Edição de outubro

Supere a insegurança, a indiferença e o medo

O medo é um sentimento negativo, ponto de partida para a depressão. É necessário cuidar do espírito, fortalecendo-se, criando coragem e vontade forte para vencer os desafios.
Quando o espírito está forte e decidido, transmite energias positivas ao corpo físico. Erga a cabeça, viva a sua vida sem se deixar abater, enfrentando o medo e a insegurança com confiança e convicção de que você é superior às vicissitudes do momento, e, por isso, sairá vencedor nessa luta que deve travar. Quando os pensamentos negativos e derrotistas invadirem a sua mente, reaja prontamente e os elimine.
Não seja indiferente às oportunidades, nunca desista de ser feliz, nunca deixe que as correntes do mal suplantem as do bem, dentro do seu lar. Não é difícil conseguir: nessa busca, tenha coragem e persistência.
Página 4 em PDF

Entenda os termos da limpeza psíquica

A disciplina racionalista cristã recomenda a prática da limpeza psíquica, poderoso instrumento para higienizar espiritualmente o ambiente em que nos encontramos, afastando a atuação perniciosa do astral inferior. Essa limpeza é alcançada por meio de irradiações feitas ao Astral Superior, que é o conjunto de espíritos evoluídos cuja ação, também através do Racionalismo Cristão, beneficia a humanidade.
O verdadeiro significado dessa prática deve ser compreendido. A Razão publica nesta edição o significado dos termos das irradiações, para que as palavras não sejam apenas repetidas mecanicamente, situação em que certamente não surtirão efeito.
Durante as irradiações, os pensamentos devem ser emitidos com convicção e potência bastante para poderem ultrapassar a atmosfera fluídica da Terra e atingir invariavelmente os planos astrais de elevada espiritualidade, onde serão captados pelo Astral Supe
rior. Pensamentos são vibrações irradiadas pelo Princípio Inteligente e pelos espíritos. Sentimentos são vibrações específicas e de grande estabilidade da sensibilidade espiritual, que animam o todo do ser pensante e estabelecem as bases de geração de pensamentos relacionados.
Página 9 em PDF

Tarde de cultura e lazer

Militantes, assistentes e convidados viveram, na Filial Itaquaquecetuba (SP) do Racionalismo Cristão, o evento Espiritualidade, Cultura e Lazer, que destacou a poesia e a arte da dança e expôs retratos e desenhos.
Página 5 em PDF

Conheça a teoria espiritual da mente

A mente não está em um local específico e determinado, mas os seus componentes e fatores intervenientes, sim. Conclui-se, então, que a mente, o processo mental em si, é um canal que está sempre a serviço do Espírito – a Força Inteligente em evolução atuando em corpo humano. Este é um dos aspectos de estudo que A Razão está publicando, sob o título geral de Uma teoria espiritual da mente.
Já na edição de setembro, ficou claro que o fulcro dessa teoria é que a mente não existe como estrutura, mas tão somente como um processo muito complexo e de incrível instantaneidade, que funciona em duas direções: uma dirige-se do espírito para o cérebro e deste para os sentidos físicos e atividades fisiológicas do próprio corpo físico, e outra, dos sentidos físicos para o cérebro e deste para o espírito. Este é o canal biunívoco de transferência de informações.
Página 8 em PDF

Filiado festeja 80 anos de funcionamento

A Filial Arcoverde (Pernambuco) do Racionalismo Cristão comemorou em setembro de 2013 os 80 anos de fundação e os 51 da inauguração de sua sede própria.
Na solenidade, a presidente do filiado, Elza Araújo, afirmou que foram 80 anos de um trabalho silencioso e concreto dos militantes da Casa, divulgando o conhecimento de Força e Matéria, ou seja, de espírito e corpo, para que a humanidade entenda que o espírito vem a este planeta-escola para aperfeiçoar-se.
O presidente da Filial Recife, Francisco Ivo de Oliveira, afirmou que a Doutrina combate crendices, dogmas, milagres e mudanças fáceis, as loterias da vida, e destacou que os racionalistas cristãos valorizam a disciplina, a fé nos compromissos assumidos e na palavra dada; enaltecem o estudo e o trabalho, compreendem que as mudanças que produzem riquezas devem brotar de dentro para fora, do espírito, da mente, das ideias.
Página 6 em PDF

Atração

Os fenômenos psíquicos estão sujeitos à lei de atração, de modo que o ser humano, quando se esclarece espiritualmente, sabe atrair as forças do bem e repelir o que o possa prejudicar.
Página 2 em PDF

Moralização

Sob o título A alavanca do progresso, A Razão publicava há 50 anos artigo em que criticava a pre­tensão de algumas pessoas de ga­nhar o máximo trabalhando o mínimo.
Página 10 em PDF

Envelhecimento

Idosos devem ter acompanhamento e adaptação continuados em relação à família e à sociedade para não se sentirem excluídos. O envelhecimento não é apenas um processo físico; é também mental.
Página 8 em PDF

Homenagem a Maria Thomazia

Maria Thomazia é figura de destaque no Racionalismo Cristão, atuou na implantação da Doutrina com grande participação, contribuindo com elevado grau de mediunidade e transmitindo mensagens de fortalecimento espiritual àqueles que recorriam à Casa-Chefe em busca de energia espiritual.
A professora Maria Thoma­zia, trazida de Bragança, Portugal, para encarregar-se da educação de Leonor e Catulo, filhos de Luiz de Mattos, acabou por tornar-se sua segunda esposa. Nasceu em 12 de outubro de 1861 – por isso A Razão a homenageia todos os anos em outubro – e faleceu, aos 64 anos, em 23 de novembro de 1925.
Página 1 em PDF


Caderno criança

Por que o ano tem 12 meses?
Diferença x desigualdade
Dia das crianças
Piadas e adivinhas
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

OUTUBRO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Saiba atrair as forças do bem
Caminhe com as próprias pernas
Força de vontade garante a evolução
Reflexões
Fale conosco
Em busca da verdade
Eventos
Obituário
Como 'medir' o grau de evolução do espírito
A ocasião faz o ladrão. Será?
Uma teoria espiritual da mente - 2
Os desafios do envelhecimento
O significado das irradiações
A alavanca do progresso
O homem e o espaço universal
Razões para intervir - ou não

Espaço infantil

Diferença x desigualdade
Dia das crianças
Por que......o ano tem 12 meses?
Piadas
Adivinhas

Arquivo de edições anteriores


Envie esta página para um amigo:


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: outubro 2013

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de outubro de 2013 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi