Por que ... suamos?

Quando corremos muito ou quando está muito calor, costumamos molhar a roupa de suor. Passamos a mão no rosto, e ele está todo molhado. É a nossa transpiração (que é a mesma coisa que o suor). Por que isso acontece?

O nosso corpo tem as chamadas glândulas sudoríparas, que produzem o suor – líquido composto por água e alguns sais minerais. Um adulto tem mais de 3 milhões de glândulas sudoríparas, capazes de produzir até 12 litros de suor por dia.

É o suor que mantém a temperatura do nosso corpo por volta dos 36 graus centígrados. Quando suamos, é uma tentativa do nosso organismo de voltar para essa temperatura média após um esforço físico (correr, por exemplo) ou em função das condições ambientais (no caso de muito calor). Suamos para um ajuste, para um equilíbrio de temperatura.

Quando estamos com febre – temperatura do corpo acima dos 37 graus –, o que a nossa mãe faz? Ela faz a gente suar, justamente para reduzir a temperatura corporal.

O suor é quase totalmente composto por água, e por isso, é inodoro, ou seja, sem nenhum cheiro. O suor passa a “cheirar mal” quando entra em contato com as bactérias que estão na superfície da pele. É por essa razão que temos de passar perfume ou desodorante. Tudo esclarecido?

Fonte: Portal das Curiosidades
 

Página principal | Arquivo