Edição de dezembro

Para que serve uma arma?

Do uso de paus e pedras que serviam para afugentar as feras e, mais tarde, para caçá-las e garantir o alimento, até a ameaça de reproduzir armas em máquinas impressoras em 3D que já estão à venda nos Estados Unidos, a criação e utilização de armamento aprimorou-se, acompanhando a evolução dos seres humanos.
O uso do poder explosivo da pólvora dispôs ao homem uma fonte de energia milhares de vezes superior a sua força muscular. Vieram as duas grandes guerras mundiais, com novidades bélicas de poder destrutivo cada vez maior.
Há quem defenda o porte de armas por cidadãos comuns, sob a justificativa de sua segurança, de seus familiares e de seu patrimônio. Na prática, possuir uma arma não garante integridade física. Parece melhor não a possuir, mas se a preocupação é com a defesa, todos, indistintamente, temos uma arma poderosa: o pensamento. É preciso aprender a usá-lo, o que trará benefícios para cada um de nós, a todos os que nos cercam e, aos poucos, à comunidade, à nação, ao planeta.
Página 9 em PDF

Procure entender o Racionalismo Cristão

"O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito. Explica, através da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos neste planeta-escola, que é a Terra." "O Racionalismo Cris­tão afirma ser o Universo composto de Força e Matéria. A Força – que incita e movimenta todos os corpos (Matéria) – é o Princípio Inteligente que interpenetra todo o Universo. Esse Princípio Inteligente é compreendido pela maioria das pessoas como Deus, que o Racionalismo Cristão prefere denominar Força Criadora, Grande Foco ou Inteligência Universal..." Essa definição, contida no livro essencial da doutrina racionalista cristã Racionalismo Cristão, foi passada a uma senhora pela equipe de militantes que atende os leitores de A Razão que solicitam aconselhamento para problemas e dúvidas espirituais.
Página 4 em PDF

Homenagem a Luiz Thomaz

Homem conhecido pelo amor ao Racionalismo Cristão e ao trabalho, pela honestidade e pelo repúdio à avareza e aos perdulários, Luiz Thomaz é mais uma vez homenageado pelo A?Razão, jornal que fundou, juntamente com Luiz de Mattos, inseparável amigo até seus últimos dias. Participou também da implantação do Racionalismo Cristão.
Luiz Thomaz é nome sempre reverenciado nos meios racionalistas cristãos e todos os anos homenageado neste jornal nas datas de seu nascimento e falecimento.
Página 1 em PDF

Enfrente os sentimentos negativos

A única forma possível de lidar com agressões morais é procurar ter elevação de pensamentos e sentimentos. Lutem contra os sentimentos negativos, eduquem o pensamento a cada dia, para que aproveitem a encarnação. O conselho é do Presidente Astral do Racionalismo Cristão, Humberto Rodrigues. em doutrinação.
Página 2 em PDF

Oficializada nova filial do RC

O Racionalismo Cristão tem mais uma Casa: a Filial Patrocínio, em Belo Horizonte (MG), oficializada pelo presidente da Doutrina, Gilberto Silva, em reunião solene. A nova filial teve origem na Associação da Ciência Cristã (ACC), fundada em 1925.
A programação, que objetivou prestar orientação e esclarecimentos quanto aos princípios da Doutrina e sua metodologia de trabalho e estudo, promoveu maior integração entre as casas racionalistas cristãs sediadas em Belo Horizonte e regiões vizinhas.
Em palestra no dia seguinte à reunião, Gilberto Silva explicou a importância dessa integração como fator de sucesso na atual fase de expansão da doutrina racionalista cristã.
Página 5 em PDF

Profissionais da saúde são atraídos pela espiritualidade

Palestra do presidente da Filial Santos (SP), do Racionalismo Cristão, médico Jorge Fares, sobre Assistência à saúde e espiritualidade, no auditório da Universidade de Cuiabá (Unic), atraiu a atenção de jovens psicólogos, médicos, enfermeiros e estudantes da área da saúde. Muitos deles se interessaram pelo tema e assistiram, à noite, a reunião pública na Filial Cuiabá. Os jovens acompanharam atentamente, também, exposição do presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, sobre espiritualidade.
Página 7 em PDF


Caderno criança

• O que desejar neste fim de ano? Presentão mesmo seria pegar os jornais e não ver mais fotos de crianças fora da escola.
• É verão. O Verão chega dia 22. Não há concordância sobre os efeitos da exposição ao sol, mas é melhor não arriscar. Não deixe de usar o protetor solar.
• A música na infância e adolescência. Apresentação do Coral Vésper, de uma escola em Várzea Grande (MT).
• Por que sentimos sono depois do almoço?
• Piadas e adivinhas

Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

DEZEMBRO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Tente melhorar seu ambiente
Enfrente os sentimentos negativos
Mulher, tenha fibra nas horas amargas
Reflexões
Fale conosco
Mães, amem seus filhos
Oficializada nova filial do RC
Eventos
Profissionais da saúde são atraídos pela espiritualidade
Expectativa e esperança
O canto dos pássaros e a fraternidade
Para que serve uma arma?
Poluição, guerra e drogas
Obituário
O vai e volta da saúde

Espaço infantil

O que desejar neste fim de ano?
Por que ... sentimos sono depois do almoço
A música na infância e adolescência
Adivinhas
Piadas
É verão

Arquivo de edições anteriores


Envie esta página para um amigo:


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: dezembro 2013

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de dezembro de 2013 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi