Festa da espiritualidade no
cinqüentenário da Casa-Chefe


Salão lotado, quase mil pessoas, do Brasil, Estados Unidos, Europa
e África, participaram da sessão solene comemorativa dos
50 anos da Casa-Chefe


Sessão solene, dirigida pelo vice-presidente do Racionalismo Cristão, sr. Gilberto Silva, e transmitida em tempo real pelas rádios Metropolitana 1090 AM, do Rio de Janeiro, e A Razão, pela Internet para todo o mundo, foi o ponto alto da programação comemorativa do cinqüentenário da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão. Estiveram presentes delegações e representantes de casas racionalistas cristãs do Brasil, Europa, Estados Unidos e África.

Após as irradiações, a segunda parte da solenidade surpreendeu e emocionou os presentes. Durante exibição de vídeo com a reconstituição histórica da Casa- Chefe, foi apresentado o discurso sonorizado de Antonio Cottas na sessão inaugural do majestoso prédio.

O programa comemorativo começou com a inauguração, pelo presidente internacional da Doutrina, dr. Humberto Machado Rodrigues, da Sala Luiz Thomaz, espaço reservado a eventos, exposições, palestras.

Logo em seguida à abertura da Sala, nela foi inaugurada a exposição Símbolo do Idealismo, fotos e documentos que contam a história da construção da Casa-Chefe e homenageiam os dedicados colaboradores de Antonio Cottas nesse empreendimento e os que vêm cuidando de sua manutenção.

Ainda no espaço recém- inaugurado, o escritor Caruso Samel lançou A harmonia universal e a evolução espiritual. No dia seguinte, foi lançada a 22a edição de A Vida Fora da Matéria, obra ilustrada idealizada por Luiz de Mattos em 1924 e realizada por Antonio Cottas em 1930. Esta edição, atualizada, recebeu um capítulo sobre mediunidade.

Continuação do artigo em PDF
Sobre este assunto leia também:  página 4  e  página 5
 


Vista do salão da Casa-Chefe, lotado, na sessão cívico-espiritualista comemorativa do cinqüentenário


Voz e imagem de Antonio Cottas provocam grande emoção


Antonio Cottas


Antonio Cottas e seu grande colaborador
Roberto Dias Lopes, na Casa-Chefe

Antonio do Nascimento Cottas encarnou em Sirvuzelo, distrito de Monte Alegre, Portugal, em 19 de novembro de 1892, trazendo a missão de suceder Luiz de Mattos à frente do Racionalismo Cristão. Com poucos anos de vida física, veio para o Brasil, fez-se comerciante e, em seu comércio, ouvia falar do Centro Redentor e das doutrinações ali explanadas. Certo dia, visitou a Casa-Chefe, por curiosidade, sem se dar conta de que estava apenas dando seqüência ao que havia traçado em plano astral.

O visitante ficou impressionado com as explanações de Luiz de Mattos, quis saber mais sobre o Racionalismo Cristão, voltou à Casa-Chefe, leu livros doutrinários e aproximou-se do Mestre, que reconheceu nele, por intuição, que se tratava de um homem diferente, alguém em quem podia confiar, com quem poderia contar.

Com o passar do tempo, a amizade dos dois estreitou- se, e do carinho paternal do mestre pelo discípulo resultou a aproximação com a família. Homem de hábitos comedidos, sem vícios, correto em suas atitudes, Antonio Cottas despertou a atenção de uma das filhas de Luiz de Mattos, Maria Júlia. Com a permissão de Luiz de Mattos, os dois ficaram noivos e se casaram.

Com a desencarnação de Luiz de Mattos, Antonio Cottas assumiu a direção do Racionalismo Cristão em 15 de janeiro de 1926, com 34 anos. Ainda dividia essa direção com o comando de seus negócios. Em 1929, passou a dedicar-se somente à Doutrina, da qual esteve à frente por 57 anos. Durante esse tempo, consolidou-a, inaugurou casas racionalistas cristãs, foi intransigente na defesa dos Princípios e do patrimônio do Racionalismo Cristão, disciplinado e exigente com relação à disciplina. Foi leal com os companheiros e cultivou amizades.

Antonio Cottas, admirado e respeitado pelos racionalistas cristãos, pelo seu caráter, suas lutas, seu empenho para a divulgação da Doutrina da Verdade, é sempre homenageado na data de seu nascimento.
Continuação do artigo em PDF

 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...


NOVEMBRO DE 2006

Permanecem os princípios
Uma Casa para ser respeitada
Nada melhor do que aproximar militantes
Cinqüentenário da Casa-Chefe
Para um mundo em transformação
Laços de ternura
Filósofos gregos e Jesus Cristo nos templos do antigo Egito
Livro de Caruso Samel chama a atenção de cientistas
O que é o Centro Redentor
Monumento imperecível
Alimentação correta, arma contra a gastrite
Antonio Cottas, o amigo de sempre
Da gestação à neonatologia
Desanimar, nunca
José Ferreira da Costa, pioneiro da Doutrina em Marília-SP
A vida aperfeiçoa o eterno viajante


Arquivo de edições anteriores

Primeiras Páginas



Assine o jornal A RAZÃO

Por favor preencha este formulário.



Clique na imagem  em cima para baixar ou lêr "online" o jornal A RAZÃO de novembro de 2006 em formato PDF

Leia também os meses de: março, abril, maio, junho, e julho, agosto e setembro, e outubro de 2006


Fotos do 50º Aniversário da nova sede da Casa Chefe

Rádio A RAZÃO


Programa de rádio do Racionalismo Cristão



Clique na imagem em cima e participe na pesquisa sobre o jornal A RAZÃO do mês de novembro.


O Racionalismo Cristão

é uma filosofia para o nosso tempo. Visite o nosso site principal neste endereço.


Rádio A RAZÃO - Fotos
Clique na imagem para ver fotos da inauguração da Rádio A RAZÃO no dia 20 de maio de 2006


IMPRENSA DE CABO VERDE

Leia o que a imprensa de Cabo Verde esceveu sobre a visita histórica do vice-presidente do Racionalismo Cristão àquele país africano.