Você pode e deve ser feliz

Saiba eliminar o problema
espiritual que o atormenta


Devemos compreender que tudo o que nos acontece é resultado de nossa maneira de agir e de pensar.

Com base no relato de uma jovem que, em desespero, apela para o Racionalismo Cristão em busca de ajuda para os problemas que enfrenta, A Razão, através da seção Fale Conosco, dá a ela o aconselhamento cabível, orientações válidas para todos que, como ela, sintam que têm tudo para ser felizes, mas não o são.

Nossa missivista afirma que chegou até a pensar em suicídio, recuando da ideia apenas por achar que de nada adiantaria, que seu sofrimento perduraria até uma próxima encarnação.

A jovem foi orientada a praticar a limpeza psíquica e a estudar a vida espiritual, porque, como ela mesma admite, o problema pode estar nela. O conhecimento da vida espiritual, que segue paralela à material, evita sofrimentos desnecessários ao ser humano.

Página 7 em PDF
 

Centenário do Racionalismo Cristão


Intensifica-se a preparação das solenidades que, no Brasil e no exterior, marcarão a chegada do Centenário do Racionalismo Cristão

Chegam à fase final os preparativos para as comemorações do Centenário do Racionalismo Cristão, que já dispõe de uma logomarca, criação do artista Marcos Rocha. Durante todo o ano de 2010 ocorrerão eventos na Europa, Estados Unidos, Cabo Verde e Brasil.

A Casa-Chefe orienta os interessados em participar das reuniões, seminários e encontros sociais a se programarem, para evitar atropelo ou falta de acomodação e de transporte especial para os locais onde se realizarão as solenidades, exposições, jantares e passeios. Mais informações na página 4.

Além do centenário do Racionalismo Cristão, 2010 marcará, também, o sesquicentenário do nascimento do codificador da Doutrina, Luiz de Mattos.


Gilberto Silva fala dos eventos comemorativos

O presidente em exercício da Doutrina, Gilberto Silva, chama a atenção dos interessados em participar dos eventos comemorativos para a necessidade de garantir ins crição, passagens e hospedagem. ...

Estão previstas reuniões, solenidades, lançamentos de livros, exposições, seminários, almoços, jantares e passeios.

Página 4 em PDF


Evolução, a lei da vida


No ser humano, a Força ganha inteligência mais apurada e um novo atributo: o livre-arbítrio.

A evolução é a lei maior do Universo. Sem ela o Universo não teria existido e a vida não se teria perpetuado até às suas formais mais inteligentes. O mecanismo pelo qual se processa a evolução em todos os níveis da escala evolutiva da Força Inteligente, que abrange todos os reinos da natureza, deve ser coisa bem sabida dos racionalistas cristãos. Todos devem esforçar-se para entender o que é e como se processa a evolução.

A evolução regula todos os processos de atuação da Força Inteligente em todo o Universo. Dentro do princípio Força e Matéria, sabe-se, também, que a Força Inteligente é o elemento ativo que age sobre a Matéria, sendo esta o elemento passivo neste conceito dual de compreensão do Universo. Deve-se entender, também, que a evolução é um processo auto-regulável, dinâmico, cíclico e recorrente.

Página 8 em PDF
 

Paz individual é a base da paz no mundo


Quando cada habitante deste planeta sentir-se em paz consigo mesmo, o mundo estará finalmente em paz.

Todos querem ter paz: paz no lar, no trabalho, paz de consciência, paz até com os vizinhos. Mas o que fazem para tê-la? Como agem no dia a dia?

Página 2 em PDF


Antonio Cottas


Certo dia, Antonio Cottas visitou a Casa-Chefe, por curiosidade, sem se dar conta de que estava apenas dando sequência ao que havia traçado em plano astral.

Antonio Cottas, sucessor do codificador do Racionalismo Cristão, Luiz de Mattos, na direção da Doutrina e seu consolidador, nasceu em Portugal em 19 de novembro de 1892.

Esta dada é reverenciada em respeito e consideração ao homem que, por escolha de Luiz de Mattos, presidiu o Racionalismo Cristão por 57 anos, sempre atento às questões doutrinárias, sem descuidar das patrimoniais. Entre seus feitos memoráveis, construiu e inaugurou em 1956, a majestosa Casa-Chefe.

Página 3 em PDF
 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...

NOVEMBRO

Caderno normal

Olá, CARO leitor
Procurem raciocinar para acertar sempre
Estudem, porque a vida é saber contínuo
Paz individual é a base para a paz no mundo
Deve-se buscar o ponto de equilíbrio
Antonio Cottas
Reta final do Centenário
Festa de aniversário do Solar Luiz de Mattos
Reflexões
Fale conosco
Doutrina por excelência
Disciplina e trabalho
Evolução, a lei da vida
Ampliai vossos horizontes
Bela trajetória de vida: Catharina dos Santos Moreira
Em busca do esclarecimento
O que é humildade?
Cidade dos sonhos
Uma vida, uma novela

Caderno criança

Formigas ensandecidas
Rio de Janeiro, sede da Olimpíada de 2016
Dia da Bandeira
Sabedoria popular
O que é, o que é?


Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão


Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristao. Clique na imagem abaixo

A Razão: novembro 2009


Clique nas imagens acima e abaixo para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO
de
novembro de 2009
em formato PDF.
 

A Razão: dezembro 1916

Clique na imagem acima, para ver a primeira página do primeiro número do jornal A Razão, lançado em 19 de dezembro de 1916


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Rádio A RAZÃO - Fotos

Clique na imagem para ver fotos da inauguração do estúdio Felino Alves de Jesus e da Rádio A RAZÃO no dia 20 de maio de 2006