A verdade sobre
sonhos premonitórios


São muito raros os sonhos premonitórios. Por isso não se deve dar muita importância aos sonhos e muito menos tentar interpretá-los porque a pessoa pode ter tido intuições de espíritos desencarnados.

Mediunidade, premonição e clarividência são questões espirituais, mas a maioria das pessoas não se dá conta disso, e se não as vê como tal não consegue entendê-las. Daí a constante abordagem desses temas em ambientes leigos ou impróprios, com grande prejuízo espiritual para quem não se informa nas fontes precisas. O Racionalismo Cristão é a fonte apropriada para esclarecimento de todos os fenômenos psíquicos e espirituais.

A Doutrina explica que a mediunidade é faculdade inata nos espíritos encarnados. Todos, sem exceção, dispõem, pelo menos, da mediunidade intuitiva.

Sobre os sonhos, diz a Doutrina, que durante o sono o espírito toma o cur- so que seu pensamento de- seja. O espírito não dorme, está sempre vibrando.

Por isso, mesmo dormindo, a pessoa está pensando e pode acontecer que imagine situações que se manifestem em forma de sonhos.

Alguns sonhos podem ser consequência de intuições, ou também pode acontecer que alguma passagem de vidas anteriores seja recordada durante o sono. O Racionalismo Cristão assegura que são muito raros os sonhos premonitórios. Por isso não se deve dar muita importância aos sonhos e muito menos tentar interpretá-los, principalmente quando mostram fatos negativos.

Página 4 em PDF
 

54 anos da nova Casa-Chefe


Vista parcial do salão da Casa-Chefe, na solenidade comemorativa do seu 54º aniversário.

"Aqui estamos, dentro do respeito a este monumento à liberdade que é a Casa-Chefe e com vistas ao centenário que aqui comemoraremos, não como uma efeméride, mas como uma oportunidade de estudos do espiritualismo, de grandes reflexões sobre a vida", afirmou o presidente em exercício do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, no discurso de encerramento da solenidade comemorativa do 54º aniversário de inauguração do prédio em que funciona a Casa-Chefe da Doutrina.

Disse, ainda, Gilberto Silva que a Casa, em cada detalhe, revela o amor, o carinho, a expressão dos racionalistas cristãos para com a Doutrina, e destacou: "Antonio Cottas tinha toda razão quando afirmou que aqui é uma escola onde aprendemos a viver, conviver e nos respeitar. E esta escola merece, como tem merecido, o respeito de todos que aqui chegam em busca de esclarecimento".

Outro orador, Lazaro Moreira Cezar, coordenador da Diretoria de Ação Doutrinária, afirmou que "estamos comemorando a inauguração desta casa como um púlpito, como uma tribuna de onde partem esclarecimentos que nos instrumentalizam para nos situarmos melhor nesse mundo".

 Página 6 em PDF
 

30 anos de dedicação


Solar Luiz de Mattos, 30 anos de total dedicação a idosos

O Solar Luiz de Mattos comemorou 30 anos de funcionamento com homenagem a seus residentes, com direito a bolo, salgadinhos e Parabéns prá você. Funcionários, dirigentes do Racionalismo Cristão e parentes e amigos dos idosos que usufruem do Solar também participaram da festa. Criado em 27 de setembro de 1980 e inaugurado por Antonio Cottas quando já estava com 88 anos, o Solar foi instalado no prédio que serviu à Casa-Chefe da Doutrina até a inauguração do novo. Todo o edifício recebeu reformas e adaptações para receber idosos.

Página 5 em PDF
 

Momento de reflexão
(Aproveitamento do tempo)


O tempo passa, os dias se sucedem e o ano termina. Se todos são obrigados a acompanhar o desenrolar do tempo, resta saber quem soube aproveitá-lo ...

Em doutrinação, Luiz de Mattos recomenda a reflexão de cada um sobre o aproveitamento do tempo, os atos que praticou no ano que termina e os que trouxeram satisfação espiritual.

Página 2 em PDF
 

Mais 3 lançamentos editoriais
do Racionalismo Cristão


Dois dos três livros lançados pelo Racionalismo Cristão. o 2º volume de Luiz de Mattos, da coleção Clássicos do Racionalismo Cristão e A vida fora da matéria (23ª edição)

Dentro das comemorações do centenário do Racionalismo Cristão e do sesquicentenário de nascimento de Luiz de Mattos, seu fundador, estão sendo lançados o segundo volume de Luiz de Mattos, da coleção Clássicos do Racionalismo Cristão, a segunda edição de Luiz de Mattos, sua vida, sua obra, de Galdino Rodrigues de Andrade, e a 23ª edição de A vida fora da matéria. Esta obra é reeditada após minucioso trabalho de revisão, com ampliação do texto e novas gravuras.

Página 10 e Página 3 em PDF
 

Luiz Thomaz


Luiz Thomaz se dedicou à doutrina racionalista cristã e a ela cedeu grande parte de seus bens

Há 79 anos deixava a vida física Luiz Thomaz, que, com suporte financeiro, ajudou a fundar o Racionalismo Cristão e A Razão

Página 9 em PDF
 

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

DEZEMBRO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Momento de reflexão
Tempo, questão material
Congraçamento em plano astral
Reflexões
Saiba reconhecer direitos e deveres
Solar Luiz de Mattos, 30 anos de total dedicação a idosos
RC abre biblioteca comunitária em Filial
54 anos da Casa-Chefe, monumento à liberdade
Fale conosco
Representação Regional restaura três Casas em Minas Gerais
Instrução generalizada
Momento de júbilo
Nascemos para vencer
79 anos sem a presença física de Luiz Thomaz
Planeta Terra, escola da vida
E a nave segue...
Dieta da moda: vale qualquer sacrifício para entrar em forma
Procure conservar as boas amizades
Organize seu tempo

Caderno Criança

A comunicação e o idioma
Dezembro homenageia pessoas queridas, da família ao vizinho
O que é, o que é?



Arquivo de edições anteriores


Clique na imagem para ler as últimas notícias do Racionalismo Cristão
 


A Razão: dezembro 2010

Clique nas imagens acima e abaixo para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO
de
dezembro de 2010
em formato PDF.


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi

Baixe o livro Racionalismo Cristão. Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão. Clique na imagem abaixo



Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima para acessar a TV A Razão



Primeiras páginas do jornal A RAZÃO

Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Jubileu de Prata
Clique na imagem abaixo para ouvir ou baixar a transmissão pela rádio da homenagem aos 25 anos de ascensão à presidência do Racionalismo Cristão do Dr. Humberto Machado Rodrigues