Aos jovens, diversão e atenção

Carol Grecchi e Camila Módulo

Reunião cívico-espiritualista na Filial Tatuí, em 27 de janeiro, em comemoração aos 107 anos do Racionalismo Cristão, marcou o início do 2º Encontro de Jovens do filiado. A reunião foi abrilhantada pela presença dos jovens participantes do Encontro e pela comunicação de Antônio Flôr, ressaltando a grande importância que o Encontro de Jovens tem para a continuidade da Doutrina no planeta Terra.

Após a reunião, 30 jovens partiram para a Chácara Ser, onde foram brindados com muita diversão, com piscina, quadra de futebol e gincana, entre outras atividades.

No sábado, 28, o diferencial do Encontro foi a aula de yoga, meditação e dança circular realizados pela manhã. Yoga ensina a termos consciência do nosso corpo; a meditação ensina a gratidão e a concentração; e a dança circular, que é realizada com todos de mãos dadas formando um circulo, mostra que um depende do outro para acertar os passos e entrar em sintonia juntos, intensificando, assim, a importância da união no grupo.

Depois do relaxamento, começou a gincana, com os jovens divididos em dois grupos.

Após a gincana, houve muita diversão na piscina, e para terminar o dia, uma super balada com o DJ Rodrigo Avallone Trevizan.

No domingo a brincadeira foi a caça ao tesouro, na qual os participantes tinham que decifrar um enigma e procurar um objeto pela chácara.

Após a gincana estabeleceu-se um bate-papo com Nemecio Peres e José Nanni para o esclarecimento de dúvidas sobre a doutrina racionalista cristã.

Por fim, foram somados os pontos de todas as gincanas, e a equipe azul foi a premiada. Todas as gincanas e atividades foram realizadas em grupo, com a intenção de destacar a importância da união entre os jovens. Ao final, os participantes receberam um chaveiro com o Logo do 2º Encontro de Jovens de Tatuí.

Em nome de todos os jovens de Tatuí, nosso profundo agradecimento pela presença de jovens das filiais Mirassol, São Paulo, Butantã e Sorocaba, pelo apoio de cada um que nos ajudou para na realização de mais um encontro maravilhoso. Estamos juntos.

Carta aos participantes

Eu gostaria muito de estar com vocês nesse Encontro, mas por motivos profissionais me foi impossível comparecer. Mesmo assim, gostaria de deixar algumas palavras de reflexão… Tenho certa segurança em afirmar que todos nós, interessados nesses encontros de jovens pelo Racionalismo Cristão, sentimos no nosso íntimo a importância da espiritualidade. Alguns sentem com mais ou menos intensidade, mas todos nós sentimos, não é mesmo? E por quê?

Porque todos buscamos intimamente um "retorno para casa", um lugar onde nos sentimos acolhidos, protegidos e respeitados. Estou falando, é claro, da nossa casa espiritual. Estou falando de nós mesmos, de nossa vida interior. É dentro de nós, no silêncio dos pensamentos, que está essa morada pacífica. Cada um de nós é um universo em miniatura. O Racionalismo Cristão é a ponte que nos conecta a nós mesmos.

O mundo pode passar por todas mudanças; a vida pode levar-nos às situações mais diversas e inesperadas, boas e ruins. Estejamos preparados e abertos para essas experiências. Não é necessário revolta íntima, porque somos indestrutíveis, emanações da Força universal, e toda situação contém um aprendizado necessário.

A vida material, a profissão, os relacionamentos etc. são importantes, mas também são compostos de ilusão, como é natural em tudo que é da vida material. E depois da ilusão sempre vem a desilusão, muitas vezes acompanhada de dor moral e sofrimento. Faz parte do aprendizado. Como podemos escapar das ilusões da vida material e evitar desde o princípio tantas dores? Não há outra forma que não seja o exercício de olhar para dentro de nós mesmos, buscando compreender o significado do ser, alma imaterial, que habita este corpo por apenas alguns anos. Num mundo de tantos atrativos, de tantas promessas convidativas para a "felicidade permanente", que não existe, tenhamos paciência e segurança em nossos próprios passos. Mas caminhemos juntos.

Gostaria muito de estar presente aí com todos vocês nesse momento, mas como não foi possível deixo aqui minha vibração.

Forte abraço,
Thiago Monfredini


Página principal | Arquivo