Cara de um, focinho do outro

Tharsila Prates

Começou com uma conversa entre mãe e filho Lydia Rosebush disse ao pequeno Jax, de cinco anos, que ele precisava cortar o cabelo no fim de semana, ao que a criança respondeu que queria um corte muito curto para que se parecesse com o amigo Reddy. Até aí, eram dois amigos de escola querendo o mesmo penteado.

Em seu post no Facebook, de 24 de fevereiro, Lydia, que mora na cidade americana de Louisville, no estado de Kentucky, contou que Jax não via a hora de ir para a escola na segunda-feira com o mesmo cabelo do amigo Reddy e o motivo era: a professora iria confundi-los pela semelhança do corte de cabelo e não poderia, assim, dizer quem era um ou outro.

Acontece que Jax tem a pele branca e os cabelos loiros. Já Reddy é negro. A fofura de se achar igual ao amigo, a ponto de pensar que a professora fosse confundi-los, fez com que a publicação alcançasse 222 mil curtidas, 105.277 compartilhamentos e 13.165 comentários até o dia 7 de março.

"Se isso não é uma prova de que o ódio e o preconceito é algo que se ensina, eu não sei o que é", escreveu a mãe de Jax. "A única diferença que Jax vê entre os dois é o corte de cabelo. Ele não percebe que Reddy tem a cor da pele diferente. Quando ele descreve Reddy, ele nunca menciona isso", contou a mãe ao site Wave 3 News.

Reddy é africano e foi adotado aos dois anos de idade, junto com o irmão de quatro, por um pastor da cidade de Louisville. O pai explicou ao site que os filhos adotados não parecem fisicamente com ele, que é branco, mas que eles constituem uma família. "Nós dividimos o mesmo sobrenome, amamos uns aos outros com o que temos e seremos uma família para sempre."

"Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele ou de suas origens, ou de sua religião. As pessoas são ensinadas a odiar, e se são ensinadas assim elas podem aprender a amar, porque o amor chega mais naturalmente ao coração do homem que o seu oposto."
Nelson Mandela
Prêmio Nobel da Paz, 1993
Presidente da África do Sul, 1994 a 1999

(A autora é jornalista, Coordenadora do A Razão Criança)

Página principal | Arquivo