Por uma reflexão diária

Tharsila Prates

Quando você for dormir, não se esqueça de lembrar tudo o que aconteceu, da aurora até o luar (1). Essa é uma maneira poética de reafirmar o que o Racionalismo Cristão nos ensina: ao final de todo dia, devemos fazer um balanço das nossas ações, daquilo que pensamos e do que deixamos de fazer.

Está no livro Pensamentos para Bem Viver, de Caruso Samel: "Farei, diariamente, um exame retrospectivo, autoanálise ou balanço pessoal de todas as faltas, de todos os erros, enganos ou fracassos que tenha tido, tendo por objetivo transformá-los em sucessos nas minhas novas tarefas".

Não é remoer o passado; é lembrar do que passou, para fazer melhor. Toda noite lembra o que aconteceu de dia. Sonha para o sono vir..., diz a canção. E dormir bem é importante para recuperar as nossas forças. Só assim teremos condições de viver os dias e enfrentar tudo o que eles nos exigem.

No documentário José e Pilar, sobre a vida que o escritor José Saramago (1922-2010) e a jornalista Pilar Del Río tiveram juntos, ela diz: "A palavra descanso não faz parte do nosso dicionário vital. São muitas pessoas que dizem: 'É que Saramago já tem uma idade, devia abrandar o ritmo'. Mas o que pretendem? Que Saramago se sente numa cadeira e ponha um cobertor em cima das pernas? Isso é o que querem alguns, mas não vai acontecer. Podemos, algum dia, atingir quase o limite das nossas forças, mas dormimos e recuperamos a força, e seguimos em frente."

Para dormir e recuperar a força, façamos ainda como na música: Quando você for dormir, quando você for se deitar, deixe o pensamento ir, sem ter nunca que voltar. A Doutrina nos ensina a não pensar em nada na hora do descanso, justamente para que possamos dormir bem.

Alguns conselhos preciosos de Samel também nos ajudarão a seguir em frente. São eles:

• "Vencer todo e qualquer obstáculo ou revés, nunca desanimando da luta, quaisquer que sejam as circunstâncias";
• "Traçar minhas metas e meus objetivos gerais, revisando-os diariamente, mediante reflexão";
• "Conferir o rumo das minhas ações, fazendo diariamente um balanço dos resultados";
• "Procurar corrigir todos os erros tão rapidamente quanto possível";
• "Posso manter, e manterei sempre, a confiança no meu poder espiritual de resolver os problemas e ser bem sucedido".

Liricamente, seria assim: Toda noite cria o que acontecerá de dia, para o novo dia vir..

(1) Música Da aurora até o luar, de Dadi e Arnaldo Antunes, interpretada por Marisa Monte (participação especial) e Dadi. Ouça em: http://bit.ly/2cbpOJT

(A autora é jornalista)

Página principal | Arquivo