 anos – com grande afluência de público. Estiveram presentes à reunião cívico-esiritualista dirigida por Gilberto Silva, o presidente da Filial São Paulo, Herval Tavares de Campos, e presidentes de Filiais, entre eles Renato Kopp, de Sertãozinho; Sidney Mossim, de Butantã; e Walter Rosseti, de Bebedouro.

O correspondente Tanque - Ribeira Grande, em Cabo Verde, presidido pelo sr. Epifânio Vitorino Ferreira, foi elevado à categoria de Filial.

Página 12  em PDF
 

Maria Thomázia


Maria Thomázia desempenhou com galhardia
os papéis vitais da mulher, esposa, mãe,
educadora, tornando-se um instrumento
mediúnico inigualável...

O Racionalismo Cristão homenageia, no mês de outubro, a figura ímpar de espírito empreendedor que foi Maria Thomázia. Ao lado de Luiz de Mattos, ela lutou incansavelmente para o estabelecimento dos alicerces da Doutrina na Terra. Com sua visão aguçada, vislumbrava os grandes benefícios que os seres humanos iriam usufruir.

Maria Thomázia desempenhou com galhardia os papéis vitais da mulher, esposa, mãe, educadora, tornando-se um instrumento mediúnico inigualável, transmitindo comunicações doutrinárias memoráveis e deixando uma base sólida para sua filha Maria Cottas, que, como médium, transmitia doutrinações curtas mas de conteúdos consistentes e objetivos.

Em homenagem a esse grande vulto, funciona na Casa-Chefe a Sala Maria Thomázia, inaugurada em 12 de outubro de 1990, onde as crianças ficam sob os cuidados de companheiras dedicadas, enquanto suas mães assistem às reuniões sem maiores preocupações.

Maria Thomázia nasceu em 12 de outubro de 1861, data em que é comemorado, no Brasil, exatamente, o dia das Crianças, numa feliz coincidência com o nascimento dessa grande racionalista cristã. Desencarnou em 23 de novembro de 1925.


A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...

OUTUBRO DE 2008

Edição normal

Olá, caro leitor
Lembre-se das coisas boas, esqueça os males
O pensamento cria o ambiente astral
Evoluído tratamento dos problemas educacionais
Durabilidade do corpo humano - 3
Conhecimento e sensibilidade
Reflexões
A união das forças
Acúmulo de dívidas
A inauguração do LHC
O racionalismo e o RC
Mito em verso, filosofia em prosa
Mário Duarte Lopes
Fale conosco
Crises atuais
Verso e reverso
Confiança é tudo
Jovens fazem visita a museu
Petróleo do Século XXI


A Razão Criança

O benefício das irradiações
Bom do corpo e do espírito
O direito de ajudar a decidir
Aprenda como fazer uma boneca
Dia das crianças


Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão

A Razão: outubro 2008


Clique na imagem  acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de outubro de 2008 em formato PDF

 

A Razão: dezembro 1916

Clique na imagem acima, para ver a primeira página do primeiro número do jornal A Razão, lançado em 19 de dezembro de 1916


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Rádio A RAZÃO - Fotos

Clique na imagem para ver fotos da inauguração do estúdio Felino Alves de Jesus e da Rádio A RAZÃO no dia 20 de maio de 2006