Edição de dezembro

Para que revolver o passado? Mais importante é o presente

Não devemos procurar saber o que fizemos em outras vidas, porque a presente é a que interessa. Afirmação enxuta e objetiva, em conformidade com os ensinamentos do Racionalismo Cristão. A literatura racionalista cristã registra que "o espírito isola-se do seu passado ao encarnar. Esquecendo-se por completo das existências anteriores, apenas retém no subconsciente os ensinamentos oriundos das experiências pelas quais passou e as tendências resultantes do uso que fez do livre-arbítrio."
Esta informação foi dada em resposta a um curioso que desejava saber a posição do Racionalismo Cristão face às técnicas de regressão. Disse o militante encarregado da resposta ao leitor, que se dirigiu à seção Fale Conosco: por que forçar uma situação que pode estar sujeita à interferência de espíritos do astral inferior ou de mistificações? Por curiosidade? Por terapia? Que bem nos poderia trazer saber que fizemos ontem o que hoje repudiamos?
Página 4 em PDF

Paciência

Os seres humanos precisam trabalhar intensamente a virtude da paciência; devem ter paciência, para que, paulatinamente, possam livrar-se dos maus hábitos, que são defeitos do espírito. Nota
Página 2 em PDF

Desenvolvimento

O ensino e a educação representam os instrumentos mais importantes para o desenvolvimento de qualquer país, e os recursos financeiros destinados a estes setores são investimento e não custo.
Página 9 em PDF

Fanatismo

O viver terreno mostra variadas ocorrências inerentes à condição humana, que trazem momentos de felicidade ou de dor, de tranquilidade ou de incerteza, de decepção ou de contentamento.
Página 2 em PDF

Ignore as intuições negativas

Uma professora desempregada não entende por que sua vida material melhorou quando assumiu a militância no Racionalismo Cristão, mas agora as finanças do casal voltaram a ficar apertadas, por coincidência depois que começou a trabalhar como médium.
A médium imagina que a fase negativa é consequência de suas novas funções na Doutrina, pediu orientação através do Fale Conosco e foi tranquilizada. Ela apenas está recebendo intuição negativa e foi aconselhada a ter pensamento positivo, praticar a limpeza psíquica diária, ter vontade firme de vencer, disposição para a luta, confiança em si mesma, porque essas são as bases que a ajudarão e a seu marido a voltarem a trilhar um caminho menos sofrido.
Página 4 em PDF

Mais uma casa do RC na França

Está aberto ao público o Correspondente Pantin do Racionalismo Cristão, em Paris, oficializado com a presença do presidente internacional da Doutrina, Gilberto Silva.
O presidente da nova Casa, João Ramos, afirmou que a fundação ou oficialização de uma casa racionalista cristã é motivo de grande satisfação e alegria também para as Forças Superiores, que agem intensamente para o bom funcionamento dos trabalhos espirituais, que são de grande importância para a humanidade em geral.
Página 5 em PDF

Em discussão quando e como poluir menos

A 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática vem aí cheia de promessas dos grandes poluidores do ar. Vão debater o que fazer para reduzir, até 2025-2030, suas emissões de gás carbono, causadoras do efeito-estufa. A reunião está marcada para Paris, mas pode ocorrer em outra cidade.
Página 11 em PDF

Feliz 2016

Com a presente edição, A Razão, jornal fundado em 19 de dezembro de 1916 por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, entra no ano de seu centenário. Inicialmente com circulação diária, desde a fundação esta folha vem respeitando os propósitos de seus idealizadores de divulgar a doutrina racionalista cristã, denunciar desmandos na administração pública e lutar contra as desigualdades sociais, conforme registrava o número 1, no editorial "Nossa razão de ser".
Página 1 em PDF

Homenagem a Luiz Thomaz

Homem conhecido pelo amor ao Racionalismo Cristão e ao trabalho, pela honestidade e pelo repúdio à avareza e aos perdulários, Luiz Thomaz é mais uma vez homenageado pelo A Razão, jornal que fundou, com Luiz de Mattos, inseparável amigo até seus últimos dias. Participou também da implantação do Racionalismo Cristão.
Luiz Thomaz é nome sempre reverenciado nos meios racionalistas cristãos e todos os anos homenageado neste jornal nas datas de seu nascimento e falecimento.
Página 1 em PDF


Espaço Infantil

• Boas festas de fim de ano
• Poesias de Cecília Meireles
• Dicas de filme
• Piadas
• Adivinhas
Página 12 em PDF

A nossa RAZÃO de Ser -  Luiz de Mattos
NOTA: Este artigo apareceu em 19 de dezembro de 1916. Foi mantida a grafia da época.  Leia o artigo aqui...  

Baixe também a primeira página do A RAZÃO de dezembro de 1916. Clique AQUI.

DEZEMBRO

Caderno normal

Editorial
Olá, CARO leitor
Nota: Trabalhem a paciência
Lições de vida: Libertem-se dos fanatismos
Sábias palavras: Livrem-se da ação do astral inferior
Reflexões
Fale conosco
Decisão e ação precisam andar sempre juntas
Agricultura orgânica é boa e necessária
Por que tantas vezes agimos sem pensar?
Ensino e educação, bases para o desenvolvimento
Se é bom, 'você merece'; e se é mau?
Irradiações podem ajudar na superação de refugiados
Planejar e executar
Mais dois, menos dois
Eventos

Espaço infantil

Festas de fim de ano. Ocasiões de dar e receber presentes
Poesias de Cecília Meireles
Dicas de filme: Um time show de bola
Piadas
Adivinhas


Arquivo de edições anteriores


Envie esta página para um amigo:


Clique na imagem para
ler as últimas notícias
do Racionalismo Cristão

 


Assine o Jornal A RAZÃO

 A Razão: dezembro 2015

Clique na imagem acima para baixar ou ler "online" o jornal A RAZÃO de dezembro de 2015 em formato PDF.


CD REFLEXÕES

Adquira o CD "Reflexões..." com áudio de limpeza
psíquica e outros assuntos. Para mais detalhes, clique
na imagem acima


 

Baixe o livro
Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo

Baixe o livro Prática do Racionalismo Cristão.
Clique na imagem abaixo


Programa de rádio do Racionalismo Cristão


Clique na imagem acima
para acessar a TV A Razão


Primeiras páginas
do jornal A RAZÃO


Clique no ícone para visitar as primeiras páginas do jornal A RAZÃO na internet, desde março de 2006, tendo depois acesso a todos os jornais em PDF e artigos em HTML publicados desde essa data.


Estamos disponíveis, para aclarar eventuais dúvidas. Participe com seus comentários e sugestões


Visite nosso site principal


Centenário em Santos
Como foi ?

Clique na imagem abaixo
para saber como foi