Edição de dezembro

Escolha errada gera sofrimento

O sofrimento é resultado de más escolhas que fazemos, usando mal nosso livre-arbítrio, mas esse sofrimento deve ser encarado como a forma que temos de despertar para a vida espiritual.

Esta explicação foi dada a uma leitora pela equipe de militantes encarregada de atender todas as pessoas que queiram explicações ou tenham necessidade de orientação em questões espirituais, e que as solicitem. Encaminhe sua dúvida para ouvinte@racionalismocristao.org

A equipe explicou, também, à leitora que, com estudo e reflexão, aprendemos a evitar sofrimentos desnecessários e, ao mesmo tempo, aprendemos a fortalecer nosso espírito para enfrentar os problemas próprios da vida na Terra, aproveitando cada dificuldade para progredirmos espiritualmente.

Outra leitora, que lastimava não ter sorte na vida sentimental, foi alertada para a diferença entre amor e atração sexual. Ela afirmava ter uma filha linda e, ainda assim, sentia vontade de morrer.

Ambas foram aconselhadas a frequentar uma casa racionalista cristã e a praticar a limpeza psíquica.
Página 4 em PDF

Entenda a Doutrina

Página 9 em PDF

Pecado e perdão, culpa e desculpa

De modo geral e amplo, conforme seu modo de viver, as pessoas podem ser enquadradas em duas grandes categorias: as que adotam um modo de vida baseado na posse e as que adotam um modo de vida baseado nos valores éticos e morais.

As do primeiro grupo são materialistas e fundamentam suas ações na acumulação de bens; as do segundo são idealistas ou espiritualistas.

No primeiro caso, qualquer que seja o erro ou ofensa praticado é tido como pecado, que só pode ser redimido pelo perdão. No segundo, os atos da vida são tidos como naturais, e a culpa ou ofensa pode ser corrigida por um pedido de desculpa, mesmo que esta não seja aceita pelo ofendido.

Os conceitos de pecado/perdão e culpa/desculpa estão diretamente ligados, respectivamente, às posturas religiosa e espiritualista.
Página 8 em PDF

Muito trabalho, mas grandes vitórias

Foi um ano de muito trabalho, mas com excelentes resultados. A constatação é do presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, ao analisar as promoções e realizações nas casas racionalistas cristãs, o aumento da frequência às reuniões públicas de limpeza psíquica e de desdobramento, o crescimento do número de pessoas alistando-se como militantes e a presença crescente de crianças e jovens.

O número de assistentes de primeira vez registrado na Casa-Chefe, ou seja, de pessoas interessadas nos ensinamentos da doutrina racionalista cristã, cresceu mais de 50% de janeiro a outubro, em relação a igual período de 2011.

Gilberto Silva assinala, em seu artigo Olá, caro leitor, que o fato mais marcante no ano foi o falecimento do presidente perpétuo do Racionalismo Cristão, Dr. Humberto Machado Rodrigues.
Página 3 em PDF

Alegria nas refeições

A hora das refeições deve ser, para a família, uma hora de alegria, paz e felicidade. A reunião da família em volta da mesa deve ser animada por uma conversa alegre e boa disposição física e mental.
Página 7 em PDF

Festas racionalistas cristãs

As casas racionalistas cristãs de São João da Madeira (Portugal), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Marília (SP) e Mirassol (SP), entre outras, comemoraram seus aniversários de fundação, de ascensão a Filial e inauguração de novas sedes, datas que militantes e frequentadores lembram, com alegria. Essas ocorrências são marcadas com reuniões cívico-espiritualistas que, conforme estabelece a disciplina da Doutrina, se seguem a reuniões públicas de limpeza psíquica.

É comum, nessas solenidades, oradores exaltarem as figuras dos iniciadores, porque teriam enfrentado maiores dificuldades na implantação das casas do que os sucessores para mantê-las.

Nenhum dos oradores, porém, perde a oportunidade de discorrer sobre a beleza e o valor da Doutrina em benefício da humanidade.
Páginas 5 e 6 em PDF

Luiz Thomaz

Fundador de A Razão, órgão cuja finalidade é divulgar os princípios doutrinários do Racionalismo Cristão, de cuja implantação também participou, Luiz Thomaz é um nome sempre reverenciado nos meios racionalistas cristãos e todos os anos homenageado neste jornal nas datas de seu nascimento e falecimento.
Página 1 em PDF


Caderno criança

Um homem no sótão
Leitura, muita leitura
Olha o fim do ano aí, gente!
Por que...o arco-íris surge quando chove e depois faz sol?
Piadas
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

DEZEMBRO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Use o tempo a seu favor
Tenha disciplina e planeje a vida
Por que estudar o RC
Reflexões
Fale conosco
Fortaleça o espírito
Filial Marília, 72 anos. Do sonho à realidade
Filiado São João da Madeira festeja 30 anos de vida
Orientações em festa do Correspondente Brasília
Quatro décadas de espiritualidade em Porto Alegre
Filial Mirassol, 51 anos
Alegria nas refeições
Samel lança "Valor dos sentimentos"
Pecado e perdão, culpa e desculpa
Obituário: Um homem inesquecível
Prevenção e correção de desequilíbrio psíquico
Entendendo a Doutrina
Laços Pará-Portugal
Cada um sabe de si


Espaço Infantil

Um homem no sótão
Leitura, muita leitura
Olha o fim do ano aí, gente!
Por que...o arco-íris surge quando chove e depois faz sol?
Piadas

Arquivo de edições anteriores


Envie esta página para um amigo:


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: dezembro 2012

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de dezembro de 2012 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi