Edição de outubro

Domine seus pensamentos

Se sabemos que pensar é atrair, por que não emitir pensamentos de valor, de coragem, de desprendimento, de otimismo? Não é difícil concluir que, assim procedendo, estaremos atraindo os bons fluidos das Forças Superiores, estaremos fortalecidos o suficiente para enfrentar os nossos problemas com equilíbrio, mantendo-nos calmos e prontos para buscar sempre a solução mais adequada ao momento, porque teremos absoluta certeza de que estaremos bem assistidos pelos Espíritos Superiores.

O comentário é da equipe de militantes do Racionalismo Cristão que responde os questionamentos e esclarece dúvidas dos leitores de A Razão ao atender uma mulher angustiada, amedrontada sem motivo aparente e que pedia ajuda.

A leitora foi orientada a dominar seus pensamentos, não permitindo que se tornem negativos, porque maus pensamentos atraem o mal. O aconselhamento vale para qualquer pessoa que enfrente atribulações e tenha dificuldade de viver por motivo espiritual.
Página 4 em PDF
 

Memória merece cuidado especial

Manter-se ativo e procurar aprender em qualquer idade são ferramentas poderosas para mais tarde desempenhar incríveis tarefas mentais. A memória, que pode ser temporariamente danificada por estresse, cansaço ou trauma, é um poderoso instrumento de controle e coordenação da nossa rotina diária, e somente quando ela começa a falhar é que percebemos como é vital para administrar nossa vida pessoal.

Especialistas dizem que o fluxo de sangue para o cérebro e o quanto ele consome de oxigênio – dois fatores que determinam seu desempenho – são exatamente os mesmos numa pessoa saudável de 70 anos e num jovem de 20 anos. A área na qual o desempenho global difere é na velocidade da aprendizagem. Quando uma pessoa mais velha recebe nova informação leva mais tempo para assimilá-la.

Dormir bem e acordar descansado; comer direito, porque o cérebro precisa de todos os nutrientes para trabalhar bem; manter a mente ativa, ler bastante, procurar nova aptidão – estas algumas recomendações para preservar a memória.
Página 9 em PDF

Causas e males do estresse

O estresse resulta de um conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, a tensões psíquicas e a outras capazes de perturbar o equilíbrio mental das pessoas.

Os primeiros sintomas são passar noites em claro, sentir palpitações do coração, falta de ar, falta de apetite, sensação de insatisfação, angústia e cansaço profundo.

O estresse não escolhe profissão, raça, cor ou status social, e atinge indistintamente homens e mulheres.
Página 8 em PDF
 

Livro escrito num piscar de olhos

Se uma pessoa foi capaz de escrever um livro só no piscar de olhos, por que deveríamos procurar desculpas esfarrapadas para explicar a nossa inércia frente ao que nos cabe fazer? A conclusão é resultado da análise do empenho de Jean Dominique Bauby, que, piscando o olho que lhe restou de um AVC, escreveu "O escafandro e a borboleta".
Página 8 em PDF
 

150 anos de Maria Thomazia

Transcorre neste mês de outubro o 150º aniversário de nascimento de Maria Thomazia, segunda esposa de Luiz de Mattos e mãe de Maria Cottas. Teve grande atuação na lida doutrinária do Racionalismo Cristão. Nasceu em 12 de outubro de 1861, veio para o Brasil para ser professora de Catulo e Leonor, filhos do primeiro casamento de Luiz de Mattos, e faleceu, aos 64 anos, em 23 de novembro de 1925.
Página 6  em PDF

Lar é lugar de hamonia

Discórdia em família é um mal que costuma acontecer nos lares do planeta. Em um mundo em que cada espírito tem nivel diferente de evolução, e se juntam numa mesma família, isso é de fácil entendimento.
Página 10 em PDF
 

Saber esperar é uma qualidade

Há situações que exigem paciência para colher os frutos de uma ação realizada.
Página 4 em PDF

Irradiações

Antonio Cottas, o consolidador do Racionalismo Cristão, recomenda em doutrinação atenção especial ao significado das irradiações e muita reflexão em cada uma de suas sentenças.
Página 2 em PDF

Saúde

Se conseguirmos aprender os mecanismos dos processos que nos levam à saúde ou à doença, vamos assumir o controle consciente das mudanças que devemos fazer para ser pessoas sadias.
Página 11 em PDF


A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

OUTUBRO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Doutrina do esclarecimento
Preste atenção ao significado das irradiações
Natureza espiritual da maternidade
Reflexões
Saber esperar é uma qualidade
Casa-Chefe lança DVD do Congresso Mundial do RC
150 anos de Maria Thomazia
Vontade e ação
Fale conosco
Causas e males do estresse
Escrevendo um livro num piscar de olhos
Fique ligado: como você tem tratado sua memória?
A esperança de um continente banhado em lágrimas
A guerra apenas começou
Lar é lugar de harmonia
Caminhos rumo à saúde
EUA, a mãe do mundo


Espaço Infantil

Aprendendo com as fábulas
O corpo humano. Estômago
Dois probleminhas
Pense rápido
Dia da Criança
Piadas



Arquivo de edições anteriores deste ano


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: outubro 2011

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de outubro de 2011 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi